SEO: os fatores de ranqueamento mais importantes segundo o SEMrush

A ferramenta que é referência global em SEO, o SEMrush, revelou em um estudo inédito, os fatores para ranqueamento mais importantes para o Google. Os critérios, mantidos a 7 chaves pelo maior buscador do mundo, agora não são mais um mistério. Vamos revelar como chegar ao topo do Google e falar um sobre essa ferramenta que revolucionou o marketing digital e é a opção número um dos profissionais da área.

SEMrush e SEO

Se você é minimamente envolvido com SEO, com certeza já ouviu falar no SEMrush e nos fatores de ranqueamento do Google. O SEMrush é uma ferramenta que se dispõe a analisar dados de maneira detalhada nas pesquisas de palavra-chave, análise global e informações da concorrência. É o serviço líder em SEO no mundo. Essa ferramenta, diferente de outras , é uma plataforma paga capaz de analisar qualquer domínio da internet e não apenas o seu – é a mais completa.

Essas funcionalidades são uma mão na roda, já que alavancar o tráfego orgânico de um site não é tarefa simples, requer investimento, estudo, pesquisa e muito esforço para identificar as palavras-chave certas e atender aos mais de 500 requisitos do Google.

E qual o principal objetivo de um bom trabalho de SEO? Estar no topo de Google a melhorar os resultados. Para isso é indispensável estar por dentro de todas as mudanças constantes dos algoritmos do Google e implementar estratégias efetivas de SEO. Para te ajudar nesta empreitada, o SEMrush elaborou uma pesquisa revelando os 8 fatores decisivos para melhorar o posicionamento do seu site no Google.

A pesquisa levou em conta 600.000 palavras-chaves em diversos países. Foram avaliados termos de busca com volumes de pesquisa variados, segmentados em: baixo (1 – 100), médio (101 – 1000) e alto (1001 – 10000). Além disso, os 100 primeiros resultados de cada palavra chave foram considerados. Para concluir, foram comparados os requisitos dos sites na primeira posição com domínios na 20ª posição e, desta maneira, surgiu a Pesquisa de Ranqueamento do SEMrush. Confira os fatores de ranqueamento eleitos como os mais importantes pelo SEMrush:

1. Visitas únicas

As visitas únicas de um site são a maior influência em um bom ranqueamento no Google, de acordo com a pesquisa da SEMrush. A popularidade do site é muito relevante para indexar e classificar positivamente os seus conteúdos no Google.

Os sites com os melhores posicionamentos no Google possuem mais tráfego subsequentes, de acordo com o estudo. Com certeza a autoridade de um site importa para uma boa posição e, por isso, é importante investir em outras fontes de tráfego além da orgânica. Pense em campanhas de anúncios, redes sociais e e-mail marketing como estratégias para alavancar o seu posicionamento.

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2- Tempo de permanência

O tempo em que o usuário gasta em seu site é um dos principais fatores de ranqueamento que o Google leva em consideração na hora de classificar um domínio. Quanto mais tempo alguém passa em sua página, melhor para o SEO. O estudo revelou que para palavras-chaves de alto volume de buscas, o tempo de permanência do visitante no site chega a 40 segundos ou mais. Se os usuários gastam pouco tempo no seu site, considere verificar a qualidade do conteúdo que você está oferecendo.

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3- Páginas por sessão

Estimular o visitante a navegar por outras páginas do seu site, além de aumentar a permanência, garante mais pontos com o Google. O relatório do SEMrush revelou que os sites mais bem posicionados tiveram cerca de 3,5 páginas acessadas por usuário.

Invista na construção de links internos, eles são ótimos para estimular o consumo de conteúdo. Links para artigos relacionados com o texto atual também ajudam a aumentar suas chances de ranquear no Google com boas posições.

E porque isso é importante? Se os usuários navegam em várias páginas e passam um bom tempo navegando isso sinaliza ao Google o site e bom e, por consequência, ganha pontos em relação aos concorrentes.

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4- Bounce Rate (taxa de rejeição)

A Taxa de Rejeição está diretamente ligada com a qualidade do conteúdo do seu site. É através desta informação que você consegue saber qual o percentual de pessoas que saíram do seu site depois de ver apenas uma página. Segundo a pesquisa do SEMrush, o Bounce Rate deve permanecer em torno de 40% a 51%. Esse é outro fator de ranqueamento fundamental, pois indica ao Google o quão interessante para os usuários o seu site é.

5- Backlinks

Um grande indicativo de qualidade para determinar o ranqueamento no Google é receber referência de outros sites. Mas, vale informar que os sites precisam ser verdadeiros e de qualidade. Ou seja, os domínios precisam ter bom desempenho nos buscadores e se manterem distantes de Black Hat SEO.  A pesquisa revelou que os sites com as melhores posições e ranqueados para as melhores palavras-chaves possuem mais backlinks que seus concorrentes.

E lembre-se: o Google proíbe a compra de links. Por isso, o melhor caminho é ter um site com bom conteúdo e ser referência na sua área e assim os links surgirão.

6- Tamanho de Conteúdo

É bem óbvio que um artigo mais extenso e profundo faz com que o usuário permaneça mais tempo em seu site, certo? Mas será que isso também influência no SEO? De acordo com o SEMrush, palavras mais concorridas e com maior volume de buscas exigem um conteúdo mais denso. Cerca de 1,5 vezes maiores que termos mais básicos.

Aqui a lógica se inverte em relação às palavras-chaves genéricas e de cauda longa. De acordo com a pesquisa, termos mais amplos possuem conteúdos menores que palavras mais específicas. A dica é:  invista em conteúdo mais completos para as palavras-chaves mais relevantes para o seu negócio.

O SEMrush percebeu os os textos de blog melhor posicionados no Google tinham, em média, 1800 palavras.

7- Certificado Digital SSL

Com todos esses fatores de ranqueamento, fica nítido que uma das maiores preocupações do Google é a segurança dos usuários. Por isso, sites com SSL teriam melhor desempenho nas pesquisas.

O que percebemos é que, de acordo com o estudo, esta informação é totalmente verídica: 65% dos domínios indexados para palavras-chaves com alto volume de busca possuem HTTPS, o certificado SSL.

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8- Otimização onpage

É importante seguir algumas regras básicas de SEO para otimização onpage, as principais são:

  • Palavra-chave no título: mais frequente em termos de alto volume de buscas e sites nas primeiras posições (60%);
  • Palavra-chave na meta descrição: presente em menos de 50% dos casos para termos com alto volume de buscas e apenas em 15% de palavras com baixo volume;
  • Palavra-chave no conteúdo em si: 75% das páginas bem classificadas têm, ao menos, uma palavra-chave no body;
  • Densidade da palavra-chave: maior densidade nas primeiras posições e em palavras-chaves mais curtas e genéricas.

Para conquistar bons resultados não tem fórmula mágica: se dedique em produzir conteúdo com termos de cauda longa para alcançar um tráfego mais qualificado e preocupe-se com a qualidade do conteúdo, comportamento do usuário e link building.

Concluindo

O que aprendemos com a pesquisa do SEMrush é que investir na qualidade de conteúdo e experiência do usuário são fundamentais para aumentar as chances de chegar às primeiras páginas do Google de maneira orgânica. Você está preparado para lidar e implementar todas essas mudanças? Se precisar de ajuda, entre em contato. Temos diversos serviços que ajudarão o seu site a atingir excelentes posicionamentos no Google. Até mais.

Luana Firmo

Content Marketing

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