Ter um perfil nas redes sociais é uma das melhores maneiras de alcançar e se comunicar com o seu público. Mas a presença no digital, por si só, não é o suficiente. A aplicação de uma identidade visual bem elaborada pode fazer a diferença nesse meio.

Em um ambiente extremamente competitivo, como a Internet, todas as marcas estão disputando por um momento da atenção dos usuários. E as empresas se veem com o desafio de se destacarem da concorrência para crescerem no mundo digital.

Um dos pontos chave para causar um impacto positivo e despertar o interesse do público é o desenvolvimento da identidade visual sólida nas redes sociais.

Essa é uma estratégia que está ligada diretamente ao branding, pois busca fortalecer a marca e torná-la memorável aos consumidores através de uma comunicação visual coerente, que facilite a sua identificação e transmita a sua essência.

Esse reconhecimento é fortalecido pelo uso adequado de cores, elementos, imagens e tipografias que remetem à marca, levando em consideração seu conceito e objetivos, além de demais componentes visuais já existentes – como logo e ícones.

Dessa forma, é possível impactar diretamente na atração da audiência para o perfil da empresa, evidenciando as publicações em meio à linha do tempo, que é constantemente bombardeada com todos os tipos de conteúdos.

Leia também: Como campanhas de Branding impactam nas conversões

QUAIS ASPECTOS ESTÃO ENGLOBADOS NA IDENTIDADE VISUAL?

Toda marca tem a sua particularidade e isso precisa ser levado em conta na hora de elaborar o aspecto visual do perfil.

Com isso em mente, pode-se planejar:

Definição da paleta de cores: esse é um dos primeiros passos para criar um padrão na identidade visual. Leva-se em conta as cores primárias da marca, que geralmente são expressas no logo e principais materiais gráficos. É muito importante que as cores nas redes sociais conversem com os outros materiais, para não se criar uma divergência visual, pois elas auxiliam diretamente na associação com a marca. A paleta pode ser usada em elementos gráficos, como vetores e ícones e para destacar algum elemento da imagem.

Curadoria de imagens: outro passo importante é entender o tom que as imagens terão. Elas precisam fazer sentido para a audiência da marca e respeitar o perfil do público-alvo, levando em consideração todas as suas características. Como nem toda empresa tem a oportunidade de produzir as suas próprias fotos com qualidade, os bancos de imagens são poderosos aliados!

Aplicação de filtros: com a paleta de cores definida e as imagens escolhidas, é interessante elaborar um filtro de edição para o feed, que padroniza a exposição das fotos, o tom das cores, luz, brilho, textura e qualquer outro efeito que faça sentido para a marca.

Tipografia: as fontes devem complementar a composição visual, de forma a reforçar o conceito da marca. É interessante também trabalhar com duas “famílias” de fontes que se complementam. Assim, os layouts ficam mais dinâmicos e menos monótonos.

Todos esses recursos têm como objetivo criar uma harmonia entre as publicações e tornar o feed homogêneo, organizado e agradável. E isso interfere diretamente na forma como se enxerga a marca, pois se transmite uma imagem de seriedade e profissionalismo ao apresentar um conteúdo bem produzido.

Leia também: Como extrair o melhor de cada rede social e acertar na escolha do conteúdo

COMO UMA IDENTIDADE VISUAL CONSISTENTE AUXILIA NO MARKETING?

A redes sociais de uma empresa são como cartões de visita virtuais. Elas são, muitas vezes, o primeiro contato que potenciais clientes têm com a marca. Por isso, o feed precisa ser organizado, limpo e fazer sentido dentro da comunicação geral, além de trazer informações pertinentes para o seu público.

Investir em uma identidade visual própria e padronizada agrega valor e qualidade aos produtos e serviços ofertados.

O bom design também estimula o engajamento nas redes sociais, já que chama muito mais a atenção dos usuários que se depararam com a publicação. A longo prazo, o perfil passa a crescer mais e a apresentar melhores resultados, com uma audiência que preza pelos seus conteúdos.

Por outro lado, o uso desorganizado e sem planejamento pode gerar o efeito contrário, pois transmite a sensação de desleixo ou falta de domínio tanto no uso das plataformas digitais, quanto na comunicação – e isso pode afastar o público.

FUJA DOS SOBRINHOS!

Quem nunca ouviu aquela famosa frase “ah, tenho um sobrinho que faz!”, quando o assunto é cuidar das redes sociais de uma empresa?

Bom, a não ser que esse “sobrinho” tenha conhecimento real na área, é pouco provável que a marca esteja se apresentando de forma adequada no meio digital.

E isso é muito prejudicial, pois a imagem da empresa está muito associada à qualidade com que ela apresenta seu conteúdo. Se não há uma comunicação planejada e coesa, os resultados não serão satisfatórios e o crescimento no ambiente virtual será muito mais difícil.

Profissionais qualificados na área já têm a experiência e conhecimentos necessários para elaborar um plano de comunicação que englobe todos os aspectos essenciais para uma boa presença na internet, executando a comunicação empresarial de forma assertiva e atraente aos olhos do público.

Leia também: Comunicação Integrada de Marketing: Porque isso é básico para uma marca

DESIGN E REDES SOCIAIS

O design está presente, seja direta ou indiretamente, nos mais variados níveis de uma empresa. Desde a disposição das mesas da equipe de colaboradores, visando a produtividade, até o desenvolvimento do logo que estampa o negócio.

Ele também tem um papel fundamental na atração dos clientes. Se é ofertado um produto, por exemplo, a sua embalagem deve ser atraente, chamativa e funcional, para atrair o olhar e destacar-se dos concorrentes, não é mesmo?

Então, por que nas redes sociais isso seria diferente?

Às vezes, o marketing digital é visto como um gasto. Mas ele é um investimento. Investe-se no ambiente digital para gerar resultados. Para isso, desenvolvem-se estratégias de comunicação que buscam apresentar soluções para o público, ao mesmo tempo em que tornam isso uma experiência prazerosa a eles.

Nesse sentido, a identidade visual atua como uma ferramenta que reforça a lembrança da marca, a sua autenticidade e transmite credibilidade de forma consistente, aproximando-a dos seus clientes. Tudo isso cria uma comunidade fiel que valoriza as suas ações, posicionamentos, objetivos e filosofias.

Quer expressar a originalidade da sua marca e destacá-la no meio digital? Vem falar com a gente e descobrir como crescer ainda mais nas redes sociais clicando aqui.

Pedro Padilha
Designer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *