Não é mais nenhuma novidade saber que os celulares são o principal meio de acesso à internet: 97% das pessoas conectadas estão acessando a internet por dispositivos móveis, segundo dados do IBGE.
Com a facilidade de poder acessar infinitos conteúdos digitais rapidamente na palma das mãos, a velocidade no carregamento dos sites precisa ser rápido ou o concorrente pode levar o seu cliente.
Segundo levantamento da empresa Soasta, desenvolvedora de software, em 2015 um site padrão demorava três vezes mais para carregar do que em 2011. E reconhecendo esse problema enfrentado por muitos sites que o Facebook lançou – no início de 2016 – o Canvas, conhecido hoje em dia como Experiência Instantânea.
Mas o que é o Canvas afinal?
A gente explica. Imagine você poder consumir um bom anúncio de uma marca sem enfrentar lentidão de sites, sem sair do Facebook?
O Canvas surge justamente para deixar a experiência mobile ainda mais incrível, juntando todos os formatos de Facebook (imagens, carrossel, multimídia, vídeo) dentro de um mesmo recurso. O Canvas, agora denominado Experiência Instantânea, é um formato de experiência em tela cheia para dispositivos móveis.
A velocidade de carregamento desse formato é 10 vezes mais rápida do que uma página de web e hoje em dia continua sendo assim.
Experiência Instantânea na Prática
Talvez você nunca tenha visto um enquanto estava rolando o seu feed ou talvez viu e acabou passando direto. Acontece que um anúncio de Experiência Instantânea bem feito e que chame a atenção do usuário tem grandes chances de convertê-lo em cliente. Assim que um anúncio é aberto você a atenção completa do usuário, já que o anúncio ocupa toda a tela.
Abaixo vemos um dos primeiros testes do formato com a marca Gatorade. A marca utilizou o formato para contar a história da tenista Serena Williams e fazer o usuário viajar por toda a jornada dela até chegar às quadras de tênis e ser a grande atleta que é hoje. Confira:
Em seu canal “Facebook Para Empresas” (link da página aqui), o Facebook nos mostra alguns cases de marcas que tiveram sucesso, como a Coca Cola que utilizou o formato para apresentar sua nova série especial das garrafas de alumínio. O resultado foi um alcance de quase 16 milhões de pessoas.
A fabricante de notebook e celular ASUS também tem um case onde criou o Canvas com o tema “end bad gifts” que na tradução fica “acabe com os presentes ruins”. A campanha rendeu aumento de 42% nos cliques em seus anúncios.
Confira aqui mais dados sobre os cases: https://bit.ly/38KBLxn
Vamos para os Modelos Disponíveis
Para você começar a criar já o seu anúncio de Experiência Instantânea, saiba que existem quatro modelos disponíveis, além da possibilidade de você criar o seu de forma personalizada.
Aquisição de Cliente: tipo de Canvas que incentiva novos clientes a descobrirem mais sobre sua marca ou algum produto/serviço com link para uma página de destino. Você pode estimular a ação do usuário para que ele – após navegar pelo anúncio – vá diretamente para uma página de cadastro, assinatura ou compra para realizar e conversão.
Narrativa Instantânea: um modelo focado em aumentar o reconhecimento da sua marca perante os usuários – como no exemplo acima da marca Gatorade. Com o Narrativa Instantânea você pode contar a história da sua marca ou um lançamento de um produto, por exemplo, tudo diretamente no Facebook, pois a opção de URL de destino é opcional.
A marca Case Construction Equipment, referência na área da construção, produziu um Experiência Instantânea para apresentar ao seu público a solução Smartfit – sistema de dentes para caçambas. Confira como ficou:
Vender Produtos (sem catálogo): esse modelo permite você colocar as informações do seu produto no anúncio para incentivar o usuário a clicar e ir à página de compra no site.
O outro modelo recente que está em fase BETA é o Experiência de AR .
Confira: https://bit.ly/3cMliMe
Esse modelo promete muito, trazendo uma experiência de compra utilizando a realidade aumentada. Através do aplicativo “Spark AR Hub” o anunciante poderá criar e carregar efeitos de realidade aumentada. Depois, criar seu anúncio de AR no gerenciador de anúncios do Facebook.
O modelo trará uma forma de interação como a dos stories do Facebook e Instagram, onde a pessoas poderão interagir com o anúncio tirando fotos ou fazendo vídeos para compartilhar a experiência delas. Aguardaremos cenas dos próximos capítulos.
Concluindo
Apesar de já termos quatro anos desde a criação do Experiência Instantânea, o formato ainda é pouco utilizado por anunciantes no Brasil. Uma das hipóteses é a falta de informação sobre o formato e pelas dificuldades em trabalhar a estratégia, um pouco mais complexa do que os demais criativos no Facebook ADS.
O pouco uso do formato deixa uma grande lacuna de oportunidades para as marcas. Trouxemos esse conteúdo justamente para despertar a curiosidade e fazer com que você teste o em suas redes, saindo na frente de seus concorrentes. Quer conferir mais como o formato funciona?
Acesse aqui: https://bit.ly/38FmVrV