O Facebook ADS é uma das ferramentas mais usadas por quem trabalha com marketing digital. A plataforma é uma excelente opção para alcançar bons resultados, conseguindo entregar suas campanhas no Facebook, Instagram e seus parceiros. O Facebook ADS ainda apresenta muitas possibilidades: anúncios para geração de leads, tráfego, reconhecimento de marca, conversão, visualização de vídeo, entre outras. Mas uma dúvida é comum: como otimizar campanhas no Facebook ADS e vender mais?
As possibilidades são muitas e escolher a estratégia certa vai depender dos seus objetivos e metas. Por isso, antes de otimizar campanhas no Facebook, é importante criar campanhas com objetivos claros para que os resultados sejam satisfatórios. No post de hoje vamos trazer dicas práticas de otimizações no Facebook ADS. Vem com a gente!
1 – Suas campanhas estão configuradas de forma adequada?
Vamos começar pelo básico: a campanha deve sinalizar para a plataforma qual é seu objetivo ou meta. Por isso, se o seu objetivo for gerar reconhecimento de marca, usar uma campanha de conversão não é uma boa opção. Da mesma forma para quem deseja conversão, a escolha mais adequada não seria campanha de tráfego, já que nem sempre tráfego significa mais vendas ou leads no site. Dessa forma, ao otimizar campanhas no Facebook ADS certifique-se que o objetivo da campanha está configurado de forma correta.
2 – Segmentação demográfica continua sendo importante
Além de ter o objetivo da campanha configurado de forma correta, é importante estar atento a outras questões básicas, como a segmentação demográfica, muitas vezes negligenciada.
Pergunte-se: a idade de quem está recebendo seus anúncios corresponde a idade de 80% dos consumidores? Se a proporção de venda para homens e mulheres for muito diferente, vale a pena ter duas campanhas, uma para cada gênero, e cada uma ter um orçamento proporcional ao que gera de receita. Outro ponto importante é a localização: quais cidades ou estados trazem melhores resultados e com valor mais baixo? Aposte nestes lugares e, se sobrar orçamento, estenda para outras cidades.
Todas essas informações demográficas você pode conseguir pelo seu Google Analytics.
Leia também: Comunicação Integrada de Marketing: porque isso é básico para uma marca
3 – Crie diferentes públicos e teste
A dica de ouro aqui é mover o orçamento do grupo de anúncios para o nível de campanha. Cada campanha deve ter alguns grupos de anúncio com diferentes públicos. Dessa forma, a plataforma vai entregar mais anúncios do grupo de anúncios com melhores resultados, incluindo conversão com menor CAC, engajamento e etc.. Enfim, o grupo de anúncios que responder melhor para o seu objetivo, vai consumir mais orçamento. Assim você não corre o risco de pagar caro para veicular um grupo de anúncios com público limitado, por exemplo.
Vale uma ressalva: se você deseja consumir determinado orçamento com um público alvo específico de forma obrigatória, crie uma campanha só para ele.
4 – Faça exclusões
Muitas vezes o sucesso de uma campanha não está em adicionar público alvo, mas em excluir. O campo de exclusões na plataforma, tão pouco usado, é uma excelente maneira de otimizar campanhas no Facebook ADS. Por exemplo, supondo que você quer falar com casais que moram há alguns anos na sua cidade e que já tenham um imóvel e que teriam interesse na compra de um segundo imóvel. Neste caso pode ser interessante excluir pessoas que acabaram de se mudar para a cidade e assim ser mais assertivo.
Leia também: 8 dicas para otimizar campanhas no Google ADS com pequenos orçamentos
5 – Não sobreponha cidades
Na hora de escolher as cidades onde o seu grupo de anúncios vai rodar, tome cuidado para não sobrepor cidades. Por exemplo, se existem duas cidades que fazem divisa e ambas estão com +10Km, elas irão se sobrepor e isso vai fazer que você concorra com você mesmo. O resultado será um custo por resultado mais alto. Portanto, quando for otimizar campanhas no Facebook ADS evite concorrer com você.
