Ter um perfil nas redes sociais é uma das melhores maneiras de alcançar e se comunicar com o seu público. Mas a presença no digital, por si só, não é o suficiente. A aplicação de uma identidade visual bem elaborada pode fazer a diferença nesse meio.
Em um ambiente extremamente competitivo, como a Internet, todas as marcas estão disputando por um momento da atenção dos usuários. E as empresas se veem com o desafio de se destacarem da concorrência para crescerem no mundo digital.
Um dos pontos chave para causar um impacto positivo e despertar o interesse do público é o desenvolvimento da identidade visual sólida nas redes sociais.
Essa é uma estratégia que está ligada diretamente ao branding, pois busca fortalecer a marca e torná-la memorável aos consumidores através de uma comunicação visual coerente, que facilite a sua identificação e transmita a sua essência.
Esse reconhecimento é fortalecido pelo uso adequado de cores, elementos, imagens e tipografias que remetem à marca, levando em consideração seu conceito e objetivos, além de demais componentes visuais já existentes – como logo e ícones.
Dessa forma, é possível impactar diretamente na atração da audiência para o perfil da empresa, evidenciando as publicações em meio à linha do tempo, que é constantemente bombardeada com todos os tipos de conteúdos.
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QUAIS ASPECTOS ESTÃO ENGLOBADOS NA IDENTIDADE VISUAL?
Toda marca tem a sua particularidade e isso precisa ser levado em conta na hora de elaborar o aspecto visual do perfil.
Com isso em mente, pode-se planejar:
Definição da paleta de cores: esse é um dos primeiros passos para criar um padrão na identidade visual. Leva-se em conta as cores primárias da marca, que geralmente são expressas no logo e principais materiais gráficos. É muito importante que as cores nas redes sociais conversem com os outros materiais, para não se criar uma divergência visual, pois elas auxiliam diretamente na associação com a marca. A paleta pode ser usada em elementos gráficos, como vetores e ícones e para destacar algum elemento da imagem.
Curadoria de imagens: outro passo importante é entender o tom que as imagens terão. Elas precisam fazer sentido para a audiência da marca e respeitar o perfil do público-alvo, levando em consideração todas as suas características. Como nem toda empresa tem a oportunidade de produzir as suas próprias fotos com qualidade, os bancos de imagens são poderosos aliados!
Aplicação de filtros: com a paleta de cores definida e as imagens escolhidas, é interessante elaborar um filtro de edição para o feed, que padroniza a exposição das fotos, o tom das cores, luz, brilho, textura e qualquer outro efeito que faça sentido para a marca.
Tipografia: as fontes devem complementar a composição visual, de forma a reforçar o conceito da marca. É interessante também trabalhar com duas “famílias” de fontes que se complementam. Assim, os layouts ficam mais dinâmicos e menos monótonos.
Todos esses recursos têm como objetivo criar uma harmonia entre as publicações e tornar o feed homogêneo, organizado e agradável. E isso interfere diretamente na forma como se enxerga a marca, pois se transmite uma imagem de seriedade e profissionalismo ao apresentar um conteúdo bem produzido.
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COMO UMA IDENTIDADE VISUAL CONSISTENTE AUXILIA NO MARKETING?
A redes sociais de uma empresa são como cartões de visita virtuais. Elas são, muitas vezes, o primeiro contato que potenciais clientes têm com a marca. Por isso, o feed precisa ser organizado, limpo e fazer sentido dentro da comunicação geral, além de trazer informações pertinentes para o seu público.
Investir em uma identidade visual própria e padronizada agrega valor e qualidade aos produtos e serviços ofertados.
O bom design também estimula o engajamento nas redes sociais, já que chama muito mais a atenção dos usuários que se depararam com a publicação. A longo prazo, o perfil passa a crescer mais e a apresentar melhores resultados, com uma audiência que preza pelos seus conteúdos.
Por outro lado, o uso desorganizado e sem planejamento pode gerar o efeito contrário, pois transmite a sensação de desleixo ou falta de domínio tanto no uso das plataformas digitais, quanto na comunicação – e isso pode afastar o público.
FUJA DOS SOBRINHOS!
Quem nunca ouviu aquela famosa frase “ah, tenho um sobrinho que faz!”, quando o assunto é cuidar das redes sociais de uma empresa?
Bom, a não ser que esse “sobrinho” tenha conhecimento real na área, é pouco provável que a marca esteja se apresentando de forma adequada no meio digital.
E isso é muito prejudicial, pois a imagem da empresa está muito associada à qualidade com que ela apresenta seu conteúdo. Se não há uma comunicação planejada e coesa, os resultados não serão satisfatórios e o crescimento no ambiente virtual será muito mais difícil.
Profissionais qualificados na área já têm a experiência e conhecimentos necessários para elaborar um plano de comunicação que englobe todos os aspectos essenciais para uma boa presença na internet, executando a comunicação empresarial de forma assertiva e atraente aos olhos do público.
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DESIGN E REDES SOCIAIS
O design está presente, seja direta ou indiretamente, nos mais variados níveis de uma empresa. Desde a disposição das mesas da equipe de colaboradores, visando a produtividade, até o desenvolvimento do logo que estampa o negócio.
Ele também tem um papel fundamental na atração dos clientes. Se é ofertado um produto, por exemplo, a sua embalagem deve ser atraente, chamativa e funcional, para atrair o olhar e destacar-se dos concorrentes, não é mesmo?
Então, por que nas redes sociais isso seria diferente?
Às vezes, o marketing digital é visto como um gasto. Mas ele é um investimento. Investe-se no ambiente digital para gerar resultados. Para isso, desenvolvem-se estratégias de comunicação que buscam apresentar soluções para o público, ao mesmo tempo em que tornam isso uma experiência prazerosa a eles.
Nesse sentido, a identidade visual atua como uma ferramenta que reforça a lembrança da marca, a sua autenticidade e transmite credibilidade de forma consistente, aproximando-a dos seus clientes. Tudo isso cria uma comunidade fiel que valoriza as suas ações, posicionamentos, objetivos e filosofias.
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Pedro Padilha
Designer