Você provavelmente já deve ter ouvido falar do Google Meu Negócio/Google My Business, ou no mínimo já usou algum serviço que ele disponibiliza. Esta é uma ferramenta gratuita do Google e que facilita a divulgação dos produtos e serviços das empresas dentro da própria plataforma do Google.
A ferramenta pode ser utilizada por escritórios, farmácias, academias e diversos outros comércios e empresas, além de e-commerces e negócios online. E porque tudo isso? Porque o Google Meu Negócio irá ajudar o seu público a visualizar endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos e avaliações da sua empresa mais facilmente.
Sabe quando você digita uma palavra-chave na pesquisa do Google e aparecem resultados como este abaixo? Essa é uma das personalizações que você pode fazer!
E tem mais! Você pode analisar os dados referente às pesquisas, visitas e navegabilidade que seu público fez. Assim você descobrirá o que eles procuram e pode adaptar seus atendimentos de acordo com o que os agrada. Também é possível através do Google Meu Negócio, verificar avaliações e comentários de pessoas que já utilizaram seu serviço ou produto e você poderá interagir, agradecer ou gerenciar possíveis problemas. Isso lhe permitirá uma presença muito mais próxima do seus clientes!
Depois de você descobrir todas estas informações, vamos analisar: Se você é uma pizzaria e um cliente está a alguns minutos do seu restaurante, procurando um lugar para almoçar. Ele digita no Google “pizzaria”. Você foi encontrado?
Se a sua resposta for não, vamos criar uma conta no Google Meu Negócio, já!
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Os resultados locais no Google Meu Negócio são gerados principalmente com base na relevância e distância física do usuário em relação ao negócio. Esses fatores ajudam o usuário a encontrar a melhor correspondência de acordo com sua pesquisa. Os algoritmos do Google podem, inclusive, determinar que uma empresa que está mais distante tem mais probabilidade de oferecer o que o usuário procura do que uma mais próxima. Assim, a empresa mais distante recebe uma classificação melhor nos resultados locais.
A relevância é responsável pela melhor combinação entre as informações do perfil da empresa e a pesquisa do usuário. Por isso é tão importante incluir o máximo de informações que puder no perfil da sua empresa. Quanto mais detalhes, mais você estará ajudando o Google a entender sua empresa e relacioná-la com às pesquisas relevantes.
Já a distância é exatamente o espaço físico entre o resultado da pesquisa e o termo utilizado na pesquisa. Caso não seja especificado um local na pesquisa, o Google fará o cálculo da distância baseado na localização atual do usuário.
Falando de proeminência, trata-se da popularidade da empresa, quantas visitas recebe, quantos comentários possuem e assim por diante. Alguns locais são mais conhecidos, então não se desespere e busque seu espaço.
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Outro ponto muito importante é que proeminência também considera as informações da Web que o Google tem sobre sua empresa (links, artigos, etc). Exatamente, estamos falando de SEO! As práticas recomendadas de SEO também se aplicam à otimização da pesquisa local no Google Meu Negócio. Para começar a criar seu perfil na ferramenta, acesse o site oficial da plataforma: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/business/ e clique em “Comece Agora”.
Se você estiver logado, sua conta “Google Meu Negócio” será vinculado a ela. Caso não esteja, faça login e coloque a senha para continuar. Aqui é importante ressaltar que o ideal é seu negócio ter um e-mail exclusivo para ele. Ok? Assim você evita receber e-mails com promoções e/ou oportunidades em sua caixa de e-mails particular.
Na próxima tela você deverá procurar na caixa de buscas pelo nome da sua empresa para evitar que existam negócios duplicados. Caso não encontre a informação, coloque o endereço completo, incluindo cidade e estado e basta realizar a busca novamente para o Google encontrar.
Siga as instruções seguintes preenchendo todas as informações que lhe forem solicitadas. A plataforma é bem fácil e intuitiva e você verá perguntas como “Você quer adicionar um local que os clientes podem visitar, como uma loja ou um escritório?”.
Você também terá de incluir uma categoria para sua empresa. As categorias servem para descrever sua empresa e conectá-la aos clientes que procuram pelos serviços que você está oferecendo.
Se sua categoria principal se encaixar, por exemplo, em “Restaurante de pizza”, o Google pode exibir o perfil da sua empresa nos resultados de pesquisas locais para pessoas que procuram “Restaurantes”, “Restaurantes italianos” ou “Pizzarias”. Não é possível criar uma categoria então se a categoria que você quer não estiver disponível, escolha uma genérica, mas que ainda descreva sua empresa.
Dependendo da categoria que você escolher, novos recursos irão surgir. Abaixo podemos ver algumas categorias especiais:
- Hotéis possuem fichas que mostram a classificação por estrelas e a lista de comodidades oferecidas.
- Empresas que trabalham com alimentos e bebidas podem adicionar URLs para pedidos on-line, reservas e o cardápio.
