O que é e como criar uma estratégia de lançamento para o seu negócio

O que é e como criar uma estratégia de lançamento para o seu negócio

Você já deve ter reparado que antes do lançamento de uma música, um filme ou uma novela, os artistas envolvidos postam bastante sobre o assunto em suas redes sociais, fazem um mistério sobre o que será lançado e até divulgam trechos da música ou do filme em seus perfis. Algumas das vezes essas ações até saem do meio online e vão parar nas ruas. 

Tudo isso é feito para aguçar a curiosidade do público, aumentar a especulação antes do lançamento, o engajamento na estreia e a repercussão nos dias posteriores a ela. Um exemplo notável de estratégia de lançamento é o da estreia do álbum audiovisual CheckMate, da cantora Anitta, em 2018. Para promovê-lo foram colocadas peças de xadrez enormes em vários pontos turísticos de cidades brasileiras. A repercussão foi tanta que o último vídeo do projeto atingiu a marca de 7,7 milhões de views em 24h

Mas as estratégias de lançamento não se limitam apenas aos artistas, elas são ações online e/ou offline que antecedem um lançamento. É feito todo um planejamento de divulgação para prenunciar a “abertura de carrinho” e normalmente é pautado em marketing de conteúdo e mídia paga. 

Preparei uma lista com dicas de como você pode aplicar a estratégia de lançamento no seu negócio. Confira:

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1 – Defina o seu sneak peek (amostra gŕatis) 

O que é e como criar uma estratégia de lançamento para o seu negócio

Pense no produto ou serviço que você vai lançar… O que você poderia oferecer ao seu público como uma “espiadinha” do que está por vir? Se você vende um infoproduto, como cursos ou consultorias, poderia fazer pequenos vídeos temáticos online e gratuitos. Dessa forma, o seu futuro aluno/orientando conhecerá melhor o seu método e o seu conteúdo, além de ficar com um gostinho de quero mais. 

Mas, se você estiver lançando um produto físico, como uma nova coleção ou linha, pode investir em teasers dos seus produtos mostrando suas inspirações, sem revelar muito logo de cara. Você pode diminuir o mistério com posts que vão revelando as informações aos poucos. 

2 – Seja criativo e interessante

Depois de definir o seu sneak peek, pense em como o seu público vai recebê-lo. Estratégia de lançamento batida pode causar o efeito contrário, por isso fuja do “mais do mesmo”, e para isso use da sua criatividade. 

No entanto, seja prudente com suas escolhas e coeso com o seu nicho. Se você vai dar aulas de automaquiagem, por exemplo, e quer atingir mulheres que se maquiam só para o trabalho, não tem porquê ensinar técnicas de maquiagem para festas. A dica vale para todos os negócios: prepare aulas básicas, nada de técnicas muito avançadas para que seus alunos não se “assustem”. Produza um conteúdo interessante e leve.

E, se você tiver optado pelos teasers, dose bem o mistério. Lembre-se que a intenção é despertar curiosidade e o engajamento, então se o seu negócio tem um público mais jovem e descontraído use do humor e das novas ferramentas das redes sociais. 

3 – Planeje as datas 

Defina a data do seu lançamento e faça uma programação reversa, dessa forma você conseguirá ser mais assertivo no tempo e data de cada ação.  Tenha em mente que um período de pré-lançamento muito curto restringe o seu alcance ao passo que um plano muito longo cansa o público, afinal ninguém gosta de esperar muito. Encontre um meio termo e planeje. 

Lembre-se de divulgar a data de lançamento em todas as suas ações. O público precisa lembrar dela, utilize ferramentas online para isso. No instagram Stories, por exemplo, é possível configurar um widget de contagem regressiva.  

4 – Chame reforços e faça um buzz

A estratégia de lançamento de buzzmarketing é bastante conhecida e eficaz. Aqui o objetivo é causar um buzz no seu nicho, fazer com que o seu lançamento e a sua marca sejam o assunto do momento. Caso sua marca já tenha um público fiel ou tenha um budget maior, um bom caminho é se utilizar dos press kits, os famosos recebidos. O press kit é um conjunto de materiais de divulgação que são enviados para jornalistas, influenciadores, artistas e até para os melhores clientes. 

O que é e como criar uma estratégia de lançamento para o seu negócio

Ao receber o press kit, o influenciador faz posts sobre o assunto e menciona a marca nas redes sociais. Isso, além de ser uma estratégia de lançamento por si só, ao ser combinada com outras estratégias, aumenta o alcance do lançamento, gera mais engajamento e atrai mais público para as suas redes sociais. 

5- Estruture sua régua de comunicação

Com suas estratégias definidas, é hora de pensar em como se comunicar com o seu público ao longo do funil de vendas. Pense nos canais para fazer essa comunicação e se manter próximo dele em todo esse período. Você pode utilizar listas de espera e inscrições em newsletter, dessa forma você consegue os dados do seu futuro consumidor (como email e telefone) e estreita os laços. 

Uma ideia é enviar um email antes da abertura de carrinho para os inscritos, dessa maneira você faz um lembrete do lançamento em primeira mão para o seu público mais quente.

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6 – Prepare-se para o lançamento

Acompanhe os resultados parciais das suas ações. Para uma mensuração mais precisa, você pode utilizar as listas criadas ao longo do período de pré-lançamento. A partir dessas análises, tente prever como será o seu lançamento. Este é um passo muito importante para que não se quebre a expectativa do público. Então, se você tem 10 vagas no seu curso, por exemplo, e 500 pessoas inscritas na sua lista de espera, reveja suas estratégias ou considere aumentar suas vagas.

Lembre-se que uma estratégia de lançamento ruim ou mal preparada pode colocar todo o seu trabalho de aquecimento de público a perder. Seja coerente com seus recursos e objetivos.  Planejamento feito é hora de botar a mão na massa, mas antes listamos alguns exemplo pra você se inspirar:

  • The Frost Beauty 

A linha de produtos de beleza da influenciadora letã Monami Frost ainda não foi lançada, mas no instagram da marca é possível ver pequenos teasers que contam um pouco da história da linha e suas inspirações.

  • Ruffles

A marca lançou, em março de 2021, o novo produto da linha: a Ruffles Tira Onda, sua famosa batatinha, mas sem as ondulações e em uma embalagem diferente. Para isso, produziu diversos teasers em seus instagram, e a cada post o mistério foi diminuindo.

  • Instituto E Se Fosse Você? 

A ONG, que também funciona como uma editora, lançou em fevereiro de 2021, o livro “Sempre foi sobre nós”, uma obra colaborativa escrita por diversas mulheres no meio político que contam suas histórias profissionais. No instagram da organização, foram feitos diversos posts com dicas de quem seriam essas autoras, é possível perceber que sempre é mencionada a data de lançamento nas publicações. 

  • Caroline Caracas 

Caroline é profissional de marketing, produz cursos e conteúdos voltados para mulheres empreendedoras. Em 14 de junho de 2020, ela lançou em seu instagram a Semana da Marca Pessoal na Prática: 7 dias de aulas em lives gratuitas. No último dia de live, ela abriu as inscrições para o seu curso “Arrase na Marca Pessoal”. Podemos perceber claramente que a semana de lives foi a estratégia usada para divulgar o curso e aproximar-se do seu público. 

E aí, conseguiu ter alguns insights sobre suas futuras ações? Conta aqui pra gente o que você achou e não se esqueça de mandar esse post para um amigo! Até a próxima!

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Fernanda Lacerda
Assistente de Mídia Paga

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