Para muitos profissionais de marketing, campanhas de vídeo na internet tem uma única função: gerar recall – a lembrança de marca. Mas os tempos são outros, e gerar resultados de conversão diretos com vídeo já é uma realidade. Essa estratégia é possível tanto no Facebook e Instagram quanto no YouTube. Twitter vem logo atrás, ainda limitado, mas com boas perspectivas.

O Facebook já apresentou há algum tempo, seu potencial de gerar resultados diretos, sejam leads ou vendas, a partir de vídeos. Mais recentemente o YouTube chegou com o TrueView for Action, uma realidade que poucos imaginavam que chegaria tão cedo à plataforma.

O TrueView For Action do YouTube nada mais é que campanhas de vídeo com objetivo de gerar resultado direto, sejam leads ou tráfego para o seu site. A diferença é gigante para a forma que a plataforma entregava resultados antes. Anteriormente os resultados possíveis eram os tradicionais, com a possibilidade de pagar por visualização ou por CPM (Custo por Mil).

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Agora o Google ADS oferece a possibilidade real de ir além e criar campanhas com objetivo de aumentar o número de leads ou vendas no seu e-commerce. Claro, tudo isso com métricas claras sobre sua eficácia, custo por resultado, impressões e todos os demais dados que já estamos acostumados.

Porém, para alguns anunciantes, esse caminho pode não ser tão curto. Isso porque, para começar a ter resultados efetivos com campanhas de vídeo no Youtube, é preciso ter um histórico consistente de conversões na sua conta do Google ADS. Confira no tópico a seguir o porquê!

TrueView for Action: requisitos da plataforma

A estratégia de vídeo no YouTube é focada em uma ação direta do usuário, e requer que o algoritmo do Google ADS conheça o perfil dos seus clientes. Para isso, a plataforma precisa de um histórico de conversão de outras campanhas, sejam de pesquisa ou display. Além disso, é esse histórico que vai te ajudar a dar um lance por aquisição (CPA desejado). Ou seja, para anunciar no YouTube de forma efetiva é preciso ter percorrido um caminho – mesmo que curto.

Tudo sobre qualificação de leads e como vender mais hoje

Com a estratégia de TrueView for Action você paga apenas quando o usuário executar a ação proposta. Isso quer dizer que, se você tem uma média de R$ 20,00 de custo por resultado na sua conta, o seu lance não deve ser inferior a esse número ou, provavelmente, a campanha não irá rodar.

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As campanhas de TrueView for Action funcionam e foram comprovadas aqui na RUNNINGDIGITAL. Fomos capazes de gerar leads pelo mesmo CAC de campanhas de pesquisa e com menor custo do que em campanhas de Display.

Isso quer dizer: o vídeo, que tem um alto poder de gerar recall e convencer, foi usado para gerar conhecimento de marca e leads – um resultado direto. Além de sermos capazes de transmitir uma mensagem completa sobre a agência, geramos contatos de empresas interessadas em nossos serviços. Veja abaixo o vídeo usado na ação:

O TrueView for Action funciona não só porque as campanhas são focadas em usuários com maior chance de converter, mas também porque traz call to actions mais evidentes. Além de  apresentar o anúncio de forma diferente do tradicional, focado em visualização.

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Anúncios em Vídeo no Facebook e Instagram

Já nas maiores redes sociais do mundo, os resultados diretos de ações com vídeos são palpáveis há mais tempo. No entanto não existem possibilidades como a de pagar apenas quando o usuário converte. Tradicionalmente paga-se por clique, visualização ou impressão. No entanto, a efetividade de anúncios em vídeo na plataforma é clara.

Não raro, ao criar versões do mesmo anúncio em vídeo e em imagem, a versão em vídeo costuma surpreender, com custo por resultado mais baixo e taxas de ad recall mais altas. Claro, assim como no YouTube, Televisão ou outros canais, no Facebook e Instagram não é diferente: a peça criada será fundamental para o resultado. Ter um mindset digital é chave para desenvolver anúncios que engajem e gerem resultados reais para os anunciantes.

Resultados de vídeo além da conversão

As métricas de conversões diretas são claras e irrefutáveis. Mas indo além, existem outras métricas importantes que medem a efetividade de ações em vídeo na internet. Podemos aqui citar a tradicional pesquisa de lembrança de marca, o engajamento com as publicações, o número de compartilhamentos e o aumento das vendas no período da campanha.

Claro, nem sempre o objetivo do anunciante será a geração de leads ou acessos ao site. Se esse for o caso, as campanhas focadas em visualização ou impressões seguem sendo a melhor opção, e já provaram sua eficácia gerando, em média duas vezes mais recall do que anúncios em televisão. E quando se fala de anúncios em vídeo na internet com influencers, estamos falando de duas vezes mais recall do que anúncios em vídeos tradicionais.

E nntes de encerrarmos o post de hoje, confira alguns dados sobre anúncios em vídeo:

Já deu pra perceber, né? Anúncios em vídeo são uma boa ideia tanto para quem precisa de conversões diretas, como pra quem quer aumentar sua lembrança de marca. Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre o assunto ou começar a aproveitar essas possibilidades, entre em contato com a gente clicando aqui!

Josafá Rohde
CEO RUNNINGDIGITAL

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