Taxa de engajamento: saiba o que é, como calcular e a sua importância!

Que tal contar com um verdadeiro termômetro de interações, capaz de medir o real sucesso da sua marca nas redes sociais? Essa ferramenta existe e se chama taxa de engajamento!

Essa métrica fornece uma visão de como seu conteúdo está sendo recebido e quais postagens capturam realmente a atenção e o interesse da audiência.

Com ela, você vai além das curtidas, comentários e compartilhamentos, obtendo um entendimento claro para ajustar as estratégias e garantir que os posts sejam mais relevantes e envolventes. 

Mas e como calcular a taxa de engajamento? E quais são as melhores práticas para impulsioná-la? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo, continue a leitura!

O que é a taxa de engajamento?

A taxa de engajamento é a medida do envolvimento da audiência da marca com as publicações que você faz nas redes sociais. Ou seja, esse índice mostra o quanto as pessoas estão curtindo, comentando, compartilhando e interagindo com as postagens feitas pela sua empresa. 

Por meio da taxa de engajamento, é possível identificar quais tipos de conteúdo geram mais interesse, e quais não estão funcionando tão bem.

Com base nesse indicador, você e sua equipe conseguem ajustar a estratégia de conteúdo para criar posts mais relevantes e atraentes para o público-alvo.

É por conta disso que falamos: a taxa de engajamento funciona como um termômetro da qualidade dos seus posts.

Como calculá-la?

Você pode calcular a taxa de engajamento a partir do total de seguidores da página, ou considerando apenas o alcance de cada postagem. Nos dois casos, a fórmula utilizada é a seguinte:

Interações (curtidas + compartilhamentos + cliques + comentários + outras formas de interação) ÷ alcance ou seguidores × 100

O ideal é priorizar o cálculo por alcance. Afinal, assim você considera apenas os seguidores que realmente tiveram a oportunidade de interagir com o seu conteúdo. 

A título de exemplo, imagine que determinado post teve 195 interações e alcançou 9115 pessoas, em um perfil que possui 4.000 seguidores. 

Ao basear seu cálculo no alcance da publicação, a taxa de engajamento seria de 2,1% (195 / 9115 = 0,0213 × 100). Já se você considerar o total de seguidores, o índice será maior, atingindo os 4,8% (195/4000 = 0,0487 × 100).

Contudo, o segundo caso não reflete a real qualidade do conteúdo, já que muitos dos seguidores contabilizados no cálculo sequer tiveram contato com o post. 

Mulher trabalhando em uma mesa ao computador, olhando gráficos na tela à noite, com uma luz ao lado

Qual é a taxa de engajamento média das redes sociais?

O índice de interações que sua marca deve obter em cada publicação varia conforme as características e objetivos de cada campanha.

Contudo, ao comparar suas taxas com a média do mercado, você consegue definir objetivos mais assertivos e mensuráveis para o perfil. 

Veja os índices médios das principais redes sociais, levantados pelo time da RUNNINGDIGITAL: 

      • 5% é considerada excelente;
      • 2,5% é tida como ideal;
      • 1% é uma taxa muito baixa;
  • Facebook:
      • 0,41% é a média de páginas com menos de 10 mil seguidores;
      • 0,22% é a média de páginas com 10 mil a 100 mil seguidores;
      • 0,04% é a média de páginas com mais de 100 mil seguidores; 
  • LinkedIn:
      • 3,49 é a média geral da taxa de engajamento na plataforma;
      • 4,06% é a média para conteúdos em imagem única;
      • 4,84% é a média para conteúdos nativos;
    • 5,7% é a taxa de engajamento média na plataforma;
    • O índice é 12 vezes maior do que a segunda rede mais envolvente, o Instagram;
    • Somente pouco mais de 20% das marcas conseguem atingir a média de engajamento do TikTok. 

Como melhorar o engajamento das minhas postagens?

Agora você já sabe que uma alta taxa de engajamento indica que o seu conteúdo é relevante, interessante e gera interações que impulsionam o alcance da marca e fortalecem o relacionamento com os seguidores.

Mas, como otimizar esse índice e fazer com que mais seguidores engajem com minhas publicações? Confira nossas dicas: 

Conheça sua audiência

Para criar conteúdos que realmente envolvam seu público, é essencial conhecê-lo bem. O ideal aqui é utilizar ferramentas para análise de dados, assim, você conseguirá entender as preferências, interesses e comportamentos.

A criação de personas é outro destaque entre as estratégias para melhorar o engajamento. Ao desenvolver perfis detalhados, com base no público-alvo, será possível desenvolver ações assertivas e com mais chances de atração.

Estabeleça diálogos

Engajamento não é só sobre criar posts atraentes, mas também sobre interagir genuinamente com sua audiência. Logo, inclua na sua rotina um momento para interação, responda comentários, mensagens e mencione os seguidores quando apropriado.

Ao estabelecer uma comunicação bidirecional você aumenta a visibilidade dos posts e ainda fortalece o relacionamento com o público. Aumentar a interação direta ajuda a construir uma comunidade mais engajada e leal.

Gere valor em seu conteúdo

O conteúdo que agrega valor é mais propenso a ser compartilhado e comentado. Foque em criar posts que educam, informam ou entretêm sua audiência. Ofereça dicas úteis, insights exclusivos ou informações relevantes para os seguidores. 

Conteúdos que resolvem problemas ou atendem às necessidades das pessoas não apenas atraem mais interações, mas também estabelecem a marca como uma autoridade no seu nicho.

Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estratégias psicológicas que incentivam ações desejadas. Utilize técnicas como escassez, urgência e prova social para aumentar o engajamento. 

Por exemplo, criar uma campanha com uma oferta por tempo limitado pode estimular os seguidores a interagir rapidamente com seu conteúdo. Gatilhos mentais ajudam a captar a atenção e motivam a audiência a agir.

Atenção à frequência dos posts

A frequência com que você publica impacta o nível de engajamento. Postar com regularidade mantém sua marca na mente dos seguidores, mas é importante encontrar um equilíbrio para não sobrecarregar sua audiência. 

Experimente diferentes frequências e analise os resultados para descobrir o ritmo ideal que maximiza o engajamento sem sacrificar a qualidade do conteúdo.

Mensure e melhore continuamente

Monitorar o desempenho dos seus posts é essencial para entender o que funciona e os pontos de melhoria. Utilize a taxa de engajamento para avaliar a eficácia das suas estratégias e faça os ajustes necessários.

Nossa dica, aqui, é que você faça testes de conteúdos, horários de postagem e formatos. A melhoria contínua é a chave para manter e aumentar o nível de interação com sua audiência.

Conte com uma agência especializada

Evidentemente, utilizar ferramentas de análise de dados, usar gatilhos mentais, ter um calendário de posts frequentes e criar conteúdos de excelência não são tarefas simples.

A boa notícia é que você já está ciente dessas etapas, sabe o que precisa fazer para impulsionar a sua marca e tem a possibilidade de contar com os melhores especialistas para colocar todas essas dicas em prática! 

Na RUNNINGDIGITAL, nós cuidamos de toda a sua produção de conteúdo e otimizamos sua taxa de engajamento por meio das melhores estratégias do mercado. Explore agora todos os diferenciais das nossas soluções.

 

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