Como fazer uma newsletter por e-mail?

Quando você pensa em promover a sua marca, consolidar o seu posicionamento de mercado e estreitar a sua relação com o público-alvo, a newsletter por e-mail está no seu radar de estratégias?

Hoje, quando tratamos sobre as melhores ações de marketing digital, é normal que os primeiros conceitos que venham à mente sejam as postagens em mídias sociais, webinars, mídias pagas, entre outras alternativas semelhantes.

De fato, esses são métodos contemporâneos e bastante eficazes, mas que não devem ocupar totalmente o lugar de outras metodologias já consolidadas, como o e-mail marketing.

Afinal, 4 bilhões de pessoas ainda usam o e-mail diariamente. Tanto que sua média de ROI é de impressionantes US$36 para cada US$1 gasto. Não por acaso, 37% das marcas estão aumentando seu orçamento para ações voltadas a essas mensagens eletrônicas.

Basta observar esses dados, divulgados por um relatório da HubSpot, para perceber o grande poder dessa mídia. Que tal explorá-la para gerar resultados na sua empresa?

Mas afinal, o que é exatamente uma newsletter por e-mail marketing? Por que ela é vantajosa para minha empresa? Quais as melhores práticas para criar uma? Confira todos os detalhes que você precisa saber sobre o assunto a seguir. 

O que é newsletter por e-mail e quais suas vantagens?

A newsletter por e-mail é uma ferramenta de marketing essencial para compor as estratégias de conteúdo da sua marca. Ela funciona como uma espécie de boletim informativo digital, enviado periodicamente para uma lista de contatos selecionada pela sua empresa.

Trata-se de um canal eficaz para manter o público-alvo informado sobre as últimas notícias, atualizações, artigos e outros materiais relevantes relacionados ao seu negócio.

Seu objetivo é manter as pessoas informadas e engajadas por meio de mensagens eletrônicas regulares. Elas fazem parte de uma estratégia mais ampla de envolvimento do público, onde o conteúdo de qualidade é usado para atrair, envolver e reter clientes em potencial. 

Inclusive, essa é a sua principal diferença para o e-mail marketing comum, voltado a propagandas e promoções. A newsletter é centrada em relacionamento, abordando questões que despertem o interesse da sua audiência e aumentem a autoridade da sua marca.

Entenda as principais vantagens

Integrar a newsletter por e-mail nas suas estratégias de marketing pode ser um passo significativo para ter sucesso na promoção e engajamento de seu público-alvo. Com ela, você pode obter benefícios significativos para a sua marca, como:

  • Engajamento constante: a newsletter permite que a sua empresa se envolva regularmente com o público, mantendo-o bem informado e interessado no seu conteúdo;
  • Relacionamento e fidelização: as mensagens regulares ajudam a construir relacionamentos sólidos com os assinantes, criando confiança e lealdade à marca;
  • Promoção de conteúdo: nos e-mails, você pode promover o conteúdo recente do seu blog, redes sociais e otimizar o tráfego dos demais canais de marketing da sua marca;
  • Coleta de indicadores: as métricas das newsletters (como taxas de abertura, cliques e preferências dos assinantes) fornecem insights valiosos para otimizar o seu marketing;
  • Segmentação: você pode segmentar a lista de assinantes com base nos seus interesses e comportamentos, criando campanhas mais direcionadas;
  • Custo-benefício: além de ser uma estratégia relativamente barata para implementar, seu ROI é muito elevado;
  • Autenticidade e credibilidade: como toda boa estratégia de conteúdo, a newsletter reforça a imagem da sua empresa, demonstrando autoridade e expertise em seu setor.

Leia também: O que é automação de marketing? Saiba como aplicar essa estratégia

Quais as melhores práticas para implementar essa estratégia?

Para obter as vantagens que citamos logo acima e ter sucesso ao fazer uma newsletter por e-mail, é essencial seguir algumas etapas e prezar por boas práticas durante a implementação dessa estratégia. São elas: 

Conheça o seu público

O primeiro passo é entender sua audiência. Saiba quem são seus assinantes, o que eles costumam consumir, quais são seus interesses e como eles se engajam com o seu conteúdo.

