Estar presente nas redes sociais é fundamental para garantir o sucesso, autonomia e credibilidade da sua empresa. Mas, é preciso entender como as ferramentas funcionam e, a partir daí, conseguir aplicar as melhores estratégias de acordo com cada uma delas.

Para desvendar as características das redes sociais mais usadas no Brasil e descobrir quais são as melhores estratégias para cada uma delas, leia este artigo até o final. Após a leitura, você estará afiado para elaborar uma estratégia efetiva e relevante para sua marca no ambiente digital.

Mas, antes de tudo: você sabe a importância em elaborar uma boa estratégia nas redes sociais para sua empresa?

A primeira coisa a saber é que as redes sociais viabilizam e tornam a comunicação mais rápida e humana entre marcas e audiência. Uma boa estratégia nas redes sociais traz ainda a possibilidade de ter o seu conteúdo compartilhado, potencializando o alcance da informação.

Deve-se levar em conta que as redes sociais são canais com uma segmentação prévia. Por exemplo, o Facebook é mais adequado para gerar engajamento em púbicos B2C, já o LinkedIn possui um público empreendedor e mais sério e funciona melhor em mercados B2B, e assim por diante.

Aqui na agência temos clientes onde utilizamos o Facebook como principal plataforma. Clientes do varejo, mesmo com o ticket alto, conseguem aperfeiçoar suas estratégias de venda através de recursos como os carrosséis, chats e ofertas de venda no marketplace.

fotografia de um celular na mão, na tela há ícones das principais redes sociais

O segundo ponto a ser observado é que, através das redes sociais, é possível entender o público alvo, assim como os seus desejos, necessidades, anseios. E assim, fundamentar com bases mais sólidas a sua estratégia de mídia social. Uma boa estratégia de mídia social tem o poder de te aproximar dos clientes certos, no momento certo. Além de estabelecer um relacionamento de cliente e marca.

Sendo assim, como escolher a estratégia de mídia social certa para o meu negócio?

Antes de darmos continuidade ao processo de detalhamento das características de cada rede social, é preciso lembrar que um bom planejamento de marketing digital é fundamental.

O marketing digital é a união de estratégias que possuem o objetivo de promover uma marca na internet, gerando vendas, leads, relacionamento. Para isso, vários canais são usados e as redes sociais fazem parte deste planejamento estratégico. Agora, como escolher os canais de mídia social ideais para o seu negócio? Veja a seguir.

1 – Facebook

É muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha um perfil no Facebook, certo? O fato é que o público da rede mudou um pouco desde o seu lançamento, mas continua sendo uma plataforma poderosa.

Os usuários do Facebook são multiplicadores de opiniões. Por isso, é uma rede onde conteúdos com potencial de viralizar são um prato cheio na plataforma. Para saber os posts que mais funcionam para sua empresa faça testes A/B de horários e conteúdo. Assim você entenderá quais são os que geram mais engajamento com o seu público. Como as postagens são gratuitas (diferente dos anúncios do Facebook Ads), fazer testes não irá custar nada, apenas um bom estudo e tempo.

Invista em postagens bem pensadas e que permitam que você faça a mensuração do engajamento. Faça perguntas, promova discussões saudáveis, ofereça dicas relevantes, invista no relacionamento com os seus seguidores. Uma boa ideia é compartilhar links para matérias interessantes de outras páginas que tenham autoridade no assunto.

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2- LinkedIn

Você sabia que o mundo dos negócios tem a sua própria rede social? O LinkedIn exige um pouco mais de seriedade em seu conteúdo, o que não significa que precisa ser tudo muito engessado.

Todos os assuntos abordados no LinkedIn tem a ver com o mercado dos negócios, novas oportunidades, economia, investimentos, meio ambiente, etc. Se você pensa em fazer alguma promoção ou sorteio, com certeza o LinkedIn não é o lugar mais indicado.

3- Twitter

O Twitter é uma plataforma que possui dois grandes diferenciais: um é o limite de caracteres e o outro é o tom despojado que a maioria dos usuários usa. É a rede para quem gosta de tudo rápido, sem rodeios, na hora.

O Twitter é uma das maiores redes sociais do mundo, sendo marcada como um lugar no qual seus usuários podem compartilhar sua rotina e suas opiniões. Essa rede social é palco de grandes debates político-sociais e se mostra extremamente relevante como espaço de opinião. Por isso, use o Twitter para manter um relacionamento direto com o seu público e estabelecer conexões reais – principalmente se estiver em busca de um público mais escolarizado.

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4- Instagram

O Instagram é a rede que mais cresce atualmente e a previsão é de uma expansão ainda maior para os próximos anos, considerando suas funcionalidades que surgem a todo momento e o crescente número de usuários.

fotografia de uma mesa. sobre ela há um caderno com um celular mostrando a tela de login do instagram

Com tantas funções, o Instagram é um gerador de oportunidades para qualquer marca que quer estar presente no mundo digital. Use o feed para apresentar produtos, falar de assuntos mais profundos e oferecer serviços da sua marca.

Já o story possibilita que a empresa tenha um contato mais real e autêntico com os seus seguidores. Mostrar o dia a dia do seu negócio, como os produtos são produzidos, cotidiano da equipe. Tudo isso humaniza a sua marca e, como consequência, você tem o consumidor muito mais perto do seu negócio.

5- Pinterest

Na hora de definir que tipo de conteúdo postar em cada rede social, é importante observar o uso que as pessoas fazem de cada uma delas. Uma rede muito utilizada para buscar ideias e criar álbuns de inspiração, é o Pinterest.

Essa rede é tida como uma das que mais causam engajamento quando os temas são receitas e moda. Além disso, muitos usuários do Pinterest estão à procura, ainda, de dicas de DIY, decoração, organização e pequenos reparos. Então, se esse é o seu nicho invista em uma estratégia de mídia social para o Pinterest.

Extra: estrutura de conteúdo

Estruture o seu conteúdo e entenda como a sua comunidade se comporta em cada rede social. É importante analisar periodicamente os dados e aplicar testes que irão segmentar ainda mais o seu nicho.

Falando em nicho: identifique qual é o seu. Sua marca pode trazer oportunidades do mercado imobiliário, por exemplo, mas o seu conteúdo não precisa estar totalmente engessado dentro desta proposta. Neste caso, assuntos sobre mercado financeiro (para chegar em investidores), decoração e lifestyle podem trazer ainda mais profundidade e intimidade com o seu público.

Uma dica importante: ofereça, sempre, algo de valor. E muitas vezes quantidade não é qualidade. Um exemplo bem claro disso foi quando aumentamos a quantidade de posts de um cliente da agência, e diminuímos a profundidade do conteúdo. O resultado? Uma queda no engajamento da marca. Mudamos a estratégia e o resultado foi rapidamente revertido.

fotografia de duas mulheres sentadas em uma mesa em reunião

Concluindo

Agora que você entendeu um pouco sobre as propostas das redes sociais mais usadas no Brasil, que tal começar a elaborar uma estratégia de mídia social para a sua marca? Aplicando alguns conceitos básicos, você consegue estar presente na internet de maneira efetiva.

Mas, lembre-se: tudo na internet tem o poder de construir e destruir, e uma estratégia de mídia social mal executada pode ser um verdadeiro tiro no pé. Aqui na RUNNINGDIGITAL temos uma equipe especializada em conteúdo e planejamento pronta para entender onde o seu negócio quer (e pode!) chegar. E claro, te ajudar a atingir essa meta. Se precisar de ajuda, entre em contato clicando aqui.

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Luana Firmo

Content Marketing

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