6 – Tenha mais de um criativo em cada grupo de anúncios
Muitas vezes a resposta para resultados ruins em campanhas no Facebook ADS não são as configurações ou público alvo, mas os anúncios em si. Por isso, crie diferentes anúncios, com chamadas diferentes e teste qual responde melhor. Analise qual criativo apresenta melhor pontuação e traz mais resultados. Vá pausando os anúncios com pior resultado e criando novos. O ideal é aguardar um intervalo de 7 dias para tirar essas conclusões.
Aqui na RUNNINGDIGITAL, criamos pelo menos 5 anúncios diferentes para grupo de anúncios quando vamos otimizar campanhas no Facebook ADS.
7 – Confira se o público já não está esgotado
É comum que públicos se esgotem nos Facebook ADS e os resultados comecem a ficar ruins. Para evitar que isso aconteça, sempre vá em “ver informações sobre veiculação” e analise a “taxa de primeira impressão”. Por exemplo, se essa taxa estiver em 5%, significa que 95% das pessoas impactadas já viram seus anúncios antes, e isso indica saturação do público.
Se o público for um lookalike de 1%, uma dica é expandir para 2 ou 3%. Se for um público de engajamento, uma ideia pode ser diminuir o orçamento desse grupo de anúncios e testar um novo público alvo.
8 – Use posicionamentos automáticos
O algoritmo do Facebook ADS é mais inteligente do que a gente imagina. Uma das otimizações que podem gerar queda no custo por resultado são os posicionamentos automáticos. Escolhendo essa opção, a própria ferramenta vai escolher onde entregar sua campanha com base em onde traz mais resultado e menor custo.
Por exemplo, para uma campanha de conversão, a melhor opção pode não ser os stories do Instagram. Ou ainda, pode ser que o feed do Instagram esteja muito concorrido. Dessa forma, a ferramenta pode entregar seu anúncio no Messenger, onde pode ter pouca gente anunciando. Dessa forma você conseguirá melhores resultados pagando menos.
Claro, vale a ressalva quando for otimizar campanhas no Facebook ADS: se você faz questão de ser visto em determinado posicionamento, como no stories, é preciso delimitar o posicionamento e, se necessário, pagar mais.
Leia também: O que é Lifetime Value e como usar essa métrica poderosa no seu negócio
9 – Em campanhas de tráfego, use ‘visualização de página’
Em campanhas de tráfego, ao invés de pagar por “click no link”, escolha pagar por “visualização de página”. E por que isso é tão importante? Ao pagar por clique no link, você paga assim que o anúncio é clicado. Já na segunda opção, o usuário precisa carregar o seu site.
Isso é importante porque nem todo mundo que clica efetivamente acessa o site: o clique pode ter sido por engano, o site pode demorar a carregar e outros fatores podem fazer você pagar por um clique que não foi válido. Por isso, pagar por ‘visualização de página’ é a melhor opção para quem tem campanhas de tráfego.
10 – Extra: Você já testou estes públicos?
Alguns públicos são ~obrigatórios~ para quem trabalha com Facebook ADS. São públicos que em 99% das vezes respondem muito bem:
– Público de remarketing: crie uma lista de quem visitou o seu site e impacte com anúncios. Em geral o usuário responde bem porque já conhece a sua marca;
– Público de envolvimento: crie um público de quem se envolveu com sua página no Facebook e Instagram. Em geral também responde bem porque já conhece a sua marca;
– Público lookalike de clientes: suba uma lista de clientes (com pelo menos 100 e-mails ou telefones) e crie um público semelhante. Você vai chegar no público semelhante aos seus clientes. Você também pode criar público semelhante para remarketing e envolvimento.
Concluindo
E você, já aplicava todas essas táticas de otimização para Facebook ADS nas suas campanhas? Deixe um comentário contando para gente e comente também se você tem mais alguma dica de como otimizar campanhas no Facebook ADS. E se precisar de ajuda com as suas campanhas de Facebook ADS, Googles ADS ou Redes Sociais, entre em contato com a gente clicando aqui!
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Josafá Rohde
CEO RUNNINGDIGITAL