O abandono de carrinho é, indiscutivelmente, o pior pesadelo do comércio eletrônico. De acordo com pesquisa realizada pelo E-Commerce Radar, em 2018, 82% dos carrinhos gerados nas lojas virtuais brasileiras são abandonados pelos compradores online. Por que isso ocorre? Como evitar ou reduzir essa perda? Certamente são muitas as dúvidas, por isso preparamos 7 dicas para você otimizar sua loja online e reduzir o número de abandono de carrinho. Confira: 

1. Tenha um site rápido e intuitivo

As estatísticas mostram que o abandono do carrinho de comércio eletrônico não se trata apenas do que acontece na finalização da compra. A experiência geral de usar seu site tem um grande impacto sobre se as pessoas compram ou abandonam os carrinhos. 

Por exemplo, é frustrante quando você chega em um site e não consegue encontrar facilmente os itens que deseja comprar. A maioria dos visitantes não irá despender tempo para descobrir como obter as informações de que precisam. Se o seu site não funcionar para eles, eles simplesmente irão para outro lugar.

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Segundo pesquisa da Kissmetrics sobre como os tempos de carregamento da página afetam as vendas em dispositivos móveis, as taxas de conversão do carrinho de compras de comércio eletrônico caem 7% para cada atraso de um segundo no carregamento da página. Além disso, as páginas de checkout que demoram para carregar praticamente imploram aos compradores impacientes irem fazer suas compras em outro lugar. Então, otimize suas páginas de checkout para que a finalização da compra seja rápida. 

2. Facilite a navegação entre o carrinho e a loja

Os consumidores raramente decidem sobre a compra, localizam o produto, selecionam com eficiência e rapidez e finalizam a compra em uma única experiência simplificada. Assim como em uma loja real, fazer compras online pode ser um processo indireto, ineficiente e longe de ser linear. Quanto mais fácil for para o cliente mover-se entre o carrinho e a loja, maior será a probabilidade de ele persistir e realmente finalizar a compra.

3. Oferte e promova o suporte aos clientes

Certifique-se de dar aos clientes ampla oportunidade de entrar em contato com sua loja durante a finalização da compra, para que eles possam fazer perguntas e solucionar quaisquer problemas que possam encontrar.

Disponibilize e promova diferentes formas de contato como redes sociais, telefone, e-mail, WhatsApp e chat online. Deixe os clientes escolherem qual a melhor forma de entrarem em contato  Quando os clientes não se sentem seguros para finalizar a compra, acabam abandonando seus carrinhos.

4. Seja claro quanto os custos, especialmente o frete

Seja claro sobre taxas, serviços e condições de entrega do produto. Se você planeja cobrar pelo frete, mostre os custos logo no início. Ou, pelo menos, mencione que o frete tem custo extra. Da mesma forma, não espere até a página de checkout para informá-los que um produto está fora de estoque – ou pior, envie um e-mail de “desculpas” mais tarde. Mostre claramente a disponibilidade e, prontamente, avise-os se o item estiver fora de estoque. Além disso, você também pode dar um passo adiante e definir um alerta para informar aos clientes quando o item estará de volta no estoque.

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5. Permita a compra sem cadastro

Exigir que os usuários criem uma conta antes de finalizar a compra é uma barreira desnecessária e que pode fazer com que o abandono de carrinho aumente. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que compram pela primeira vez e podem ou não estar totalmente prontos para criar a sua conta. Exigir que os clientes criem um nome de usuário e uma senha para concluir uma compra adiciona uma etapa extra ao fluxo de checkout e retarda o processo de conclusão do pedido. 

6. Ofereça várias opções de pagamento

Deixe que os cliente paguem da maneira que lhes for mais conveniente: 

7. Use o remarketing para segmentar os abandonadores

O remarketing é absolutamente essencial para varejistas de comércio eletrônico, talvez mais do que para qualquer outro tipo de negócio ou anunciante online. Essa técnica consiste em investir em anúncios para que o usuário lembre que não finalizou a sua compra. Por isso, invista em anúncios que exibem as fotos dos produtos que os clientes visualizaram ou colocaram no carrinho. Se você não faz remarketing para pessoas que chegaram perto de cruzar a linha, você está se restringindo a apenas uma chance de fazer os visitantes converterem em uma única visita.

Seja como for, você definitivamente deve fazer o remarketing para clientes que abandonam seus carrinhos de compras. Embora as dicas anteriores possam ajudar a reduzir o abandono de carrinho, remarketing ajuda você a ganhar de volta os potenciais clientes que poderá perder ao longo do caminho.

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Agora, chegou a hora de colocar em prática as estratégias para contornar o abandono de carrinho de comércio eletrônico e recuperar mais vendas.

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Fabio Dias
Analista de Mídia Paga

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