Use pesquisas, análises de dados e interações anteriores para criar personas de compradores e perfis de assinantes. Isso ajudará a direcionar o conteúdo de suas newsletters conforme as preferências do público.

Trace os seus objetivos

A segunda etapa é definir claramente os objetivos da sua newsletter. Pergunte a si onde você quer chegar com essa ação, que tipo de assuntos ela deve abordar e como ela se encaixa em sua estratégia geral de marketing.

Também certifique-se de que seus objetivos sejam mensuráveis e específicos, como aumentar as taxas de conversão, engajamento ou tráfego para o site, por exemplo.

Preze por um conteúdo original

Usando as informações sobre seu público e tendo seus objetivos como base, crie um conteúdo que seja relevante e exclusivo. Fuja do óbvio e busque abordar assuntos que sua concorrência não está explorando.

Procure compartilhar o seu conhecimento para despertar o interesse, gerar valor e conquistar a confiança dos leitores.

Não abra mão de um design atrativo

A newsletter por e-mail é geralmente associada apenas aos textos. Contudo, lembre-se que as artes também são importantes. Afinal, o design é o primeiro ponto de contato da audiência com a sua mensagem. 

Portanto, crie um visual atrativo, condizente com a identidade visual da sua marca, com layout limpo, boa legibilidade e que destaque os pontos principais do e-mail. 

Inspire-se com quem é expert no assunto

Para dar mais clareza à estruturação de uma newsletter por e-mail, vamos abordar brevemente como é esse processo aqui na RUNNINGDIGITAL.

Para começar, lembre-se que a ideia é ser relevante, entregar valor e demonstrar autoridade para o público. Dentro dessa lógica, no nosso caso, as pessoas acompanham o conteúdo da agência para ter insights sobre o mercado de marketing digital.

Sendo assim, sempre trazemos notícias referentes a esse meio. Elas devem ser interessantes, originais e pertinentes para os leitores.

Por exemplo, na newsletter de outubro, procuramos despertar a curiosidade da audiência por meio de um conteúdo no formato de “teoria da conspiração”, que relacionava o tema de SEO com a cantora Taylor Swift. 

No mesmo material, incluímos um relatório que falava de redes sociais e um case da Magazine Luiza. Já para “vender” os conteúdos da agência, também incluímos links para os nossos conteúdos postados nas redes sociais.

No final, separamos uma aba para falar apenas da RUNNINGDIGITAL, mas de maneira rápida e objetiva. 

Nela, trouxemos 3 notícias da agência em parágrafos que duram menos de 10 segundos de leitura. Assim, conversamos com o nosso público e ainda promovemos a nossa marca de maneira discreta. Isso sem adotar uma abordagem chata e apelativa.

Leia também: Como aplicar a estratégia SMART na campanha de marketing?

Conte com os especialistas da RUNNINGDIGITAL

O e-mail indiscutivelmente ainda é um dos canais mais relevantes para qualquer estratégia de marketing digital.

Entretanto, como você pôde ver ao longo deste artigo, é imprescindível saber como criar um conteúdo de valor, ser relevante e se conectar com a audiência para ter sucesso ao implementar essa ferramenta. 

No início, fazer isso pode parecer desafiador. Contudo, ao contar com a ajuda de bons especialistas, você e sua empresa podem aproveitar ao máximo as possibilidades dessa metodologia.

Ciente de que o e-mail é o melhor canal para transformar leads em clientes, a RUNNINGDIGITAL cria campanhas focadas em conversão para você. Desenvolvemos réguas assertivas, para a sua empresa obter resultados rápidos e efetivos.

Quer desfrutar dos benefícios da newsletter por e-mail com o apoio de quem mais entende do assunto? Clique aqui, saiba mais sobre nossos serviços e entre em contato com o nosso time.

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