Networking online: entenda a importância e como você pode utilizar a Internet para ampliar sua rede de contatos

Networking online: entenda a importância e como você pode utilizar a Internet para ampliar sua rede de contatos

Se você é uma das muitas pessoas que sente rejeição em fazer networking online ou presencial, prepare-se, pois este texto irá te fazer pensar em ativar a sua rede de contatos e prosperar!

Mas antes, sugiro uma breve reflexão sobre a importância de um Networking autêntico: entender que a arte de se relacionar sistematicamente com outras pessoas, a partir de uma mentalidade de abundância, é garantia de sucesso na vida.

O networking nos dias de hoje

Atualmente, vivemos em uma época bastante favorável ao networking online. O uso da tecnologia e das interações nas redes sociais nos possibilita criar muito rapidamente uma rede de contatos mundial. Isso potencializa a nossa capacidade de colaborar e alcançar aspirações profissionais e pessoais. Vocês concordam? 

Leia também: Mundo pós pandemia: Sua empresa está pronta para a era digital e para o verdadeiro século 21?

A boa notícia é que a sociedade humana se desenvolve através da colaboração. O autor Yuval Noah Harari do livro Sapiens – Uma breve história da humanidade argumenta que nós, humanos, somos capazes de cooperar com milhões de humanos sem conhecê-los. Sendo assim, a cooperação em grande escala é uma das grandes especialidades humanas.

Quebrando as barreiras e focando na essência

Networking online: entenda a importância e como você pode utilizar a Internet para ampliar sua rede de contatos

Procurar quebrar algumas barreiras da rejeição ao networking online ou presencial já é um bom começo. Precisamos nos esforçar e mudar algumas crenças ou fatores que nos são prejudiciais. Como ego, modelo de escola antigo que prezam a competitividade ou até mesmo eventos de networking que muitas vezes não foram produtivos. 

Procure focar na essência de um caminho onde seja possível juntar forças e ajudar os outros naquilo que você é bom. Sempre se rodeando de pessoas que são habilidosas em outras esferas e trocar valor. 

Algumas chaves como a especialização com a transformação digital e as redes sociais nos ajudam muito a dar o primeiro passo. O impacto do ambiente online super influencia as nossas vidas, ainda mais no cenário atual que estamos vivendo. Portanto, procurar fazer parte de grupos de conexões nas mídias, onde se compartilham valores e interesses em comum, é com certeza bastante agregador e fundamental para o processo.

O potencial do LinkedIn para aumentar a sua presença online

E por falar em conexões, uma outra chave seria a generosidade em formar uma rede de contatos de contribuição e da mesma forma descobrir que novas pessoas podem ver o seu perfil, como o famoso Networking Online no LinkedIn, por exemplo. 

Atualmente o LinkedIn é a principal rede social para profissionais e já transformou a vida de milhões de pessoas no mundo que usam a rede para se destacar e ampliar as suas conexões profissionais. Para quem ainda não tem o hábito de usar ou está com o perfil desatualizado, certamente está deixando de conseguir novas oportunidades de aumentar seu networking online, além de se manter informado sobre sua área de negócio e tantas coisas mais.

Networking online: entenda a importância e como você pode utilizar a Internet para ampliar sua rede de contatos

Resumidamente, são as conexões do LinkedIn que cria o networking online através da plataforma. Por isso é essencial estar com o seu perfil impecável, ter bons contatos na rede, principalmente procurar interagir com as suas conexões na plataforma e caprichar na escolha da foto de destaque. Não sei se você sabia, mas pessoas com foto no perfil são 14 vezes mais vistas!

Agregador de fato é conviver com pessoas inspiradoras. Mesmo online, em tempos de pandemia, torna-se uma ótima oportunidade, que qualquer um de nós temos, para aprimorar ideias e fazer crescer o nosso potencial criativo.

Como diz Seiiti Arata: “networking é ajudar os outros e reconhecer que você precisa de ajuda.”

Minha rede é pequena, como aumentar?

Agora que todas essas informações reforçam a importância de se fazer um bom networking, vamos listar algumas dicas para aumentar a sua rede de contatos:

1- Comece reconectando os velhos amigos de trabalho, de cursos, da faculdade e da escola;

2 – Procure e seja curioso por pessoas da sua área nas redes sociais;

3 – Sabe aquele famoso  “quem não é visto não é lembrado”, então, mantenha regularidade nos seus relacionamentos, como, por exemplo: parabenize as pessoas da sua rede pelo aniversário ou novo cargo e interaja mais nas redes sociais;

4 – Reserve uma quantia do seu dinheiro para ações de networking online ou presenciais. Procure estabelecer conexões reais e verdadeiras, participando ativamente dos eventos online, que fazem parte da sua rede de relacionamentos. Isso vai fortalecer a sua imagem. Na medida que for possível, também procure criar um calendário de encontros presenciais, como happy hour, almoço, cafés, mini confraternizações. 

5 – Seja uma pessoa interessante. Leia, consuma conteúdo, seja bem informado.

6 – Compartilhe ideias nas suas mídias sociais e convide as pessoas para opinar. Trabalhe seu marketing pessoal. Esteja atento a sua postura, conteúdos e influenciadores que você costuma acompanhar.

7 – Aproveite mais os seus contatos do WhatsApp e troque feedbacks ou até compartilhe um artigo e diga que se lembrou da pessoa.

Leia também: Gestão de Atendimento em Tempos de Crise: Veja como sua empresa pode fidelizar e atrair novos clientes

Networking online: entenda a importância e como você pode utilizar a Internet para ampliar sua rede de contatos

E lembre-se: networking é ter uma valiosa rede de contatos e conseguir influencia-los. Saiba que quando você consegue criar empatia, desenvolver sinergia, você alcança um networking de valor. 

A boa notícia é que nunca é tarde para começar. Treine a sua capacidade de se relacionar, experimente o poder de dar e receber feedbacks, sendo eles positivos ou negativos e  invista na sua autoapresentação.

Mas antes de terminar de ler este texto, gostaria de lhe desafiar a fazer um exercício. Pegue um papel e responda:

  • Como estou me relacionando atualmente com a minha rede de contatos? Estou sabendo identificar as oportunidades? 
  • Se eu pudesse fazer networking com qualquer pessoa do mundo, quem seria essa pessoa?

Para terminar faça do networking online um novo hábito. Não desperdice a sua capacidade em criar suas próprias chances de sucesso. Plante as suas sementinhas no agora e acompanhe os resultados positivos que virão. Vamos lá?

Networking online: entenda a importância e como você pode utilizar a Internet para ampliar sua rede de contatos

Priscilla Pissaia
Business Hunter

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *