Se você é uma pessoa que quando ouve falar do LinkedIn pensa em uma rede social para arrumar emprego, você está errado. A maior comunidade global de profissionais é sim uma ótima forma de manter relacionamentos com foco na carreira, mas também é uma excelente ferramenta de marketing na internet e conta com mais de meio bilhão de profissionais em todo o mundo.
O LinkedIn ADS (gerenciador de anúncios do LinkedIn) permite que você faça campanhas promovendo sua empresa diretamente para pessoas de acordo com segmentações geográficas, demográficas, por interesse, cargos e setor. Estas possibilidades tornam-se ainda mais interessantes se o seu negócio é B2B e vende serviços ou produtos para outras empresas.
Segundo dados do próprio LinkedIn, os usuários que se conectam na plataforma chegam com propósito e consomem uma grande variedade de conteúdo profissional. Isso inclui notícias do setor, consultoria especializada, aprendizado profissional, insights de especialistas e recomendações.
Neste post, nós apresentaremos algumas etapas importantes para lançar com sucesso seu primeiro anúncio no LinkedIn ADS. Vamos aprender como criar uma campanha de sucesso no Linkedin?
1. Crie a página da sua empresa
Antes de mais nada, precisamos nos assegurar de que você possui uma página para sua empresa – e não um perfil pessoal. Uma vez que você já tem a página criada o próximo passo é preencher todas as informações importantes e relevantes sobre seu negócio, subir alguns conteúdos, adicionar urls, formatos de contato, etc. Lembre-se também de ter atenção com a aparência, criando uma foto de capa e foto de “perfil” que represente profissionalmente sua marca.
No resumo em “Sobre nós”, certifique-se de falar com seu público e deixe-os saber imediatamente quem e o que você oferece. Outro ponto bem interessante a ter em mente é que o LinkedIn é muito bom para técnicas de SEO, então, se você preencher bem a página da sua empresa, ela poderá aparecer nos resultados relevantes do Google. Utilize as duas primeiras frases da sua descrição para vender o seu trabalho e lembre-se de que o LinkedIn tem sua própria função de pesquisa interna onde os usuários podem encontrar empresas, pessoas e vagas através de palavras-chave.
2. Compartilhe e otimize conteúdos
Considere o LinkedIn como uma plataforma como o Facebook, porém com outros objetivos. Compartilhe artigos relacionados ao seu segmento e indústria, crie materiais interessantes no seu blog e direcione o público para lá. Você deve usar este espaço de conteúdo para ajudar a gerar engajamento, criar boa vontade e confiança e se posicionar como uma autoridade em seu setor.
Leia também: 10 dicas de como otimizar campanhas no Facebook ADS e vender mais
3. Hora de criar a primeira campanha
O primeiro passo para criar uma campanha de sucesso no LinkedIn é selecionar seus objetivos dentro da plataforma de anúncios. Selecionar um objetivo te ajudará a simplificar e personalizar a criação da sua campanha, pois esse objetivo é a ação que você deseja que seus clientes realizem depois de ver seu anúncio.
Acesse linkedin.com/ads e clique em “Criar Anúncio”.
No Gerenciador de campanhas, clique em “Criar campanha”. Aqui você deve especificar o nome da sua campanha e escolha uma meta, por exemplo, se você deseja enviar pessoas para seu website ou coletar leads usando um formulário.
Para sua primeira campanha, recomendamos que você faça um anúncio enviando as pessoas para o seu website, já que você estará aprendendo e entendendo como a ferramenta funciona. Certo? Depois basta clicar em “Próximo”, e você verá uma lista de possíveis segmentações para fazer no seu anúncio.
Segmentando anúncios no LinkedIn ADS
É aqui que você conhecerá todo o potencial do LinkedIn quanto a ser uma plataforma de publicidade B2B. As opções de segmentação são incríveis!
A primeira opção de segmentação é filtrar por geografia. Basta digitar a Localidade que quer atingir e o LinkedIn informará quantas pessoas você poderá atingir nesta área. Em seguida, você pode especificar quais indústrias, experiência profissional, formação e inúmeras outras opções deseja segmentar. Você também poderá filtrar por “cargo”, portanto se você gostaria de alcançar apenas os tomadores de decisões nas empresas, poderá segmentar títulos como “Proprietário”, “Diretor”, “Presidente”, “Diretor Executivo” entre outros.
Formatos de anúncios no LinkedIn ADS
Também aparecerá em seguida os formatos disponíveis de anúncios:
Tratando-se de formato de anúncio, você terá três principais opções: Conteúdo patrocinado, o InMail patrocinado, os Anúncios de Texto ou uma combinação dos três.
