A plataforma do WordPress já é a mais utilizada mundialmente. Sua base já conta com um share de 59% do mercado entre os sistemas de gerenciamento de conteúdo. Sua utilização é intuitiva e amplamente personalizável. Isso permitiu ao WordPress se espalhar e fortalecer sua comunidade de desenvolvedores.
No entanto, o WordPress não se trata apenas de uma solução atraente para desenvolvedores. Os benefícios da plataforma para sua estratégia de marketing digital são muitos, podendo potencializar seu projeto. Conheça, a seguir, alguns deles!
1. Gestão facilitada do SEO no WordPress
Para fazer com que seu site, blog, e-commerce ou demais projetos tenham destaque, é preciso otimizá-los para as ferramentas de busca. Com o auxílio do WordPress, é possível aproveitar recursos que fazem com que o SEO seja facilmente administrado.
O painel principal do WordPress em si já conta com funcionalidades ligadas ao SEO. É possível criar URLs amigáveis para ferramentas de busca, além de descrições de páginas, categorias e tags. Entretanto, para quem busca uma solução mais dedicada, plugins como o Yoast SEO podem fazer com que seu WordPress otimize sitemaps, títulos, palavras-chave e demais elementos.
A plataforma também cria atualizações em sua própria interface visando melhoria de performance e segurança. Com isso, sua estratégia digital pode se manter alinhada aos algoritmos e padrões de sites de busca como Google e Bing. Isso também se aplica à otimização da velocidade de carregamento dos elementos do site.
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2. Responsividade para dispositivos móveis
Fazer com que sua estratégia digital seja adaptável para mobile é um pré-requisito atualmente. O consumo da web por dispositivos móveis já é maioria e sua campanha deve estar alinhada a essa realidade. Felizmente, o WordPress já conta com temas responsivos para que a experiência do usuário seja otimizada.
O pensamento Mobile First, isso é, com prioridade à navegação em smartphones e tablets, é um fator decisivo para o posicionamento em ferramentas de busca. E isso não se limita somente à resolução. É preciso que fatores como velocidade de acesso e a experiência do usuário sejam considerados. Além dos temas, o WordPress também oferece plugins que podem ser a solução para que se tenha uma versão responsiva de seu site.
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3. Maior segurança no ambiente digital
Com o WordPress, sua estratégia digital não apenas pode ser otimizada para destaque em ferramentas de busca. Por ser uma plataforma em evolução constante, os protocolos de segurança do WordPress são atualizados e agregados, permitindo que sua estratégia digital não seja prejudicada por questões de segurança.
Protocolos de segurança como o SSL (Secure Socket Layer) e HTTPS também são bem-vistos para o ranqueamento do site. Ferramentas de busca como o Google têm algoritmos que priorizam sites nos quais a criptografia e a comunicação dos dados sejam fortes.
4. Maior velocidade no carregamento do site
A arquitetura do WordPress otimiza seu projeto para que o desempenho seja melhor e o tempo de carregamento, menor. Com seu serviço de hospedagem, a velocidade com que o público tem acesso às suas ações digitais pode ser maior. Com isso, além de sua estratégia ser vista por mais pessoas, o desempenho de suas ações ganha uma aderência maior em função do baixo tempo de carregamento.
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Considerações finais
Os recursos disponíveis para o WordPress são integrados às diferentes necessidades de sua estratégia digital. Independentemente de seu objetivo, existem plugins, funcionalidades e vantagens para que sua estratégia utilize a plataforma como base para suas ações. Para isso, também é importante investir em profissionais especializados que possam extrair as ferramentas ideais para que sua estratégia seja um sucesso.
Nota: esse é um guest post da Incuca. Ah, e se você quiser saber mais sobre como seu projeto web pode ser otimizado com o WordPress e alinhar sua estratégia de marketing digital com as novas tecnologias e ferramentas de gestão disponíveis na plataforma, entre em contato com a InCuca e saiba como o WordPress pode alavancar seus resultados.