O remarketing tem sido uma ferramenta bastante comentada quando se trata de estratégia de marketing digital. Muitos profissionais de marketing fazem suas apostas nesse recurso e, muitas vezes, esperam que um milagre aconteça. Porém, como tudo que se trata de marketing na internet, a análise e o caminho indicado para que essa poderosa tática seja bem-sucedida.
No post de hoje vamos falar sobre o que é o remarketing e como podemos usar essa estratégia de forma efetiva.
Vamos lá? Iremos começar pelo principal!
O que é remarketing?
Remarketing é o nome que se dá a um recurso capaz de permitir a exibição de conteúdos e anúncios para quem já teve contato com o seu site ou campanha. Ficou confuso? Deixa que a gente explica melhor.
Sabe aquelas vezes que você acaba entrando em um site para uma rápida olhada levado pela curiosidade, ou, porque andou pesquisando sobre aquele celular superpotente que você tanto queria? A partir desse momento, quando você está navegando na internet, inúmeros banners de anúncio começam a aparecer em inúmeros sites. É exatamente essa estratégia que chamamos de remarketing. É um anúncio que, literalmente, fica te seguindo.
O remarketing pode ser muito poderoso nas mãos de quem sabe usá-lo, mas, infelizmente, para a maioria dos profissionais, essa ferramenta ainda é um mistério. Para dominar essa tática, é crucial que demos um passo por vez para entender cada processo.
Ao lado do remarketing também temos o retargeting que cumpre uma função bem especial e específica. O retargeting são as ações geradas para um estilo de cliente em específico, por exemplo, imagine que temos três vertentes: o cliente que não conhecem a loja, os clientes que conhecem a loja, mas nunca realizaram uma compra, e clientes que conhecem a loja e já realizaram algum tipo de compra. Cada um desses clientes pertence a um cenário diferente e no retargeting, para cada cenário é desenvolvida uma ação diferente para chamar a atenção de cada uma dessas pessoas.
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Como usar essa estratégia a favor do meu negócio?
Estratégias como essas, aliadas da forma correta podem levar muitos clientes a fecharem uma compra e inclusive voltarem a dar uma chance a marca mesmo depois de terem passado por uma experiência ruim. Separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.
- Use e abuse dos recursos gráficos
Anúncios visualmente agradáveis se destacam mais e ganham mais notoriedade aos olhos do consumidor, por isso, vale a pena investir nesse item. Para chamar a atenção, algumas plataformas facilitam o emprego de artes elaboradas. No Google Adwords, por exemplo, é possível inserir uma série de formatos PNG, JPG, GIF, entre outros. Pode-se explorar anúncios estáticos ou animações que não ultrapassem 30 segundos. O mesmo acontece no Facebook, Instagram e LinkedIn.
Não deixe de usar um bom call-to-action, que são botões que quando clicados levam ao site ou outra plataforma com o objetivo de gerar receita. Ah, não esqueça também de realizar testes para garantir que tudo saia como esperado.
- Colocou no carrinho e não fechou a compra? Aposte nesse consumidor
Existem inúmeros fatores que levam os clientes a não fecharem a compra, mas um fato que não podemos negar é que essas pessoas que olharam seus produtos, incluíram no carrinho, mas não concluíram a compra estão muito mais propensos a fazerem uma aquisição do que aquelas que ainda nem mesmo tiveram contato com a sua marca.
Por essa razão, as ações de retargeting e remarketing são tão bacanas, elas são pensadas para convencer o cliente com o empurrãozinho que faltava. Afinal, quando você estrutura uma campanha novinha em folha em busca de novos leads, você terá que colocar esse consumidor “no clima” o que levar muito mais tempo do que apenas dize-lo que vale a pena apostar na marca.
- Pense estrategicamente
É nesse tópico que o retargeting se torna protagonista, pois ele visa que cada cenário merece uma solução diferente. Por exemplo, para gerar novos leads é bom que você aposte em uma campanha de apresentação de marca, onde você introduz o seu cliente a sua marca e a possível compra. Para as pessoas que já conhecem a marca, mas ainda não realizaram a compra o ideal é que você gere incentivos como frete grátis, cupom de descontos, entre outros benefícios. Também não podemos esquecer dos clientes que já conhecem a marca e já adquiriram algum produto. Para esse público é muito importante que se comunique regularmente promoções, que se peça feedbacks que mostrem como a opinião desse comprador é importante, entre outras ações que o façam sentir valorizado e disposto a se manter fiel.
Como você acabou de ver, as opções para seduzir o consumidor com remarketing e retargeting são impressionantes. Teste e confira os resultados poderosos dessas estratégias. E você já sabe: se precisar elaborar estratégias efetivas de remarketing e retargeting para o seu negócio, é só entrar em contato com a gente por este link!
Até a próxima!
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Camyla Tscha
Redatora runningdigital