Como usar o Chat GPT para a produção de conteúdo? Conheça alguns modelos de prompts

Se você está pensando em incluir a Inteligência Artificial em suas campanhas de marketing, é provável que já tenha se questionado sobre como usar o Chat GPT para a produção de conteúdo, certo?

Em um cenário cada dia mais digital, a tecnologia desempenha um papel fundamental para conquistar autoridade e destacar a sua marca da concorrência. Isso ocorre devido ao consumo maciço de informações e a necessidade de produzir conteúdos atrativos, relevantes e alinhados ao público-alvo.

Com a ideia de utilizar a IA surge também a necessidade de conhecer e entender os modelos de prompts para Chat GPT. 

Mais que auxiliar a criação de materiais envolventes para o público, essa ferramenta ajuda a otimizar os esforços operacionais do seu marketing. Desse modo, você ganha tempo para se dedicar às suas estratégias, mas sem abrir mão da qualidade na comunicação.

Quer entender melhor como usar o Chat GPT para a produção de conteúdo, as possibilidades que ele oferece à sua equipe, além dos melhores exemplos de prompts para utilizar no dia a dia? 

Continue a leitura deste artigo!  

Entenda como usar o Chat GPT para a produção de conteúdo

Lançado em meados de 2022, o Chat GPT é uma Inteligência Artificial que se popularizou rapidamente e promoveu uma verdadeira revolução no mercado.

Trata-se de um modelo de IA que funciona a partir da arquitetura GPT-3.5, da desenvolvedora OpenAI. A partir de um volume enorme de dados, a ferramenta consegue gerar textos em linguagem natural.

Funciona assim: você digita o que deseja no campo de entrada e o sistema cria uma resposta original a partir das informações disponíveis na internet.

Ou seja, suas possibilidades de aplicação são imensas. Elas vão desde respostas para simples dúvidas, até o complemento de frases, a tradução de idiomas, sugestão de pautas, criação de resumos, elaboração de textos, e assim por diante. 

O Chat GPT funciona como um assistente virtual, capaz de atender praticamente qualquer pedido relacionado à criação de texto. Sabendo como é simples usá-lo para produzir conteúdo, veja abaixo as possibilidades que ele agrega à sua equipe. 

Veja as possibilidades que ele agrega à criação de conteúdo

Para esclarecer os diversos benefícios e aplicações que a IA oferece para você e seu time, perguntamos ao próprio Chat GPT quais possibilidades ele agrega ao processo de criação de conteúdo. Sua resposta foi a seguinte: 

  • Versatilidade: pode criar uma variedade de tipos de conteúdo, desde artigos e postagens de blog até respostas de e-mail e descrições de produtos;
  • Personalização: produz conteúdo altamente personalizado, adaptado às necessidades e interesses específicos do público-alvo;
  • Agilidade: consegue gerar texto rapidamente, resultando em lançamentos mais ágeis de campanhas e materiais;
  • Escalabilidade: é possível criar grandes volumes de conteúdo de maneira consistente e escalável;
  • Criatividade: os modelos do Chat GPT podem fornecer insights criativos e ideias para conteúdo, ajudando a manter a relevância e originalidade;
  • Otimização: a IA pode ser usada para aprimorar a redação de conteúdos já existentes, corrigindo erros gramaticais, melhorando a clareza dos textos e sugerindo melhorias;
  • Automação: essa ferramenta reduz a necessidade de tarefas manuais, economizando tempo na geração de conteúdo;
  • Foco Estratégico: seu uso libera a equipe de marketing para se concentrar mais em questões estratégicas;
  • Consistência: mantém a qualidade do conteúdo, independentemente da quantidade produzida;
  • Identidade: saber como usar o Chat GPT para a produção de conteúdo ajuda a manter uma voz de marca consistente em todos os materiais, reforçando a sua identidade.

Ao usar o Chat GPT para fazer conteúdo, um dos grandes destaques é a versatilidade da IA. Afinal, as possibilidades de textos para produzir e otimizar são praticamente infinitas. Isso inclui formatos como: 

Otimização de blogs

O Chat GPT pode ajudar a escrever e otimizar blogposts, sugerindo textos, melhorias no conteúdo, ajustes nas palavras-chave e insights para melhorar a classificação nos mecanismos de busca.

