As redes sociais tornaram-se há muito tempo um meio obrigatório de comunicação entre marcas e consumidores, mas o que muita gente ainda negligencia é o que acontece longe dos olhos da empresa, o que vai além da fanpage ou página no Instagram. Ou ainda há quem não saiba sequer o que acontece diante dos olhos, nos perfis oficiais.

Para tomar decisões estratégicas, não perder negócios e evitar crises, é fundamental fazer monitoramento nas redes sociais sobretudo o que é dito sobre uma marca, concorrentes e sua área de atuação. Com esse material em mãos, é possível ir além da concorrência e criar estratégias de marketing vencedoras. Afinal, na era do marketing contemporâneo, sem dados é o mesmo que estar nu.

Veja no post de hoje como o monitoramento de redes sociais pode ser o que faltava para fazer a sua estratégia de marketing decolar.

1 – Gerenciar crises

A campanha é lançada e quando você menos imagina, a fanpage é inundada por milhares de críticas à marca. Ao dar uma busca nas redes você percebe que o burburinho tinha começado bem antes com uma consumidora que fez um post no Instagram e a situação saiu de controle, se espalhando por todas as redes. E esse é mais um dia de crise em muitas empresas mundo afora.

Mas se uma crise não pode ser evitada, ela pode ser conduzida e gerenciada. Se houver monitoramento, assim que as menções começam a crescer, já é possível diagnosticar o problema, tomar algumas atitudes e evitar que a crise cresça. Quando não se trabalha com monitoramento, fica impossível saber o tamanho da crise, o ritmo que ela está crescendo e onde ela pode chegar. Ou melhor, fica até difícil definir se é realmente uma crise.

E não se engane: se sua marca nunca passou por uma crise, provavelmente esse dia irá chegar.

2 – Pesquisa de opinião

Vai lançar um produto ou serviço novo e quer saber o que as pessoas andam falando sobre o assunto? Nesse momento o monitoramento de redes socais é capaz de colher tudo o que está sendo dito sobre o assunto e transformar essas informações em dados ricos para tomadas de decisão.

Além disso, o monitoramento consegue acompanhar diálogos nas redes e entender com profundidade a opinião pública sobre a sua marca, segmento ou temas de interesse da organização. Quem disse que pra ter dados de opinião pública é preciso contratar grandes, caras e morosas empresas de pesquisa?

Vale lembrar que monitoramento não substitui pesquisa de rua.

3 – Insights de consumidores

Na mesma linha de pesquisa de opinião, os relatórios gerados por empresas de monitoramento são uma verdadeira mina de insights. Os relatórios são ricos em revelar comportamentos do consumidor e tendências. Além disso, identificando a opinião de influenciadores sobre o tema, é possível saber o caminho provável que a maioria do público deve seguir. Essas informações ainda irão fornecer os temas de interesse da audiência, dúvidas comuns e como tornar as ações da empresa mais efetivas.

E ainda não falamos de como, com o monitoramento de redes sociais, fica fácil identificar quais são os consumidores mais engajados nas redes e quem são os advogados da marca. Com esse mapeamento é possível trabalhar junto aos advogados para escalar os comentários positivos sobre a companhia. Esse ponto é fundamental para quem quer melhorar a reputação.

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4 – Feedback sobre campanhas

Como falamos anteriormente, o monitoramento de redes sociais serve para ajudar a gerenciar crises, mas também é um excelente forma de obter feedback sobre tudo o que está sendo veiculado na mídia sobre a marca, seja com publicidade ou assessoria de imprensa.

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As redes vão permitir identificar como uma campanha vem sendo recebidas, onde é possível melhorar e o que o público mais gostou. Dessa forma é possível garantir cada vez mais campanhas publicitárias bem sucedidas e abordar na mídia temas de interesse do target.

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5 – Tom de voz da comunicação

Como o seu público fala? Usa emoji, gíria ou vive de gif? Nas redes, para se conectar a audiência, vale uma das máximas mais antigas da comunicação: fale como o seu público entende. Para chegar ao tom ideal de comunicação nas redes é importante observar como a sua audiência se comunica. Com relatórios de monitoramento de redes sociais é possível identificar padrões e usá-los para engajar a audiência.

Em tempos de queda do alcance orgânico nas redes, essa pode ser uma excelente tática para aumentar o engajamento.

6 – Oportunidades de negócio

Imagine que você é gerente de marketing de uma marca que vende água engarrafada. E, como é comum, o monitoramento de redes sociais, além de medir o que é falado sobre a sua marca, vai medir o que se fala sobre água em geral, sucos, hábitos saudáveis e outras bebidas – entre outros pontos definidos pela empresa.

No atual momento do mercado, ao ler um relatório de monitoramento online, provavelmente você conseguiria identificar uma possível oportunidade de negócio, uma tendência que está crescendo. No caso da água, a última moda no Vale do Silício, e que vem ganhando o mundo, é a água crua.

A água sem tratamento está sendo vendida por nada menos que 38 dólares o galão. A tradicional água engarrafada vem sendo deixada de lado por uma água ‘mais natural’ e as empresas cobram caro por isso. Quem está de olho nas redes provavelmente identificou o crescimento do movimento por água crua e tratou de começar a vender. Ponto para o monitoramento. Monitoramento esse, que é crucial para identificar uma tendência logo no início e usá-la a favor da organização.

7 – Métricas e outras informações relevantes

Ao final de cada semana ou mês, além de saber quantos fãs você ganhou e qual foi o seu alcance, é fundamental saber o quanto de buzz sua marca gerou, se as opiniões positivas cresceram ou diminuíram e como a sua reputação tem evoluído. Essas informações, organizadas e tratadas, são estatística capazes de conduzir a empresa para melhorias, inovações e crescimento em vendas. Ter acesso a esses dados tornou-se crucial para uma empresa ser bem sucedida na sua estratégia online.

Afinal, o monitoramento de redes sociais já não é uma opção para marcas que querem entender a sua audiência, acompanhar a evolução da sua relação com o público e buscar formas de se diferenciar entre a multidão. Monitorar é ação fundamental para quem quer sobreviver nas redes.

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Josafá Rohde
CEO RUNNINGDIGITAL

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