- Empresas voltadas para serviços de beleza e saúde podem adicionar um botão de agendamento à ficha e atualizar o menu de serviços.
Após preenchidas todas as informações, aceite os termos e voilà! Sua conta está quase pronta para ser criada. Escolha “envie meu código” para receber este código por correspondência. Você também pode optar por receber este código por telefone – porém essa opção nem sempre está disponível, principalmente se você está criando um local o qual o Google ainda não havia identificado virtualmente antes (pelo Google Maps).
Uma informação bem relevante é que este código que você receberá via correio pode demorar até 20 dias para chegar e cuidado para não o perder. Ele deve ser validado o quanto antes, seguindo as instruções descritas no “recebido”. Após essa autenticação com o código enviado por correspondência, o status da sua empresa no Google Meu Negócio será modificado de “Não confirmado” para “Confirmado”.
Enquanto você espera o código chegar, já pode ir testando as demais ferramentas dentro do Google Meu Negócio que falaremos abaixo.
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Acesse o site My Business (mesmo que você utilizou para criar) e faça o login. Clique no seu negócio e clique em “Informações”, na barra esquerda. Preencha todas as informações disponíveis como horário de funcionamento, telefone, site, etc, e inclua também fotos do seu empreendimento, dos seus produtos e tudo o que possa chamar a atenção positivamente do público.
Lembre-se de informar seu horário de funcionamento durante a semana e também aos finais de semana, bem como horários de funcionamento especial no final de ano e/ou feriados. Dessa forma, os clientes em poderá saber quando você está disponível e terão a certeza de que sua empresa estará aberta quando eles quiserem fazer uma visita.
Para indicar que seu horário de funcionamento tem intervalos basta incluir duas entradas para o mesmo dia com horários diferentes, por exemplo:
Segunda das 8h às 12h. Às 12h, você fecha para o almoço e retorna às 14. Então inclua outra opção: Segunda das 14h às 18h (ou o horário em que se encerra as atividades).
Você também pode definir o horário de funcionamento no Google Meu Negócio em 24 horas, se este for o caso da sua empresa.
Também é importante que você preencha a opção “Atributos” que oferecem informações extras sobre sua empresa, como por exemplo, “Tem Wi-Fi”. Se você quiser adicionar ou remover atributos disponíveis para sua categoria de negócios, basta clicar em “Atributos”.
Também nesta barra esquerda é onde você poderá gerenciar todas as avaliações, mensagens e fotos da sua empresa. Com a ficha da sua empresa disponível será possível que seus clientes postem comentários sobre sua empresa, produtos e serviços. Os comentários são uma excelente oportunidade para o marketing boca a boca. Pense nisso!
Ao responder a esses comentários, você mostra para os clientes existentes e em potencial que os valoriza. Lembre-se de que as respostas aos comentários que você postar em nome da sua empresa são públicas. As respostas aos comentários podem não aparecer imediatamente na ficha da sua empresa no Google.
No painel “Insights” você verá o mundo de informações que o Google Meu Negócio tem disponível para você. É claro que você somente conseguirá ver após as pessoas começarem a interagir com seu perfil mas, acompanhe semanalmente e descubra itens como:
– As consultas mais comuns sobre sua empresa feitas por usuários únicos;
– Quantos clientes encontraram sua empresa e como fizeram isso, por exemplo, se um cliente pesquisou diretamente o nome ou endereço da sua empresa, ou se um cliente pesquisou uma categoria, um produto ou um serviço que você oferece e sua ficha apareceu;
– Os serviços do Google que os clientes usam para encontrar sua empresa (Pesquisa do Google ou Google Maps);
– As ações mais comuns que os clientes realizam na sua ficha (acessam seu site, solicitam rota pelo Maps ou ligam para sua empresa);
– Sobre as chamadas/ligações, quando e quantas vezes os clientes ligam para sua empresa;
– Qual é sua pontuação nos principais atributos que ajudam os clientes a decidir onde desejam ir, por exemplo as opções abaixo.
– Duração da visita;
– Visualizações de fotos em comparação com as fotos de outras empresas: de acordo com dados do próprio Google, as empresas com fotos recebem 35% a mais cliques em seu site e 42% a mais de solicitações de rotas no Google Maps.
Você pode adicionar vários tipos de foto à ficha da sua empresa:
- Logotipo para ajudar seus clientes a reconhecer sua empresa através da marca;
- Foto de capa para chamar atenção e dar mais personalização a sua página.
- Fotos adicionais disponível para que você possa incluir diversas fotos para destacar características da sua empresa que os clientes podem levar em consideração quando decidirem pela compra.
Ah, as fotos devem conter pelo menos 720 pixels de largura por 720 pixels de altura e ser do formato JPG ou PNG.
Não tem como dizer que você não tem informações relevantes sobre seus clientes. Né? Que tal criar sua conta no Google Meu Negócio agora mesmo?
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