Criação de roteiros

A ferramenta pode gerar roteiros para vídeos, fornecendo um ponto de partida para a produção de conteúdo audiovisual. Isso inclui ideias de diálogo, narrativas e mensagens-chave, por exemplo.

Descrições de produtos

A Inteligência Artificial é muito útil para gerar descrições de produtos atraentes e informativas. Você pode usá-la para destacar recursos, benefícios e aplicações de itens no seu e-commerce, por exemplo.

E-mail Marketing

O Chat GPT também pode ser usado para criar títulos cativantes, corpo de e-mails persuasivos, sugestões de pautas e chamadas à ação (CTAs) eficazes em campanhas de e-mail marketing ou newsletters. 

Conteúdo para Redes Sociais

Basta entender como usar o Chat GPT para a produção de conteúdo para perceber que ele também ajuda a criar postagens envolventes para redes sociais. Elas podem incluir atualizações, tweets, legendas de fotos, sugestões de hashtags, etc.

Perguntas Frequentes

Com essa tecnologia, você ainda pode facilitar a criação de seções de Perguntas Frequentes (FAQs) em sites, por exemplo, garantindo mais agilidade ao definir e elaborar respostas claras e informativas para dúvidas comuns dos clientes.

Geração de ideias

Outra possibilidade da IA na produção de conteúdo é oferecer sugestões criativas e ideias de conteúdo para superar bloqueios criativos, facilitando o desenvolvimento de novas abordagens para seus materiais.

Tradução e sumarização

O Chat GPT pode ser usado para traduzir conteúdo de um idioma para outro, permitindo a expansão para públicos internacionais. Outra possibilidade é resumir artigos longos, relatórios ou documentos, por exemplo, tornando o conteúdo mais acessível.

Agora que conhece as principais possibilidades de como usar o Chat GPT para a produção de conteúdo, você deve estar se perguntando como fazer isso, na prática. Abaixo, conheça o conceito e as aplicações dos prompts.

Confira 5 exemplos de prompts para utilizar na sua estratégia

O ponto de partida para direcionar a IA na criação de um texto específico é chamado de prompt. Ele é uma instrução ou frase inicial que você fornece ao sistema. O Chat GPT gera texto com base nessa entrada, expandindo-a em um conteúdo mais completo e relevante.

Para esclarecer o que é prompt e te inspirar a utilizá-lo nas suas campanhas, o time da RUNNINGDIGITAL definiu 5 exemplos de comandos para você aplicar na sua criação de conteúdo (publicados originalmente neste post). Confira:

  1. “Me dê ideias de temas para explorar em um Instagram voltado para o Marketing Digital”;
  2. “Diga três temas para um blog do setor automotivo, com foco em carros seminovos”;
  3. “Me liste 5 métricas relevantes para analisar minha campanha de tráfego pago”;
  4. “Me dê notícias globais sobre investimentos em Marketing Digital”;
  5. “Liste todas as datas comemorativas do mês de outubro que tenham ligação com um Instagram voltado para o setor automotivo”.

Lembre-se que as possibilidades são infinitas. Então, basta alterar as palavras conforme as necessidades e características de cada material. 

Um prompt bem formulado ajuda a IA a entender suas intenções. Por isso, dê instruções claras e específicas, aponte o tipo de conteúdo desejado e inclua detalhes relevantes que você deseja que constem no texto.

Além disso, sempre revise e ajuste o prompt conforme necessário, para orientar as respostas na direção desejada. Quando o texto final atender às suas expectativas, ajuste-o pessoalmente, dando um toque humanizado ao material.

Com cases na América Latina, EUA, Europa e Índia, a RUNNINGDIGITAL atua com foco em resultados. Inclusive, também sabemos como usar o Chat GPT para a produção de conteúdo, pois isso nos permite automatizar tarefas operacionais e ter um foco estratégico ainda maior em prol do crescimento de nossos clientes. Clique aqui e explore nossas soluções.

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