Seja um e-commerce, um influenciador ou uma loja física, sabemos que o engajamento nas redes sociais é essencial para ganhar reconhecimento, gerar leads e fidelizar a clientes. Na hora de impulsionar os resultados, um recurso ainda pouco explorado pode estar a seu favor! São as lives no Facebook e Instagram, que geram 10 vezes mais engajamento do que publicações tradicionais nas redes.
Leia também: Métricas em redes sociais o guia completo para entender todas elas
Foi pensando nessa tática de marketing digital que separamos dicas de como engajar os seus seguidores através das lives. Confira abaixo e acompanhe os benefícios dessa ferramenta tão simples e prática para a sua marca.
Engajando muito nas redes
Se existe uma dica essencial que não pode faltar na sua live, é a importância de conteúdo de valor. A interação com o seu público vai ditar o sucesso ou fracasso da sua live, dessa forma, não adianta apenas criar uma expectativa e não entregar um conteúdo realmente útil.
É importante lembrar que nas primeiras lives no Facebook e Instagram, a sua audiência muito provavelmente será baixa, mas não desista! O engajamento fará seu público crescer para as próximas transmissões.
Já sabemos que uma live no Facebook ou Instagram gera mais envolvimento que uma simples publicação de imagem ou texto. Dessa forma, ao fazer uma transmissão ao vivo você irá impactar mais pessoas do que qualquer outro formato de publicação.
Leia também: Como usar vídeos para vender mais e aumentar o engajamento
Outro ponto importante é a curiosidade: uma transmissão online é muito mais interessante para o público do que uma publicação ‘datada’. Dessa forma, o engajamento gerado vai servir também para traçar novas estratégias a serem tomadas diante do envolvimento do público durante a transmissão.
Garantindo a presença na live
Seja um evento ou um simples bate-papo sobre o segmento de atuação da empresa, a sua audiência precisa se interessar pelo assunto transmitido e reservar um tempo a assisti-lo. Dessa forma, algumas atitudes são essenciais:
- Avise o seu público com antecedência: dessa forma ele poderá se preparar e determinar perguntas durante a live criando um envolvimento ainda maior durante a transmissão.
- Seja criativo: ninguém quer demandar um tempo a algo que seja apenas uma proposta bonita mas um conteúdo incompleto. O seu público já conhece e se interesse pela a sua marca, mas precisa de algo novo e incomum dos seus concorrentes para fidelizar com a sua marca.
- Engaje os atrasados: em uma live as pessoas costumam chegar um pouco depois, seja porque esqueceram ou porque veio por indicação. De qualquer forma, é sempre importante retomar o foco do tema para manter todos os espectadores imersos no seu tema. É o velho: “para você que tá chegando agora, estamos falando de…”
- Comente sobre as reações do público durante a live: dessa forma o seu público fica mais propenso a se envolver também pois gostamos de fazer parte do meio em que estamos o que gera interação positiva para a página.
- Mantenha uma conexão de internet fixa e de qualidade para garantir a imersão do público e evitar caídas do sinal o que pode gerar desistência do seu público.
Uma outra dica é informar o tempo médio da live e a cada período de tempo determinado previamente (a cada 10 minutos, por exemplo) você pode retomar a frase central da live e reengajar o público no seu tema.
As vantagens de fazer uma transmissão ao vivo
As transmissões ao vivo estão transformando a forma de como as pessoas e empresas se comunicam. Seja pelo Youtube, pelo Instagram ou Facebook, o envolvimento é sempre maior e gera resultados melhores, seja para vender um curso online ou lançar uma campanha.
O propósito de criar resultados em tempo real é sem dúvidas o maior benefício de uma transmissão ao vivo. No entanto, as lives no Facebook e Instagram podem gerar mais benefícios mensuráveis do que imaginamos. Com uma interação direta com seus espectadores, você pode inovar e agregar uma nova maneira de se comunicar com sua base e, compartilhando conhecimento, promover um diálogo muito próximo do público, tornando sua organização mais humana e acessível.
Outra vantagem é o baixo custo de um evento online. Criando a expectativa do público para a transmissão e entregando conteúdos relevantes, você será capaz de criar uma experiência que se aproxime de eventos do ‘mundo offline’. Dessa forma você economiza e não deixa de estar próximo da sua audiência, sem falar da possibilidade de escala.
Leia também: O papel dos Digital Influencers na construção da sua marca
Concluindo
Gostou desse texto e quer aplicar essa estratégia na sua empresa? Então chegou a hora de definir seu objetivo da sua live, construir um planejamento e ir para a ação. Já fez lives na sua empresa? Então conte pra gente nos comentários como foi sua experiência.
Até a próxima!
Gau Cordeiro
Produtora Multimídia