Você pode até já ter ouvido falar sobre mídia espontânea ou earned media. Até porque, nos últimos tempos, o assunto tem sido recorrente entre especialistas de Marketing e empresários. Mas afinal, como isso pode ser aproveitado pela sua empresa e qual impacto uma mídia espontânea pode ter na sua marca? Essas respostas, você confere ao longo deste texto. Ao fim, você irá descobrir se está ou não preparado para ter mídia espontânea.
Ter contato e reconhecimento da sua audiência e prospectar um público ainda maior – esses são os sonhos de todas as empresas que pretendem crescer. Mas o caminho para isso, muitas vezes requer desafios e um planejamento constante de estratégias plurais. Quando falamos de Marketing, tanto digital, como offline, vemos uma infinidade de possibilidades para atrair mais pessoas e captar novos leads. Todos esses artifícios possuem particularidades específicas, porém, quando trabalhadas em conjunto, são grandes oportunidades para as marcas criarem relacionamentos duradouros e, claro, aumentarem suas receitas.
Quando falamos de mídia espontânea, muitos podem achar que isso nada tem a ver com Marketing. Mas aí que está o engano. O formato clássico da earned media (mídia espontânea) é aquele em que uma marca aparece em algum veículo de comunicação, por meio de uma notícia, reportagem ou até mesmo comentário de algum colunista. Entretanto, como conquistar isso? Continue lendo, que você irá saber os passos para ter mídia espontânea, seus impactos positivos e como sua estratégia de Marketing Digital e offline serão essenciais para isso.
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Entenda de uma vez por todas o conceito de mídia espontânea
Antes de te falar quais os benefícios que sua empresa terá ao conquistar mídia espontânea, é importante compreender a fundo o que de fato isso é. Earned media ou mídia espontânea é toda e qualquer menção em veículos de comunicação sem que tenha sido investido diretamente um único centavo para essa exposição. Mas, atenção, quando falo diretamente é no sentido literal dessa palavra.
Hoje existem diferentes formas de você estar na imprensa e, muitas delas, ocorrem mediante a algum investimento – o chamado, branded content. Quando falamos de mídia espontânea, essa presença nos veículos de imprensa ocorre sem nenhum tipo de recompensa financeira pela divulgação. Normalmente é o resultado de alguma ação que causou algum impacto para a sociedade ou para algum setor em específico.
Em tempos de Coronavírus, diversas organizações estão tendo mídia espontânea por atitudes sociais, como doações à Instituições, partilha de lucros ou até mesmo construção de hospitais de campanha. A Rede Globo, por exemplo, criou um quadro (Solidariedade S/A) no Jornal Nacional para divulgar empresas que estão tomando atitudes positivas em meio à pandemia. A princípio, o grupo de comunicação afirma que as organizações divulgadas não estão pagando por essa divulgação.
Veja alguns exemplos recentes de Mídia Espontânea:
Mas mídia espontânea não ocorre apenas com menções positivas diretas de uma marca em um veículo de comunicação, por meio de reportagens ou notícias sobre alguma ação tomada. Ela pode ocorrer indiretamente, quando o dono da empresa ou algum colaborador é o entrevistado para falar sobre determinado assunto. Normalmente isso ocorre, quando essa pessoa é uma autoridade no tema tratado.
É justamente esse um dos maiores benefícios da mídia espontânea: o reconhecimento enquanto uma referência dentro do mercado.
Hoje existe uma outra forma de encarar a mídia espontânea, ultrapassando os limites dos veículos tradicionais de comunicação e indo pro digital. Diante da popularização das redes sociais e do marketing de influência, é considerado também mídia espontânea toda menção da marca por influenciadores, creators, blogueiros… Sempre lembrando que esses reviews positivos ou recomendações devem ocorrer sem que essas pessoas recebam para falarem sobre.
Benefícios da Mídia Espontânea
Três palavras definem os impactos da mídia espontânea para as empresas: credibilidade, relacionamento e expansão.
Falar de mídia espontânea é direcionar nosso diálogo para consciência de marca. Quando uma empresa vira notícia ou é citada por um influenciador, automaticamente o público passa a ter uma memória afetiva sobre. É bem parecido quando a gente sente um cheiro ou ouve alguma música e lembra-se de alguém especial.
Ter profissionais conceituados falando sobre você, impõe mais respeito e sua organização passa a ser considerada como um diferencial entre os concorrentes. Seja para quem recebe a mensagem e vai comprar/investir ou para possíveis indicações.
Com a mídia espontânea, você pode também se aproximar do seu público, demonstrando seus valores positivos e subjetivos, que muitas vezes não são visualizados. Por exemplo: um restaurante que decide doar 100% do lucro de um dia inteiro de trabalho para uma Organização da Sociedade Civil (OSC).
Estamos falando de posicionamento de marca e compreender o que sua persona espera da sua empresa. Não é se vender por fazer o bem, mas sim, entender a importância disso para o fortalecimento da sua marca e, também, a necessidade de gerar um valor maior em uma sociedade que exige cada dia mais o consumo consciente.
