Houve um tempo onde marcas criavam campanhas publicitárias, compravam espaços publicitários em TV, rádio e jornal e suas campanhas estavam completas. Mas agora a realidade é bem diferente. Consumidores estão cada vez mais exigentes e consumindo conteúdo em multiplataformas e de maneiras nunca vistas antes. Os digital influencers, ou influenciadores, mudaram a maneira como consumimos informação.
Pergunte para o seu sobrinho como foi que ele decidiu qual game jogar neste mês ou pergunte para algum amigo se ele tem aprendido alguma língua online ou procurado dicas sobre algum tema com quem entende do assunto na internet. É bem provável que você não terá dificuldades em reunir exemplos de como os digital influencers tem conquistado fãs e se tornado referência para muita gente em vários assuntos.
Viagens, línguas, games, humor, moda… O leque é gigantesco e não é difícil encontrar dezenas de pessoas com milhares de seguidores em todas essas áreas. A pergunta que fica é: a sua marca está pronta para não ser a referência desses influencers em seus conteúdos?
Influenciador é o novo amigo
Influenciadores são capazes se conduzir uma comunidade inteira a comprar determinada marca. Imagine que um youtuber com 1 milhão de seguidores, que ensina inglês online para brasileiros, resolva indicar a plataforma de conversação “A” ao invés de “B” e defenda fortemente a sua posição. Você acredita que os seus seguidores, acostumados a aprender muito com ele e a tê-lo como referência, comprariam a B? Absolutamente não. O influenciador aqui assume o papel daquele amigo que te indica um serviço que já conhece e você, claro, confia.
Dessa forma é importante notar que o digital influencer tem um papel diferente da mídia, ou seja, é algo que os profissionais de marketing precisam lidar e que antes não existia. É aqui que muitos tem enfrentado sérios desafios para surfar nessa onda.
Para que sua marca não deixe de se comunicar com uma grande parcela do seu público, é importante incluir os influenciadores na sua estratégia de marketing e colocar a mão na massa de forma sensata e com muito bom senso, porque influenciador não é mídia.
Leia mais: Como usar videos para vender mais e aumentar o engajamento
Criando campanhas eficientes com digital influencers
Muitas marcas erram em suas estratégias com digital influencers por olharem apenas para número de seguidores e não para quem são esses seguidores. E aqui a pergunta deve ser QUEM e não QUANTOS. Para qualquer ação bem sucedida com influencers é crucial seguir alguns passos. São eles:
– Ter objetivos claros: sua marca deve fazer ações para chegar a algum lugar, não apenas porque o concorrente está trabalhando com marketing de influência.
– Definir qual será o seu público: com quem você está precisando falar? Com quem você precisa falar mais de perto? Defina o seu nicho.
– Definir o seu orçamento: contratar Kefera ao invés de um influenciador com 100 mil seguidores fará muita diferença no seu orçamento. Tenha isso em mente.
– Definir objetivos e metas mensuráveis: você quer maior reconhecimento de marca? Ou mais buzz nas redes sobre o seu novo produto? Defina suas metas e estabeleça números que devem ser alcançados.
– Defina em quais redes vai trabalhar: YouTube, Instagram, Twitter, Facebook… É importante identificar a ou as melhores plataformas para falar com o seu público. Estudo onde você terá mais profundida e alcance e aposte.
– Crie a história que quer contar: trabalhar com storytelling sempre é o melhor caminho. Planeja o que você quer contar, como e para quem.
– Mapeie influenciadores: provavelmente já tem influenciador falando sobre você nas redes. O primeiro passo e identificá-los. Começar por eles é um bom caminho. Claro, é importante mapear todos os digital influencers da sua área e partir disso tomar a melhor decisão. Usar monitoramento online pode te ajudar nisso, como os serviços ofertados da Social Figures.
– Estude e contrate os influenciadores: após todas essas etapas, é hora de estudar qual ou quais são os melhores influenciadores para trabalhar. É crucial que exista conexão entre influencer e marca, tanto em linguagem, valores e que o influencer tenha uma relação verdadeira com o produto do qual falará. Caso a história contada não seja verdadeira, a campanha tem tudo pra ser um desastre.
Claro, após esses passos, produza, distribua e otimize o conteúdo e elabore relatórios sobre as ações. Reavalie tudo o que foi feito e já comece a pensar na sua próxima campanha.
Vale lembrar que nem só de campanha com influencer vive uma marca. Você pode enviar seus produtos para influenciadores e esperar por alguns posts orgânicos, incluindo os famosos recebidos da semana. Aliás, essa pode ser uma boa estratégia para iniciar uma relação com digital influencers.
Leia mais: Como otimizar campanhas no Facebook ADS
Influenciador não é futuro, é agora
No Brasil grandes players tem trabalhado com digital influencers, mas entre médias e pequenas empresas as inciativas ainda são tímidas. Muita gente acredita que trabalhar com influenciadores exige grandes orçamentos, mas isso não é verdade. Uma boa escolha são os micro influenciadores, que são muito eficazes quando se trata de marketing de influência.
Nos Estados Unidos as coisas estão um pouco mais adiantadas. A pesquisa The State Of Influencer Marketing 2018 By Linqia revelou que 92% dos profissionais de marketing dos EUA consideram que suas campanhas com influenciadores foram efetivas e 39% pretendem aumentar seus investimentos com digital influencers.
Leia mais: 3 motivos de porquê você deveria pensar em blogs para empresas
Ou seja, falando em claro em bom português: marketing de influência é um caminho sem volta. Não é modinha e tão pouco é brincadeira. Se sua empresa ainda não está atenta a essa realidade é importante repensar seus próximos passos e incluir os digital influencers em seu planejamento de marketing e comunicação ou o resultado pode ser perda de mercado a curto e médio prazo.
Josafá Rohde
CEO RUNNINGDIGITAL