7 tendências para redes sociais em 2019 (a 6ª é desafiadora)

Se você tem um negócio, é importante ter uma estratégia sólida para as redes sociais. Como as redes sociais e a forma como as pessoas as utilizam estão em constante mudança, o que funciona agora pode não funcionar para sempre. Até parece que foi no século passado em que o Facebook continha apenas uma opção de reação às postagens, o “curtir” e o Twitter limite de apenas 140 caracteres. Manter-se atualizado para as mudanças e tendências das redes sociais é a chave para conseguir engajamento do público.

Para construir um plano de engajamento de público, distribuição de conteúdo e geração de resultados nesse novo ano de 2019, preparamos para você essa lista de dicas imperdíveis. Vem com a gente!

1 – CEOs nas Redes Sociais

Essa é uma das maiores apostas para 2019 nas redes sociais. As pessoas estão exigindo cada vez mais transparência das empresas e, parte disso, significa saber quem é o CEO, o que ele pensa e como age, deixando para trás o CEO enigmático, low profile.

Por isso, em 2019, CEOs e executivos precisam usar suas redes sociais para compartilhar o que pensam, se conectar com a audiência e ouvir o que o público tem a dizer. Mesmo estando ocupado gerindo o negócio, é preciso encontrar tempo para as redes sociais já que isso se tornou parte do trabalho.

 2 – Conteúdo gerado pelo seu próprio público pode levar sua marca para frente

Além de produzir conteúdo próprio, você pode contar com o conteúdo gerado por seus seguidores e clientes. Muitas pessoas produzem conteúdo inconscientemente para algumas empresas em suas redes sociais, e acompanhar e compartilhar esse material pode construir um laço próximo entre vocês. Nunca esquecendo de dar os devidos créditos aos seus seguidores, assim, você dispõe de um conteúdo variado motivando a interação com sua empresa.

Leia também: A Importância do Monitoramento de Redes Sociais para o seu negócio

3 – O Linkedin Dynamic Ads está criando ADS mais direcionado

Uma coisa que nunca muda nas redes sociais é o fato das propagandas estarem sempre presentes. Em fato, recentes pesquisas dizem que 66% dos marketeiros B2B usam métodos pagos para distribuir seu conteúdo no último ano. Enquanto 80% usam para engajar novos públicos. Encher a tela do seu novo público com propagandas sem sentido está bem longe de ser seu plano para 2019.
E é por isso que essa ferramenta vai te ajudar. Com ela você pode personalizar o conteúdo da propaganda a tornando mais autêntica para cada pessoa alcançada.

4 – Ganhe vantagem escutando seu público

Ter engajamento com o público é a base de estratégias de marketing, mas muitas pessoas esquecem a importância de atentar esse target. É importante analisar como reagem ao seu conteúdo e também ao de sua concorrência, assim, tendo o caminho para aprimorar seu produto e também seu conteúdo.

5 –  Os stories do Instagram estão decolando

Mesmo que temporários, os stories do Instagram são aliados valiosos para você atualizar seu perfil, manter seu público engajado e até conseguir novos seguidores.
O que torna os stories tão práticos é o fato de que seu conteúdo não precisa ser tão bem trabalhado como o conteúdo que vai ficar para sempre na página. Pode ser um vídeo mostrando o processo de trabalho da empresa, algum produto sendo usado ou até os momentos descontraídos da empresa. Tudo isso para estreitar o laço com seu público que optou por ver seus stories pois tem interesse no seu conteúdo.

6 – Dark Social: Driblá-la, ou, aprender a ver além dos números

Dark Social é o compartilhamento de conteúdo da sua página que você não consegue monitorar. Isso acontece geralmente quando o usuário copia o link diretamente da página e compartilha colando este link em outros aplicativos de mensagens e redes sociais de acesso privado – como WhatsApp. Para driblar esse problema você pode gerar links que contenham UTM para os botões de compartilhamento e também caixa de copiar link, assim, garantindo que possa monitorar esse tráfego normalmente.

Claro, não vai ser possível saber o número de compartilhamentos e o engajamento do seu conteúdo devido a privacidade destas plataformas, mas Dark Social é uma realidade sem volta e as empresas precisam saber lidar com as novas formas de compartilhar conteúdo e informação.

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7 – Os Chatbots estão aqui para te ajudar

A maioria das pessoas estão preferindo apps de mensagem ao invés das redes sociais para se comunicar com amigos e empresas, e você, limitando seus meios em apenas Facebook, Twitter e LinkedIn, pode acabar por fora dessa. Os chats automáticos podem ser usados também em aplicativos de mensagens, tornando a interação com o público mais pessoal, mais rápida e acessível. Considere fazer um teste com  em 2019.

Vá além em 2019

Para um bom plano é imprescindível ficar atento às mudanças das tendências de marketing e também nas estratégias da sua concorrência. Pesquisar e adaptar-se é muito importante e com essas dicas você já pode começar a traçar suas estratégias de marketing para 2019. Por isso, fique ligado no nosso blog e se precisar de ajuda com suas redes sociais, entre com contato com a gente.

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Gabrielly Viegas
Produtora Multimídia

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