Como Campanhas de Branding Impactam nas Suas Conversões

As campanhas de Branding, sejam elas de social ADS, TV, rádio ou outdoors, tem o mesmo foco: passar uma mensagem positiva sobre a marca para o público, que lembrará da sua empresa quando pensar em comprar o produto que você oferece.

Quando falamos de Branding, estamos também falando de posicionamento. De acordo com um estudo realizado em 2018, 69% dos brasileiros compram ou boicotam uma marca por convicção, ou seja, baseado no seu posicionamento. Além disso, o estudo revela que os consumidores também acreditam que o posicionamento social das marcas pode gerar mais mudanças que o próprio governo. As campanhas baseadas em valores convertem 12% mais que campanhas focadas apenas em produtos. Por isso, é preciso investir tanto no seu posicionamento de marca em suas campanhas quanto a divulgação dos seus produtos.

O posicionamento pode, inclusive, servir de estratégia de diferenciação em um mercado cheio de produtos parecidos. Para fazer um produto vender, é necessário pensar em uma identidade. Essa identificação inclui a associação ao seu nome, sua logo, suas cores, seu posicionamento e outras características. Esses atributos de marca dão ao seu produto personalidade e voz, o que te ajuda a posicionar sua marca na mente do consumidor e gerar boas impressões – seja qual for o ponto de contato.

Para entender um pouco melhor sobre o que uma campanha de branding pode oferecer para o seu negócio, listamos alguns itens importantes abaixo:

O que é Branding

O Branding é mais do que uma simples identidade visual, ele engloba toda a experiência que o usuário tem com o seu negócio. É o que diferencia a sua marca das outras.

Com todo o apelo audiovisual e gráfico das de hoje em dia – somos bombardeados o tempo todo – é difícil alguém comprar um produto que não esteja precisando se o produto não for apresentado de forma realmente tocante.

Uma das empresas que são exemplo de como tocar o usuário, a Coca-Cola. Você já deve ter sido impactado pelas propagandas da Coca-Cola no natal, certo?
A Coca-Cola é um grande exemplo de campanha de branding que deu certo. Porque? O produto é muito bem projetado, as suas propagandas são tocantes e o processo de fabricação impecável.

Você compraria uma Coca-Cola sem rótulo, em uma garrafa pet comum?
Os consumidores compram a marca. O produto em si não é a única razão que os consumidores compram. O produto é apenas uma base de toda uma campanha de branding.

Conceitos importantes 

A seguir, reunimos diferentes conceitos para que você consiga construir uma marca forte, com campanhas de branding eficientes. Vem com a gente!

Leia também: Comunicação Integrada de Marketing: porque isso é básico para uma marca

Associação de marca

É o que as pessoas pensam quando ouvem ou veem a cor da sua marca, sua logo ou até o seu garoto-propaganda. Por exemplo, a maioria das pessoas pensam em conforto e segurança quando pensam no carro Civic, da marca Honda, então “conforto e segurança” é uma associação da marca Honda.

O nome da marca

O nome do qual a marca ou produto é conhecido, assim como um nome de pessoa. Um bom nome deve causar boas impressões e associações positivas à marca.

Atributos da marca

Os atributos da marca definem o que a marca representa e também a sua essência. Para ser uma marca forte, sua marca deverá ter características como relevância, conscientização, sustentabilidade, credibilidade e etc… Isso vai influenciar, e muito, na hora da escolha do seu cliente. 

Um exemplo é a marca C&A, que tem uma das melhores avaliações no quesito consumo consciente no aplicativo Moda Livre. Isso fez com que a maioria das pessoas que consumiam nas suas concorrentes e que tem interesse no assunto à partir daí migrassem para a sua rede.

Experiência do usuário

Você já teve a sensação de que comer em casa não é a mesma coisa que comer em um shopping ou fast food? Isso se associa à experiência do usuário. Isso pode ser influenciado desde o atendimento, ao ambiente, à quantidade de embalagens e a apresentação da comida. O produto em si pode não ser tão bom assim, ou igual ao que você faria em casa, mas a experiência que você teve ao comprar o produto é o que conta.

Se você está querendo investir em uma campanha de branding, é importante investir em um bom atendimento e definir bem os seus atributos de marca. Ou seja, a experiência do usuário no ponto de venda ou site influencia no branding. 

Personalidade da marca

Cada marca tem o seu jeito de se comunicar e se comportar. Algumas marcas deixam bem claro a sua personalidade em seus logos. Por exemplo, uma loja de brinquedo, que usa uma fonte infantil para passar um ar de divertimento e chamar a atenção do seu público alvo.

Leia também: 4 dicas para aumentar a satisfação dos seus clientes e vender mais

Posicionamento

É onde a sua marca está no mercado. O posicionamento é determinado de acordo com o seu tipo de negócio ou produto, os benefícios que ele traz à sociedade e ao consumidor e suas vantagens quanto à sua concorrência. 

A Honda, por exemplo, pode ser resumida como uma empresa que fabrica carros de diversos modelos que são confortáveis, econômicos e com preços competitivos.
Por mais que os carros da Honda não sejam baratos, eles tem o preço competitivo se formos pensar de acordo com a qualidade da concorrência.

Além de vendas, no que as campanhas de branding podem me ajudar?

Uma marca com um bom branding pode ser facilmente expandida assim como os seus produtos, que por mais que sejam novos, terão o nome da sua marca que já tem uma boa reputação no mercado.

Ajuda na satisfação dos seus funcionários

Trabalhar para uma marca com nome no mercado significa reconhecimento e melhores oportunidades no futuro isso gera satisfação e mais motivação no trabalho.

Leia também: 10 dicas de como otimizar campanhas no Facebook ADS e vender mais

Atrair novos clientes

Uma boa campanha de branding gera impressões positivas da sua marca e isso reflete também no marketing boca a boca e no marketing viral. Ou seja, campanhas de branding impactam e impulsionam outras estratégias de marketing. 

Concluindo

Agora que você já sabe que as campanhas de branding são indispensáveis para a sua marca crescer e tomar um bom lugar no mercado chegou a hora de aplicar esses conceitos no seu negócio. Se você quer ajuda para planejar sua campanha de branding a gente pode te ajudar. Entre em contato com a gente clicando aqui!

Gabrielly Viegas
Produtora Mulltimídia


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