3 motivos de porque você deveria pensar em blogs para empresas

Se você possui um negócio, com certeza já sabe da importância de manter um canal de contato com seus clientes na Internet. Cada vez mais as empresas estão investindo em ferramentas virtuais para ter uma boa relação e atrair novos públicos. Entre essas opções, está a criação de blogs para empresas. Mas afinal, será que eles funcionam? Abaixo explicamos sobre a importância de criar um blog empresarial e a melhor maneira de usá-lo.

Antes de tudo, vamos responder uma pergunta que com certeza deve estar pipocando na sua cabeça: “mas blogs não perderam espaço com a chegada das redes sociais?”. Sim, realmente com Facebook, Instagram, Twitter e tantas outras plataformas, os blogs tiveram que se reinventar. Mais do que relatar coisas cotidianas, como víamos no início da década passada, os blogs assumiram um papel de serem uma ferramenta importante para atrair usuários e também trazerem um conteúdo mais aprofundado sobre determinados temas.

Além disso, deixa a gente fazer uma pergunta: “quando você vai viajar, onde você procura informações sobre seu destino? ”. Provavelmente sua resposta será: “No Google”. Depois disso, que tal uma reflexão ainda maior: “No Google, em que sites você acessa para ter essas informações? ”.  Sua resposta final possivelmente será blogs.

Pois é, os blogs assumiram essa função de auxiliar as pessoas nas necessidades que elas estão enfrentando. Quando vamos para a esfera empresarial, eles também possuem essa mesma capacidade. Ter um blog é uma oportunidade para você empresário ou dono de um negócio mostrar para o público que é um especialista no ramo em que atua. Ter uma boa reputação significa melhor garantia de sucesso, mas principalmente, quando uma empresa cresce no reconhecimento na Internet, ela conquista maior ranqueamento em pesquisas no Google.

Abaixo explicamos um pouco mais sobre a importância de blogs para empresas na estratégia de marketing digital para atrair um tráfego segmentado e gratuito.

1 – Melhor posicionamento no Google

Já falamos um pouco acima sobre, mas é sempre bom reforçar que ter sua empresa com um bom posicionamento no Google significa mais chances de sucesso entre a concorrência. Pouca gente chega na segunda página de pesquisa. Para conseguir manter um posicionamento nos motores de busca da web é necessário a criação de um conteúdo único, relevante e atualizado. Quanto mais textos publicados, mais páginas da sua marca serão indexadas. Segundo pesquisas, empresas que possuem blogs têm 434% mais páginas e 87% mais links indexados nos buscadores.

Mas você precisa ter uma boa estratégia de SEO para conseguir alcançar esse sucesso. A principal delas é utilizar palavras-chave fortes para conseguir um melhor ranqueamento. O próprio Google ADS possui um planejador de palavras-chaves disponível para fazer a melhor escolha e construir um texto com maior relevância e chances de alcance.  

Além disso, um texto de blog para ter um melhor posicionamento no Google precisa ter de 1000 a 1800 palavras, com uso de negrito em até 20% do texto para destacar termos/frases mais importantes, utilização de subtítulos que tragam a palavra-chave do texto, repetição dessa palavra-chave pelo menos oito vezes em posts de 1000 palavras, entre outras boas práticas de SEO.  

Saiba mais sobre SEO: SEO: os fatores de ranqueamento mais importantes segundo o SEMrush

2 – Ganhar credibilidade e autoridade

Um jornalista ganha notoriedade e destaque na imprensa quando ele passa a ser reconhecido como especialista em determinado assunto. Com os blogs para empresas isso não é diferente. Quando um negócio cria conteúdo que ajuda o seu público de alguma forma, ele passa a construir um relacionamento, entendendo e interagindo com o seu consumidor de uma forma que nunca teve antes. Se o seu leitor gostar do conteúdo, ele poderá compartilhar para outras pessoas nas redes sociais.

Ao planejar essas pautas, pense nas dúvidas mais comuns que seus clientes já possuem. Por exemplo: se você possui uma concessionária, procure temas sobre carros, como problemas mecânicos, dúvidas sobre financiamentos, questões legais de compra, como escolher o melhor automóvel. Isso tudo faz com que as pessoas sintam confiança não só nos produtos oferecidos, mas também na empresa em si. Você cria autoridade no seu segmento, tirando dúvida dos seus clientes, eles perguntando ou não.

Leia também: Como usar o Google Analytics para otimizar campanhas de marketing digital

4 – Gerar leads para a empresa

Com a criação de um conteúdo qualificado e atrativo nos blogs para empresas, torna-se possível captar novos clientes e compreender melhor o público-alvo a ser atingido pela empresa. Mais do que impactar clientes que já buscam seu site com a intenção de compra, com textos em blogs para empresas torna-se possível conseguir abraçar um pedaço maior do público, ou seja, aqueles que ainda não querem realizar uma compra, mas estão buscando informações para se convencer de que vale a pena adquirir determinado produto.

Com algumas ferramentas de SEO, como o Google Analytics, você consegue descobrir quem está lhe visitando, seus interesses, as páginas que eles buscam, onde eles trafegam no seu site. Assim, poderá tomar atitudes mais concretas nas estratégias de marketing e venda da sua empresa. Ambos saem ganhando. O cliente, por resolver suas dúvidas, e seu negócio, por adquirir um conhecimento mais detalhado sobre suas personas e prospects. Diminuem os custos do processo de venda como um todo.

Por isso, é importante publicar conteúdos instigantes e que gerem ainda mais curiosidade sobre o assunto. Invista em e-books, infográficos, pesquisas, vídeos, fotos. Crie hiperlinks no texto para produtos próprios, mas não exagere. Tome cuidado para não promover a si mesmo. Ninguém vai acessar o blog de uma empresa para saber o quanto ela é boa. Mas sim, tirar dúvida sobre produtos ou serviços, pensando nas necessidades e dificuldades.

Leia também: Como extrair o melhor de cada rede social e acertar na escolha do conteúdo

Esperamos ter ajudado a entender mais sobre a importância de blogs para empresas e integrar essa ferramenta na estratégia de marketing digital. As palavras-chaves para conseguir aumentar a relevância do seu negócio é planejamento e monitoramento. Tenha em mente os melhores conteúdos, crie-os e acompanhe seus resultados.

Ah, e não deixe de compartilhar esse post nas suas redes sociais. Até a próxima!

Luiz Fernando Carreirão
Analista de Marketing Digital

Facebook
Twitter
LinkedIn

Destaques do Blog