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O conteúdo patrocinado é uma publicidade nativa exibida no feed do LinkedIn em computadores, celulares e tablets. Existem 3 formatos disponíveis: imagem única, carrossel e vídeo. Essa pode ser uma boa forma de publicidade se você quiser promover alguns dos seus esforços de “marketing de conteúdo” para o público-alvo certo. Lembre-se de apresentar um CTA claro (call to action), para que seu público saiba como agir de acordo com seu interesse.
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O Sponsored InMail fornece mensagens do LinkedIn personalizadas e segmentadas que geram mais conversões do que e-mail pois você coloca um perfil pessoal para enviar mensagens publicitárias. Esse tipo de anúncio fica no topo da plataforma de mensagens e também permite que você use o acompanhamento de conversões por “atribuição”, o que é importante porque os InMails Patrocinados não são enviados todos de uma vez (como uma forma de SPAM). Em vez disso, os seus envios irão sair ao longo do tempo e é muito importante configurar o acompanhamento de conversões para avaliar o sucesso da sua campanha. De um modo geral, a taxa de abertura para estas mensagens é realmente alta (20% ou mais). E, quando feita corretamente, uma campanha do Sponsored InMail pode ter um desempenho muito bom. Vale a pena testar!
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Os Anúncios de texto que são anúncios PPC (pay-per-click ou pagamento por clique) ou CPM (cost-per-impressão) exibidos na área de trabalho do LinkedIn. Esses anúncios apresentam um título simples, uma descrição e uma pequena imagem.
Leia também: Como extrair o melhor de cada rede social e acertar na escolha do conteúdo
Configurações em campanhas no LinkedIn ADS
Logo abaixo do formato você deverá incluir a data de início e término (esta última é opcional) para sua campanha, e também a parte mais importante: verba. Os valores de investimento nas campanhas do Linkedin podem ser definidos por “total” ou “diário” e você terá que decidir entre dois modelos de preços diferentes: CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil impressões). A escolha é sua, mas o LinkedIn recomende lances de CPC se a meta da campanha for visitas ao website. Ok?
O “orçamento diário” basicamente é quanto dinheiro você está disposto a gastar por dia em média. Lembre-se que assim como outras plataformas o LinkedIn pode gastar um pouco mais ou menos em um determinado dia. Já o “lance” é quanto você está disposto a pagar por Clique.
O LinkedIn informará sobre o quanto os outros anunciantes estão fazendo de lances para alcançar um público-alvo semelhante. Sugerimos que você escolha um lance que esteja em algum lugar dentro desse intervalo.
A “data de início” da campanha é quando seus anúncios começarão a ser exibidos e a data final da campanha é exatamente o que o próprio nome diz. Já se você quiser que seus anúncios continuem sendo exibidos continuamente, basta clicar em “Veicular campanha sem interrupção a partir da data de início”.
Se você quiser especificar um orçamento total, isso dará ao LinkedIn um orçamento total que não será excedido. Se você não especificar um orçamento total, ele continuará gastando o orçamento diário para o tamanho da campanha até a data final – caso você tenha colocado uma.
Por fim, a “rotação de anúncios” informa ao LinkedIn como decidir quais anúncios exibir. Você pode optar por exibir seus anúncios uniformemente ou exibir os anúncios com melhor desempenho com mais frequência.
Assim que você definir a estratégia de lance e avançar, você estará pronto para criar seu anúncio.
Caso tenha optado por objetivo de engajamento, você receberá a lista de publicações da sua página que estão aptas a serem impulsionadas. Encontre o conteúdo que você deseja patrocinar e clique na caixa de seleção à esquerda.
Pronto! Seu anúncio já está em revisão e nas próximas horas começará a rodar. Isso é claro, não significa que seu trabalho já está concluído. Você precisa monitorar seus anúncios do LinkedIn para ver como eles funcionam e, em seguida, trabalhar para melhorar esse desempenho ao longo do tempo através de otimizações.
Medindo e otimizando suas campanhas no LinkedIn ADS
Tratando de resultado, é claro que você precisa prestar atenção ao seu custo por clique e/ou custo por impressão, custo por lead e demais métricas importantes para a sua estratégia. Porém, vá além e calcule qual o real retorno que esse lead trouxe para você. A plataforma com certeza trará contatos mais qualificados que o Facebook, por exemplo, se o seu objetivo é conversar com o mercado B2B. Isso significa que provavelmente você terá que investir mais, pagando um CAC maior nesta rede social, porém, o retorno em fechamento de negócios será maior também.
E então, se sentindo pronto para pôr a sua campanha no ar? Aqui na RUNNINGDIGITAL temos uma equipe especializada em mídia paga e planejamento pronta para entender onde o seu negócio quer (e pode!) chegar. Inclusive, temos vários cases de sucesso usando o LinkedIn ADS. E claro, podemos ajudar a sua empresa a ter sucesso também e atingir as metas. Entre em contato com a gente clicando aqui.
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Thaíse Schmitz
Analista de Links Patrocinados