Estar presente nas redes sociais é fundamental para garantir o sucesso, autonomia e credibilidade da sua empresa. Mas, é preciso entender como as ferramentas funcionam e, a partir daí, conseguir aplicar as melhores estratégias de acordo com cada uma delas.
Para desvendar as características das redes sociais mais usadas no Brasil e descobrir quais são as melhores estratégias para cada uma delas, leia este artigo até o final. Após a leitura, você estará afiado para elaborar uma estratégia efetiva e relevante para sua marca no ambiente digital.
Mas, antes de tudo: você sabe a importância em elaborar uma boa estratégia nas redes sociais para sua empresa?
A primeira coisa a saber é que as redes sociais viabilizam e tornam a comunicação mais rápida e humana entre marcas e audiência. Uma boa estratégia nas redes sociais traz ainda a possibilidade de ter o seu conteúdo compartilhado, potencializando o alcance da informação.
Deve-se levar em conta que as redes sociais são canais com uma segmentação prévia. Por exemplo, o Facebook é mais adequado para gerar engajamento em púbicos B2C, já o LinkedIn possui um público empreendedor e mais sério e funciona melhor em mercados B2B, e assim por diante.
Aqui na agência temos clientes onde utilizamos o Facebook como principal plataforma. Clientes do varejo, mesmo com o ticket alto, conseguem aperfeiçoar suas estratégias de venda através de recursos como os carrosséis, chats e ofertas de venda no marketplace.
O segundo ponto a ser observado é que, através das redes sociais, é possível entender o público alvo, assim como os seus desejos, necessidades, anseios. E assim, fundamentar com bases mais sólidas a sua estratégia de mídia social. Uma boa estratégia de mídia social tem o poder de te aproximar dos clientes certos, no momento certo. Além de estabelecer um relacionamento de cliente e marca.
Sendo assim, como escolher a estratégia de mídia social certa para o meu negócio?
Antes de darmos continuidade ao processo de detalhamento das características de cada rede social, é preciso lembrar que um bom planejamento de marketing digital é fundamental.
O marketing digital é a união de estratégias que possuem o objetivo de promover uma marca na internet, gerando vendas, leads, relacionamento. Para isso, vários canais são usados e as redes sociais fazem parte deste planejamento estratégico. Agora, como escolher os canais de mídia social ideais para o seu negócio? Veja a seguir.
1 – Facebook
É muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha um perfil no Facebook, certo? O fato é que o público da rede mudou um pouco desde o seu lançamento, mas continua sendo uma plataforma poderosa.
Os usuários do Facebook são multiplicadores de opiniões. Por isso, é uma rede onde conteúdos com potencial de viralizar são um prato cheio na plataforma. Para saber os posts que mais funcionam para sua empresa faça testes A/B de horários e conteúdo. Assim você entenderá quais são os que geram mais engajamento com o seu público. Como as postagens são gratuitas (diferente dos anúncios do Facebook Ads), fazer testes não irá custar nada, apenas um bom estudo e tempo.
Invista em postagens bem pensadas e que permitam que você faça a mensuração do engajamento. Faça perguntas, promova discussões saudáveis, ofereça dicas relevantes, invista no relacionamento com os seus seguidores. Uma boa ideia é compartilhar links para matérias interessantes de outras páginas que tenham autoridade no assunto.
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2- LinkedIn
Você sabia que o mundo dos negócios tem a sua própria rede social? O LinkedIn exige um pouco mais de seriedade em seu conteúdo, o que não significa que precisa ser tudo muito engessado.
Todos os assuntos abordados no LinkedIn tem a ver com o mercado dos negócios, novas oportunidades, economia, investimentos, meio ambiente, etc. Se você pensa em fazer alguma promoção ou sorteio, com certeza o LinkedIn não é o lugar mais indicado.
3- Twitter
O Twitter é uma plataforma que possui dois grandes diferenciais: um é o limite de caracteres e o outro é o tom despojado que a maioria dos usuários usa. É a rede para quem gosta de tudo rápido, sem rodeios, na hora.
O Twitter é uma das maiores redes sociais do mundo, sendo marcada como um lugar no qual seus usuários podem compartilhar sua rotina e suas opiniões. Essa rede social é palco de grandes debates político-sociais e se mostra extremamente relevante como espaço de opinião. Por isso, use o Twitter para manter um relacionamento direto com o seu público e estabelecer conexões reais – principalmente se estiver em busca de um público mais escolarizado.
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4- Instagram
O Instagram é a rede que mais cresce atualmente e a previsão é de uma expansão ainda maior para os próximos anos, considerando suas funcionalidades que surgem a todo momento e o crescente número de usuários.
Com tantas funções, o Instagram é um gerador de oportunidades para qualquer marca que quer estar presente no mundo digital. Use o feed para apresentar produtos, falar de assuntos mais profundos e oferecer serviços da sua marca.
Já o story possibilita que a empresa tenha um contato mais real e autêntico com os seus seguidores. Mostrar o dia a dia do seu negócio, como os produtos são produzidos, cotidiano da equipe. Tudo isso humaniza a sua marca e, como consequência, você tem o consumidor muito mais perto do seu negócio.
5- Pinterest
Na hora de definir que tipo de conteúdo postar em cada rede social, é importante observar o uso que as pessoas fazem de cada uma delas. Uma rede muito utilizada para buscar ideias e criar álbuns de inspiração, é o Pinterest.
Essa rede é tida como uma das que mais causam engajamento quando os temas são receitas e moda. Além disso, muitos usuários do Pinterest estão à procura, ainda, de dicas de DIY, decoração, organização e pequenos reparos. Então, se esse é o seu nicho invista em uma estratégia de mídia social para o Pinterest.
Extra: estrutura de conteúdo
Estruture o seu conteúdo e entenda como a sua comunidade se comporta em cada rede social. É importante analisar periodicamente os dados e aplicar testes que irão segmentar ainda mais o seu nicho.
Falando em nicho: identifique qual é o seu. Sua marca pode trazer oportunidades do mercado imobiliário, por exemplo, mas o seu conteúdo não precisa estar totalmente engessado dentro desta proposta. Neste caso, assuntos sobre mercado financeiro (para chegar em investidores), decoração e lifestyle podem trazer ainda mais profundidade e intimidade com o seu público.
Uma dica importante: ofereça, sempre, algo de valor. E muitas vezes quantidade não é qualidade. Um exemplo bem claro disso foi quando aumentamos a quantidade de posts de um cliente da agência, e diminuímos a profundidade do conteúdo. O resultado? Uma queda no engajamento da marca. Mudamos a estratégia e o resultado foi rapidamente revertido.
Concluindo
Agora que você entendeu um pouco sobre as propostas das redes sociais mais usadas no Brasil, que tal começar a elaborar uma estratégia de mídia social para a sua marca? Aplicando alguns conceitos básicos, você consegue estar presente na internet de maneira efetiva.
Mas, lembre-se: tudo na internet tem o poder de construir e destruir, e uma estratégia de mídia social mal executada pode ser um verdadeiro tiro no pé. Aqui na RUNNINGDIGITAL temos uma equipe especializada em conteúdo e planejamento pronta para entender onde o seu negócio quer (e pode!) chegar. E claro, te ajudar a atingir essa meta. Se precisar de ajuda, entre em contato clicando aqui.
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Luana Firmo
Content Marketing