O marketing de performance tem se tornado um fenômeno e que vem revolucionando a forma com que empresas gerenciam suas verbas de marketing. Isso porque o marketing de performance é 100% mensurável e 100% focada em resultados. Para entender um pouco melhor como o marketing de performance se diferencia do marketing tradicional, veja o exemplo a seguir.
Como é no marketing tradicional
Imagine que você anunciou o seu novo produto em um canal de televisão. A emissora, previamente, fornecerá a expectativa de audiência daquele programa, entre outros dados. Mas de forma bem prática é possível afirmar que você não saberá quantas pessoas efetivamente assistiram aos anúncios, já que a audiência de televisão é calculada por amostragem, assim como não saberá se da audiência estimada quantos estavam assistindo realmente (estima-se que 60% das pessoas que assistem televisão estão apenas ouvindo) e, provavelmente, não conseguirá medir o real impacto no seu volume de vendas.
Podemos usar essa mesma situação para anúncios em jornais, revistas, entre outras mídias que não são capazes de entregar relatórios completamente confiáveis sobre os seus resultados – ou até mesmo para anúncios na internet que não estão sendo mensurados e otimizados. Isso não quer dizer que essas mídias e estratégias não sejam eficientes, quer dizer que elas nem sempre conseguem provar o seu valor. Ou seja, a mídia tradicional tem mostrado resultados ao longo do tempo, mas não consegue entregar relatórios tão ricos quanto os dados que podem ser obtidos em meios digitais.
Leia também: CAC: como essa métrica pode determinar o destino da sua empresa
Marketing de performance vs. marketing tradicional
O exemplo que acabamos de citar traz uma realidade que é exatamente o contrário do marketing de performance. No marketing de performance o objetivo é investir em mídias capazes de entregar resultados exatos, incluindo quantas pessoas assistiram a um vídeo anunciado na internet, por quanto tempo o vídeo foi assistido, em quais dispositivos, quantas visitas o anúncio trouxe ao site e quantos leads ou vendas foi capaz de gerar como resultado. O mesmo vale para anúncios no Google, Facebook ou outros sites.
Afinal, o que é marketing de perfomance
Marketing de performance é um conjunto de estratégias e táticas de marketing digital focadas em resultados, com o objetivo de gerar receita, cliques, impressões ou leads usando dados para otimizar campanhas e anúncios. O marketing de performance irá alterar ou desativar campanhas que não tenham bom desempenho, e trabalhar com números para tomadas de decisão. Esse conjunto de ações e táticas são capazes de trazer resultados mensuráveis para a empresa.
O marketing de performance geralmente usa, para alcançar os seus objetivos, mídias como Google Adwords (incluindo rede de pesquisa, display e Youtube), Facebook ADS, Mídias Programática, SEO, UX (experiência do usuário com o site), entre outros.
Para resumir: marketing de performance são estratégias de marketing digital 100% focadas em resultados, sejam vendas, leads, cliques ou outras metas da marca.
Quem utiliza e para quem é indicado o marketing de performance?
O marketing de performance pode ser usado por qualquer empresa que queira, através da internet, alcançar novos clientes. O leque vai desde empresas B2B, como companhias de software, até empresas B2C, como concessionárias, construtoras e lojas de roupas.
O marketing de performance é fortemente indicado para empresas que precisam gerar leads ou vendas em e-commerce, pois nesses casos suas receitas estão diretamente ligadas a campanhas eficientes.
Como o marketing de performance está revolucionando o marketing
Por muito tempo os departamentos de marketing foram vistos em várias empresas como áreas com custos altos e poucos resultados efetivos. O marketing de performance tem revolucionado a forma com que as empresas enxergam os seus departamentos de marketing. Com o marketing de performance as equipes conseguem comprovar quais foram os resultados reais em vendas, por exemplo. O marketing sai do limbo onde os relatórios traziam apenas informações sobre quantas pessoas viram o anúncio para dizer quantas dessas pessoas compraram e qual foi o ROI da campanha (retorno sobre o investimento).
Essa revolução tem feito com que empresas consigam diminuir seus investimentos em marketing na medida em que melhoraram seus resultados, investindo suas verbas onde dá resultado de verdade.
Leia também: 6 lições da starbucks sobre a importância dos dados para tomadas de decisão
Como implementar o marketing de performance
O marketing de performance exige uma mudança de postura tanto de executivos, quanto de gerentes e coordenadores de marketing. É preciso sair da ótica tradicional para ver o marketing a partir de um ponto de vista onde a frase “se não vende, não serve” vire mantra. Assim como todas as decisões devem ser baseadas em dados e pesquisas.
O primeiro passo prático para começar a trabalhar com o marketing de performance, é contratando uma agência de performance e reestruturar e otimizar as estratégias e táticas de mídia da companhia.
Para começar a ser efetivo com o marketing de performance, a agência provavelmente irá focar inicialmente em algumas táticas básicas:
- Diminuição do custo por clique: para quem já anuncia no Google Adwords, diminuir o CPC – e para quem não anuncia, estudar e verificar a necessidade de começar a anunciar no Google;
- Otimização de anúncios: verificar o CTR dos anúncios e otimizar para gerar mais cliques e, por consequência, menor custo por clique;
- Novos públicos: verificar se as segmentações estão alinhadas com a marca. Editar as segmentações e testar novos públicos;
- Criar testes A/B: fazer testes com anúncios, campanhas e páginas do site para identificar como vender mais e/ou gerar mais leads;
- SEO e conteúdo: parte importante do marketing de performance é também melhorar os resultados orgânicos da empresa. Por isso, são usadas técnicas que melhoram o posicionamento do site no Google, com otimização e criação de conteúdos e páginas.
Essas são apenas algumas táticas que podem melhorar de forma expressiva os resultados de uma empresa com sua mídia online. As possibilidades no marketing digital são gigantes e, por isso, o marketing de performance tem espaço para melhorar os resultados já nos primeiros dias de implementação.
Case: 360% mais leads em menos de 6 meses
Para fechar o post de hoje, vamos deixar um case de um dos clientes da runningdigital que aumentou suas vendas para leads em 360% em menos de 6 meses, usando apenas o marketing de performance. O crescimento de vendas acompanhou o crescimento de leads, que foi de 2755%.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou entre em contato com a running.
Josafá Rohde
CEO RUNNINGDIGITAL