No cenário atual, a mídia espontânea tem sido contemplada com várias formas de expressão devido às inovações tecnológicas incessantes, que vão desde aparelhos móveis com alcance de sinal Wi-Fi ilimitado, conexão em escala global entre internautas até canais online nas quais opiniões são expressas e debatidas (redes sociais, blogs, fóruns etc.). A mídia espontânea gerada por uma campanha tem um papel fundamental em sua viralização.
Mesmo produtos populares e já consagrados no mercado sofrem atravessamentos das transformações culturais, históricas e sociais, acompanhando o contexto da sua época. A mídia espontânea tem influenciado as marcas e os consumidores têm se envolvido nas discussões sobre os novos valores.
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Mídia espontânea é um fenômeno social, mas não é novo.
Consideremos o chamado “boca a boca” um fenômeno tão antigo na comunicação no que diz respeito a espalhar pensamentos e opiniões de um indivíduo ou povo, que percorreu diversas civilizações ao longo da história da humanidade, como, por exemplo, em negócios por escambo. Porém, com o surgimento de formas de comunicação em massa e plataformas midiáticas diversas nos quais a informação sobre determinada coisa pudesse circular, esse fenômeno tomou outra proporção.
Se antes o boca a boca era limitado apenas ao convívio e região onde o indivíduo morava, com as redes sociais é possível tornar essa forma de comunicação algo global. Uma pesquisa do Instituto Nielsen de abril de 2012 realizada com 28 mil pessoas de 56 países mostrou que, 92% dos entrevistados confiam mais no que ouvem dos outros por meio do boca a boca e redes sociais, do que em mídia paga como comerciais de TV – o que não exclui a importância dessa mídia como forma de construir a imagem da marca, apresentar a presença e força de mercado de determinada empresa bem como reforçar a memória do consumidor constantemente sobre sua existência.
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Enquanto a publicidade é um meio de a empresa falar com o consumidor sobre as vantagens de seus produtos, a mídia espontânea é uma comunicação realizada de consumidor para consumidor, incluindo vantagens, desvantagens e relatos destes para com o produto. O consumidor conhecendo a marca e seu posicionamento, pode a partir disso formar sua própria opinião inicial.
Uma ação de marketing que gera mídia espontânea pode ser considerada genial, se esta for favorável ou polêmica a ponto de gerar discussão. A mídia espontânea nada mais é que toda repercussão derivada de uma campanha ou publicidade, ganhando destaque em redes sociais, jornais, TV, com mais visibilidade do que o costumeiro da marca.
Espero que você tenha curtido.
Não esqueça de compartilhar nas redes sociais e até a próxima!
Giulia Ruaro
Analista de Mídia Paga