O que é e como criar estratégias de E-mail Marketing efetivas

O E-mail marketing é um canal efetivo para se manter mais próximo dos seus clientes e engajar seus leads. Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem maneiras diferentes de se criar uma campanha de e-mail marketing, variando de acordo com cada público e objetivos do seu negócio.

No post de hoje vamos saber o que é e-mail marketing e como ter sucesso nos seus disparos. Vem com a gente!

O que é E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma forma de comunicação direta com o seu cliente por e-mail.

Por ser feita por e-mail essa comunicação se torna mais pessoal, agrega valor e gera interesse por parte de quem recebe. Seja por uma newsletter, por ofertas ou um simples texto chamando para o seu site ou conteúdo.

Nos dias de hoje, em que cada vez menos paramos para ler e somos cada vez mais bombardeados por informações na internet, é cada vez mais difícil chamar a atenção de alguém e é aí que devemos inovar na criatividade. Por isso trouxemos algumas dicas de como fazer seu e-mail marketing ser mais atrativo.

Começando do começo

De nada adianta dedicar seu tempo criando conteúdo, ter um e-mail marketing rico em conteúdo, com design bonito, vários links e textos se ninguém o abre porque o assunto do e-mail não gerou curiosidade o bastante.

Seu assunto no e-mail marketing deve ser criativo e deve despertar o interesse do seu cliente. Então, não é aconselhável traduzir todo o seu conteúdo em 6 palavras.

Dependendo de suas personas e do seu objetivo com o e-mail marketing, o assunto do seu e-mail pode até ter um tom de humor para instigar o seu alvo.

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Fale mais, mostre menos

Um e-mail com mais texto do que imagens tem maior probabilidade de não ir para a caixa de spam.

Há possibilidade de algumas imagens darem erro ao carregar por conta de problemas na hospedagem ou até bloqueio do servidor e tudo isso acaba deixando o seu conteúdo vago e impreciso.

É bom lembrar que muitas pessoas abrem os e-mails pelo celular com plano de dados que acaba gerando demora e desistência na abertura dos e-mails.

Outro ponto importante é que há pessoas que usam leitores de tela e muitas vezes o texto alternativo não é usado ou acaba ficando confuso. Então, que tal falar um pouco do seu produto, da sua história ou até de como te encontrar na sua nova campanha de e-mail marketing.

Remetente

Para gerar credibilidade, tente usar o nome do remetente como o nome da empresa, ou até do seu gerente de marketing. Usar o e-mail comercial da sua empresa também é muito importante. Isso mostra para quem vai abrir o seu e-mail que o seu e-mail é autêntico e passa mais segurança.

O objetivo seu email marketing é vender?

Se sim, você pode mostrar e oferecer seus produtos, mas o que vai fazer aquela pessoa abrir novamente um e-mail seu no futuro?

Se você tem um blog ou oferece conteúdos gratuitos você pode inseri-los no e-mail com um CAC para a sua página, e se não, você pode produzir algum conteúdo como uma breve notícia, dica ou curiosidade que tenha a ver com seu produto ou área.

CTA (call to action)

Como o próprio nome diz é uma chamada para ação do cliente. Normalmente logo após aquela brilhante apresentação do seu conteúdo aparece em forma de um botão escrito “Quero saber mais” ou ”Ver ofertas” com um link para o seu produto ou conteúdo.

Cuidados com as imagens

As imagens e GIFS exigem um cuidado na hora do upload. Imagens muito pesadas acabam demorando muito tempo para carregar ou exigem muito da internet de quem for abrir o seu e-mail. Então, é bom que suas imagens tenham no máximo 100 kbs cada imagem e a largura mais adequada para o seu e-mail é 600px. Também há a possibilidade de que a ferramenta de e-mail bloqueie as imagens. Para minimizar as consequências do bloqueio, você pode usar a descrição alt para descrever os conteúdos da imagem e, após a descrição, inserir um aviso como este: “[Para visualizar o conteúdo desbloqueie sua ferramenta de e-mail]”.

Leia também: Como extrair o melhor de cada rede social e acertar na escolha do conteúdo

Seu público

É importante que seu público seja o mais qualificado o possível. Pode parecer ruim, mas conseguir 20 e-mails de pessoas que passaram pelo seu site é muito melhor do que comprar uma lista de 1.000 e-mails de pessoas que tem as suas caixas de entrada lotadas de promoções e newsletters. Além disso, é fundamental saber que se você efetuar um envio para pessoas que não tem interesse no seu conteúdo as chances de todos os seus envios daqui para frente virarem spam para todos é muito grande.

Para conseguir captar um público qualificado você pode usar landing pages e pop-ups oferecendo conteúdos como e-books, ofertas exclusivas ou até orçamentos.

Planejamento

É importante que no início você alterne os dias em que seus e-mails serão enviados para testar seu público e analisar a frequência das aberturas e os melhores horários. Se sua análise gerou mais resultados na terça feira, pode ser feito um calendário de um e-mail por semana nesse dia, por exemplo.

O e-mail marketing é uma ferramenta com diversas possibilidades e adaptações de acordo com o seu público. É imprescindível sempre analisar as estatísticas de abertura e ir testando novos assuntos, templates e conteúdos. Se você precisar de ajuda, nós da RUNNINGDIGITAL temos uma equipe especializada que estuda desde o design até as estatísticas finais das suas campanhas. Entre em contato com a gente clicando aqui.

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Gabrielly Viegas
Produtora Multimídia

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