O TikTok é um fenômeno. Profissionais de marketing do mundo todo correm para entender a nova rede social e como podem se apropriar desse fenômeno. Neste artigo, vamos trazer estratégias e táticas de marketing para TikTok e como marcas podem entrar na maior onda dos últimos meses. 

A rede social já ultrapassou a marca de 2 bilhões de downloads e é o aplicativo de não jogo mais baixado no mundo. A empresa não revela dados sobre o Brasil, mas São Paulo foi uma das poucas cidades escolhidas para ter um escritório da companhia. 

O TikTok diz que está empolgado com o mercado brasileiro. Você sabe o que isso quer dizer, certo? O App é um fenômeno no Brasil

Afinal, o que é o TikTok

O TikTok incentiva seus usuários a criarem vídeos engraçados e divertidos. A plataforma torna fácil a edição de áudio e vídeo, o que fez dela um fenômeno. Nascida na China, a empresa já é avaliada em bilhões de dólares e surgiu a partir de fusão de duas companhias, uma especializada em áudio e outra em vídeo. 

A maioria dos vídeos tem entre 15 e 60 segundos e envolvem humor, desafios e cenas do cotidiano – desde exercícios físicos até receitas. O TikTok é uma rede peer to peer, ou seja, de pessoas para pessoas e aí está um desafio grande para as marcas.

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Quem são os usuários do TikTok

Cerca de 66% dos usuários tem menos de 30 anos e a maioria são millennials. No entanto, já é possível perceber uma entrada rápida de pessoas com mais de 30 anos na plataforma. A fuga do Instagram pelo público mais jovem parece ser inevitável. 

O TikTok é para a minha empresa?

Como você viu nos parágrafos anteriores, uma das marcas do TikTok é o humor. Se sua empresa é formal e muito séria, talvez não faça sentido entrar na plataforma. Por exemplo, não parece fazer sentido para um escritório de advocacia tradicional estar no TikTok nesse momento. Talvez no futuro isso mude. 

O mesmo vale para quem fala com targets com idade acima de 40 anos. Claro, você pode ter uma estratégia de alcance indireto, como mostra um dos cases que trouxemos abaixo. Mas isso é uma exceção. 

Na hora de avaliar se o TikTok é ou não pra você, pese sua capacidade de produzir conteúdo, se a essência da sua marca se conecta com a rede e se faz sentido para o seu público alvo. 

Como marcas podem usar o TikTok

A foto mostra uma mão segurando o celular mostrando a interface do TikTok. Imagem para ilustrar o texto sobre Marketing para TikTok

Existem três principais formas para empresas usarem a plataforma: 

  1. Criar a sua conta e subir seus próprios vídeos
  2. Trabalhar com influenciadores em formato de parceria
  3. Anunciar na plataforma em formato de publicidade. Essa última opção ainda está restrita para poucas empresas no Brasil, mas deve ser aberta para todos em breve.

Porém, explorar essas três alternativas pode ser um desafio para profissionais de marketing. A plataforma tem características únicas, mas já temos dezenas de bons exemplos de sucesso na rede social. 

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Cases de sucesso no TikTok

Para inspirar, nada melhor do que ver o que está sendo feito na prática e tem funcionado. Reunimos abaixo alguns cases. Confira. 

Case Starbucks norte-americana 

A empresa não está oficialmente no TikTok, porém uma atendente da marca (@starbucksrecipeswithm) já tem milhões de views ensinando a fazer receitas do local. O perfil da atendente já passou dos 2 milhões de seguidores. 

O Starbucks, sabendo da resistência do público com empresas na plataforma, apostou em uma ação diferente de tudo o que as outras empresas estão fazendo e deu certo. Isso está cada vez mais comum entre as companhias.

O Starbucks levou a sério a dinâmica do TikTok, que incentiva que a comunicação seja feita de “gente para gente”.

Case Maria Brasileira 

Já no Brasil a franquia de serviços de limpeza Maria Brasileira criou algo parecido com o Starbucks americano. Porém, a aposta foi em uma parceria com a influencer Patricia Alves (@patriciapamm), que tem quase 140 mil seguidores. A tiktoker gravou vídeos de dublagem e mencionou a marca. O resultado foi o crescimento de 800% no número de seguidores em uma semana com essa ação. 

Mesmo que o público da franquia, diaristas, não esteja na plataforma, a empresa entendeu que poderia chegar no seu target através dos filhos. E, segundo a avaliação da marca, deu certo. 

Case Guaraná Antarctica 

Já o Guaraná Antarctica está com um perfil ativo e bem movimentado. São postados conteúdos produzidos pela marca e reposts de parceiras com influencers. 

Ao acessar o perfil fica claro o que as empresas devem fazer para ter sucesso no TikTok: os vídeos são conteúdo genoíno, não são propagandas. 

O conteúdo no TikTok deve ser feito para a plataforma e para atender suas particularidades. Não há caminho fora dessa estratégia. 

Case Guess e Calvin Klein

Além de conteúdos, marcas vem tendo sucesso criando desafios na plataforma. Guess e Calvin Klein saíram na frente e já lançaram campanhas de hashtag challenges no TikTok e tiveram boa repercussão. A hashtag #InMyDenim da Guess foi usada para incentivar os usuários a compartilhar looks e teve 37 milhões de visualizações. Nada mal, não é mesmo?

A dica do TikTok para a sua marca 

O community manager do TikTok no Brasil, Rodrigo Barbosa, em entrevista a uma revista brasileira disse o seguinte: 

“As marcas mais bem-sucedidas são aquelas que abraçam a criatividade e a autenticidade da comunidade. O conteúdo no TikTok é único. O que mais repercute são os momentos da vida real, então a prática que recomendamos para as marcas é que permaneçam fiéis à sua essência, garantindo que o conteúdo seja autêntico para o formato”, diz.

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TikTok é diferente de tudo o que você já viu 

Você está pensando em replicar sua estratégia de Instagram e Facebook no TikTok? Provavelmente não funcionará. Se você já é usuário da plataforma percebeu que a rede tem sua própria identidade é será um grande desafio para as empresas serem bem sucedidas nela. Fato é que o TikTok não pode ser ignorado, mesmo que seu público alvo não esteja na rede agora. Em breve estará e você já precisa pensar nesse futuro próximo. 

Imagem para ilustrar o texto sobre marketing para tiktok

Antes de entrar na rede social é preciso pensar em questões mais complexas, como estratégia, a frequência de posts, quais influencers da rede fazem sentido para a sua marca se associar, bem como a estrutura da sua equipe de marketing para aderir a mais um canal Não aposte no TikTok sem um bom planejamento e entender se faz sentido para sua empresa. 

Por fim, vale lembrar que como tudo em marketing digital, não há uma receita de bolo. Então, para ter uma boa atuação, é necessário observar e entender como as pessoas usam o aplicativo. Olhar os comentários, os posts mais curtidos e, principalmente, não forçar a barra. 

E você, curtiu o artigo? Deixe um comentário contando sobre o que você acha do TikTok para empresas. E se precisar bater um papo sobre redes sociais com a gente, entre em contato por aqui.

Josafá Rohde
CEO RUNNINGDIGITAL

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