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Papel da Assessoria de Imprensa na Mídia Espontânea
Sem dúvidas, hoje, a assessoria de imprensa tem uma função importante de ponte entre empresas e os veículos de comunicação ou influencers. É a assessoria que muitas vezes irá enxergar pautas e assuntos interessantes na empresa para o conhecimento do público. Dentro do conceito de mídia espontânea, muito se discute sobre essa ligação.
“Uma pauta que chegou através de assessoria e virou notícia/divulgação em redes sociais é mídia espontânea?” Esse é um dos pontos de debate mais comuns e dividem opiniões. Principalmente quando esse tema vem acompanhado de algum mimo, como é comum entre os influenciadores.
Se formos levar ao pé da letra o termo “espontâneo”, automaticamente nos remete a algo que realmente ocorreu sem nenhuma interferência comunicacional direta da empresa ou de profissionais ligados a ela. É aquela ideia de que o próprio produtor, repórter ou influencer ficou sabendo sozinho ou por algum espectador sobre algum tema que poderia ser comentado ou reportado. O fato foi tão grande que ultrapassou as fronteiras da empresa e chegou espontaneamente aos ouvidos dos comunicadores.
Entretanto, a gente sabe que isso na maioria das vezes não ocorre. Uma empresa, normalmente, conquista mídia espontânea com um trabalho conjunto de assessoria de imprensa e uma estratégia bem fundamentada de Marketing Digital. Assunto do próximo tópico.
Antes do Earned Media, vem Owned e Paid!
Lembra que falei sobre não ter investimentos diretos para conquistar mídia espontânea? Isso é uma meia verdade que sua empresa precisa desmistificar. Atenção! Vou falar algo duro, mas que você precisa saber: nenhuma empresa vira destaque em uma reportagem ou em um stories de um influencer, sem algum tipo de investimento indireto.
É aí que entra o emprego de Owned e Paid na sua estratégia de Marketing Digital. Sua empresa só conseguirá earned media se tiver uma estratégia bem fundamentada dessas duas categorias de marketing.
Owned media
Owned é o que chamamos de mídia proprietária. Ou seja, os canais criados pela própria marca para divulgar os seus conteúdos.
Eles podem ser o próprio site, redes sociais ou blog corporativo. A função do Owned é abrigar os conteúdos que serão empregados na estratégia de comunicação e marketing da sua empresa.
Quando falamos de blog corporativo, por exemplo, eles são fundamentais para criação de autoridade. Você deve criar pautas e posts pensando de acordo com a jornada de compra do seu cliente. Procure temas que sejam a dúvida do seu consumidor ou que atendam alguma necessidade ou interesse. Lembre-se também de considerar técnicas de SEO ao construir esses textos e melhorar o posicionamento no Google. Essas técnicas serão essenciais para que o público encontre você ao fazer buscas e sua empresa seja mais vista.
Já as redes sociais servem, justamente, para você muitas vezes divulgar as ações de valor que está realizando. Costumo dizer que o conteúdo institucional, quando trabalhado com excelência, possui um impacto até 10x maior que uma postagem totalmente comercial. Não à toa o LinkedIn vem crescendo no Brasil.
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Como jornalista, digo a você: muitas pautas chegam até os produtores e repórteres por meio das redes sociais. O público interage e envia sugestões por mensagens. Então, uma rede social de empresa ativa e participativa é um dos caminhos para a mídia espontânea.
Paid media
Para garantir que os canais próprios obtenham o resultado esperado, é importante contar com a ajuda da mídia paga (paid media). Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads são algumas das opções de investimentos pagos no meio digital.
É praticamente impossível uma marca hoje abrir mão desses investimentos se quiser gerar tráfego e um crescimento contínuo. Nas redes sociais, por exemplo, hoje é quase uma obrigação que sua organização separe mensalmente uma verba para anúncios pagos ou impulsionamentos de postagens.
No caso de marketing de conteúdo, a mídia paga vem como um complemento essencial para acelerar esse processo e possibilitar que, de fato, sua empresa conquiste a tão desejada mídia espontânea.
Ou seja, atrás de toda mídia espontânea, esconde-se uma ampla estratégia digital, com investimentos, mas também de valor. Lembrando que não adianta de nada sua empresa investir muito dinheiro, mas não possuir nada que agregue no reconhecimento coletivo enquanto uma referência. Não se esqueça do consumo consciente e o quanto ele tem ditado uma nova forma de compra.
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Espero que você tenha gostado desse texto e consiga agora entender melhor como sua empresa pode virar notícia ou estar na boca de influenciadores por aí. Se precisar de ajuda nesse processo de fortalecimento, reconhecimento e estabelecimento de marca, conte com a gente! Fale com a RUNNINGDIGITAL, clicando aqui.
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Luiz Fernando Carreirão
Gerente de Conteúdo