Uma das questões mais importantes nas práticas envolvendo o marketing é a integralização das áreas competentes da comunicação de uma empresa. Integrar essas áreas é essencial pois só assim será possível ter uma campanha de comunicação efetiva. E é aí que entra a Comunicação Integrada de Marketing (CIM), uma vez que contamos com várias estratégias de comunicação, em diversos canais, é só uma comunicação integrada que trará efetividade para a mensagem.
E como fazemos isso?
Bom, primeiramente devo lhe dizer que para desenvolver uma campanha de comunicação integrada de sucesso é necessário estar atento ao modo de se comunicar com o seu público, e isso deve sempre estar alinhado ao branding construído para a sua marca, pois ele é o guia do seu posicionamento, propósito e dos valores que carrega e acredita.
Vamos entender teoricamente o que é a Comunicação Integrada de Marketing, como surgiu e para que ela realmente serve. Vamos começar pelo marketing, que é dividido em seus 4 P’s: Preço, Praça, Promoção e Produto.
Preço: é o que se refere ao preço de custo mais o lucro, incluindo também os descontos;
Praça: é considerado o local onde a sua marca/empresa está inserido, aqui entra também a questão da logística e distribuição do seu produto/serviço;
Promoção: de que maneira você oferece o seu produto/serviço, as estratégias de divulgação e da comunicação da marca;
Produto: a definição desse aqui é meio óbvia, pois é nada mais nada menos o que você tem para oferecer ao consumidor, isso não só nas suas propostas físicas, mas também nos sentimentos e emoções que você gera;
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Afunilando todas essas informações sobre os 4 P’s definimos a “Promoção” como a Comunicação Integrada de Marketing (CIM), pois é esse “P” que representa todo e qualquer tipo de comunicação que a marca/empresa faz com o seu público.
É aqui onde conseguimos identificar a importância do CIM, pois, segundo Kotler, papa do Marketing, a comunicação integrada de Marketing é a forma mais eficaz de se ver todo o processo de marketing utilizando a visão do stakeholder mais importante nessa estrutura, a visão do receptor da comunicação.
Esteja atento a TODOS os stakeholders da sua marca
Basicamente, a Comunicação Integrada de Marketing é todo o conjunto de ações, esforços, produtos e articulações comunicacionais por parte de uma empresa ou marca, tendo em vista agregar valor a ela própria ou fixar sua imagem junto a nichos específicos ou/e sociedade como um todo.
Uma linha de pensamento muito valiosa é de que o marketing não deve ser somente voltado para os clientes da marca, ou o target que ela que pretende atingir, mas sim, deve atingir todo e qualquer stakeholder envolvido, e isso vai de fornecedores até a concorrência.
A função da CIM é criar uma linha “padrão” na forma da marca de comunicar-se com os seus stakeholders, fazendo assim com que haja uma unidade e as características e identidade da marca estejam fixadas e reafirmadas nas comunicações feitas por ela.
Vamos identificar os objetivos propostos por toda essa estruturação e integralização da comunicação integrada
Um deles é a criação de uma mensagem coesa, única e de fácil associação que se diferencie das mensagens passadas pelos concorrentes, para que seja possível ganhar e garantir o seu espaço no mercado. Outro objetivo é fixar o produto e/ou serviço, fazendo com que ele seja instantaneamente lembrado no caso de uma possível necessidade. Oferecer incentivo e informação para engajar ao consumidor para que ele prefira adquirir o seu produto/serviço e não o do concorrente, é mais um dos objetivos da comunicação integrada.
Não é nenhuma receita de bolo, mas confira agora algumas dicas de como fazer uma boa Comunicação Integrada de Marketing na prática.
- Primeiro, integre todas as equipes que estão diretamente relacionadas às ações comunicacionais da sua empresa;
- Faça reuniões frequentemente para que haja um alinhamento na forma de se comunicar com o cliente, assim unificando a mensagem passada;
- As artes digitais postas nas mídias sociais devem ter a mesma pegada visual que as artes impressas, reforçando ainda mais as cores e formas escolhidas para compor a identidade visual da marca;
- Seguir a forma de diálogo dos vendedores e pós-venda com o discurso e posicionamento que a marca/empresa segue nas redes sociais;
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Seja uma marca bem vista tanto pelo seu cliente final quanto pelos seus colaboradores
Outro ponto muito importante é a comunicação interna dentro das organizações. A comunicação com o cliente tem de ser a mesma, não importando o canal, por isso é muito importante que haja uma atenção também dentro das corporações, pois é ali que os stakeholders diretos estão, e são eles que carregam a marca em seus uniformes ou marcam a empresa em seu perfil no LinkedIn.
Fazer com que os colaboradores se engajem com a cultura organizacional é essencial. Só assim a imagem da marca será defendida por eles. Por exemplo, se houver uma crise na comunicação interna é possível que o colaborador comece a falar de forma depreciativa sobre a companhia para seus amigos e familiares. Agora, imagine isso em larga escala, em corporações com milhares de funcionários.
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CIM e Branding
Antes de começar a fazer todas as ações que a CIM nos propõem, devemos levar em consideração que, em hipótese alguma, elas poderão serem feitas sem que estejam alinhadas com o branding da marca, pois essa comunicação integrada deve carregar consigo a essência que ela (marca) tem.
Por fim, deixo aqui um dos grandes cases (não só nesse quesito, mas em muitos) que utilizou e utiliza a CIM com maestria. Estamos falando da Coca Cola, marca que consegue ser identificada simplesmente por traços e o tom de vermelho icônico. Para chegar a essa patamar de fixação, não é só possível pela escolha das cores e formas do logotipo, mas sim, por toda e qualquer comunicação que vem sendo feita durante anos, sempre mantendo a riscas suas características e posicionamento. Então lembre-se: CIM não é projeto de meses, é de anos.
Alexandro de Lima
Designer