Conteúdo e Google ADS como estratégias de Marketing para escritórios de advocacia

O Código de Ética e Disciplina da OAB, que determina como devem atuar os profissionais da advocacia, foi atualizado em 2015, buscando se adequar ao marketing digital. Mesmo assim, as normas continuaram restritivas. O Resultado? Dificuldade para o empreendedorismo jurídico e de consolidar a marca dos escritórios. A boa notícia é que o Marketing de Conteúdos e o Google ADS podem ser bons aliados, fortalecendo o marketing para escritórios de advocacia.

Essas duas estratégias são permitidas, mas são diversas as proibições e limitações impostas pela OAB. Podemos citar a proibição de veiculação de propaganda via rádio, cinema e televisão, outdoors, de referências a valores e formas de pagamento, panfletagem e até mesmo à layouts considerados incompatíveis com a ‘sobriedade’ da advocacia. As normas da OAB estabelecem que o marketing na advocacia deve ser apenas informativo, que não configure captação de clientela ou ‘mercantilização da profissão’ – ou seja, todo e qualquer ato com finalidade de produção de produtos e/ou serviços para venda.

É nesse momento, então, que surgem as opções viáveis dentro do Marketing Digital. Como, por exemplo, o Marketing de Conteúdo e o Google ADS. Abaixo, explicamos como cada uma dessas estratégias pode fazer o seu escritório de advocacia crescer sem usar estratégias que não estão em acordo com o código de ética da OAB. Acompanhe!

Marketing de Conteúdo para escritórios de advocacia

Com a proibição a prospecção direta por clientes e às práticas mais comuns de propaganda, uma boa forma de construir marca e atrair interessados para o seu escritório, pode ser a geração de conteúdo de qualidade.

Por exemplo, para um advogado especialista em Direito Penal, uma forma eficiente para demonstrar competência e domínio da área que atua é a criação de artigos para o blog do escritório ou publicando vídeos informativos. Esse conteúdo deve ser prático e responder a dúvidas comuns das pessoas. E claro, fugindo do juridiquês – precisa ser acessível.

Essa estratégia, a divulgação de conteúdo, resolvendo problemas comuns e estabelecendo laços com possíveis clientes é a essência do Marketing de Conteúdo, um tática fundamental no marketing para escritórios de advocacia.

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E onde disponibilizar esse tipo de conteúdo?

É completamente legal, considerando as normas da OAB, o advogado manter um site, ou até mesmo Blog, com o objetivo de divulgar o conteúdo produzido. Outra forma de compartilhar conteúdo é através das Redes Sociais, como, por exemplo, o Facebook. Muitos escritórios utilizam as redes para publicar conteúdo relevante para os seus seguidores.

Mas tome cuidado: já existem posicionamentos oficias que definem certas diretrizes e limitações para as publicações nas redes sociais. A OAB seccional de Pernambuco, por exemplo, emitiu nota proibindo qualquer tipo de publicação, em rede social, que seja patrocinada. Para eles, “(…) esta prática acaba por forçar o cidadão a receber um conteúdo do qual não procurou espontaneamente”.

Guarde essa informação! Adiante, falaremos sobre outra ferramenta, o Google ADS, que permite propagandas sem extrapolar os limites do Código de Ética.

Mas, voltando ao Marketing de Conteúdo, é importante lembrar que além de não estar limitado pelas diretrizes éticas da Ordem, essa estratégia apresenta outros diversos benefícios, como o engajamento, a relação direta com os clientes e a possibilidade de ser efetivo com pouco investimento.

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Google ADS para escritórios de advocacia

Outra possibilidade é a propaganda através do Google ADS, ferramenta do maior site de buscas do mundo. É por meio do Google que o escritório de advocacia pode anunciar seu trabalho na internet, com links patrocinados (seja em pesquisas, YouTube, Gmail, PlayStore…), sem ferir o Código de Ética da OAB.

Isso acontece porque não se estará fazendo uma campanha considerada ostensiva, como veda a Ordem. A empresa somente será encontrada por possíveis clientes que direcionem, voluntariamente, suas pesquisas para a área desejada. Dessa forma, não se considera a prática como captação de clientela. É este o aspecto que faz com que o Google ADS divirja dos anúncios patrocinados em Redes Sociais, que, conforme visto anteriormente, são proibidos.

Mas como funciona? Na rede de pesquisas Google, o anúncio aparecerá de acordo com a busca por palavras-chave, determinada pelo anunciante e pesquisada pelo possível cliente.

Assim, já fica evidente o primeiro benefício do método: somente terão acesso à página aqueles que buscaram por conteúdo relacionado. Logo, são pessoas com maior potencial de conversão.

E vale lembrar que o preço cobrado pelo Google ADS se faz por cliques, ou seja, a empresa só arcará com clientes que efetivamente acessarem o site.

Outro ponto positivo é o financeiro: a empresa tem total controle do orçamento, que pode redirecionar e atualizar seus gastos a qualquer momento, fazendo testes de eficiência e realocando verba para as campanhas que mais tem trazido resultados.

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Concluindo

Diante da renovação feita no Código de Ética da OAB para se adequar às novidades do marketing, mesmo que tenham sido mantidas muitas das restrições e proibições, estão abertas grandes oportunidades para trabalhar o Marketing Digital dentro do escritório de advocacia. Neste artigo, falamos sobre a aplicação e eficiência do Marketing de Conteúdo e da propaganda através do Google ADS.

Ambos os casos tendem a apresentar resultados incríveis para a empresa, com baixo custo e, principalmente, sem infringir eticamente os preceitos da Ordem dos Advogados do Brasil.

Se você quer entender um pouco mais sobre a influência do marketing digital para o empreendedorismo jurídico, a consolidação de novos escritórios e o aumento de procura, entre em contato com a gente!

Por Felipe Telles

Bacharel em Direito 

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