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Era do textão nas redes sociais: como escrever boas legendas

Houve um tempo em que fazer anotações em cadernos ou bloco de notas era um hábito bem comum. As informações eram organizadas e agrupadas conforme fosse preciso acrescentar novas anotações. 

Com a internet, essa tradição de escrita se expandiu impulsionada por novas tecnologias de comunicação. E-mails, blogs e as próprias redes de relacionamento. Porém, a linguagem mudou e a produção de texto também. A internet tornou os textos mais coloquiais e facilitou a leitura de quem quer a informação de forma mais rápida. 

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O ato de escrever se tornou mais cotidiano, e o fato de ter milhões de informações ao mesmo tempo exige que os textos nas redes sociais prendam os internautas, e não se tornem só mais um post que vai passar pela timeline de cada seguidor por alguns segundos. É por meio das redes sociais que se abre um diálogo com pessoas do mundo inteiro. 

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Independente de produzir ou não conteúdo para a internet, as pessoas estão nas redes sociais com a intenção de socializar. Uma legenda criativa e que instiga o leitor a terminar de lê-la deixa o perfil ainda mais interessante. As pessoas se sentem com vontade de voltar e acompanhar aquele conteúdo. Uma imagem pode sim valer mais que mil palavras, mas uma legenda pode valer mais do que uma foto, quando bem escrita. Eu vou te mostrar como isso pode ser feito. 

Confira dicas de como cativar seu público e escrever boas legendas para as redes sociais

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  1. Seja objetivo. 

A primeira frase precisa ir direto ao ponto para que o público identifique sobre o que se trata o texto e qual a relação dele com a imagem. É essa linha que vai determinar se o leitor vai ler ou não todo a legenda.

  1. Converse com seu público. 

Para escrever boas legendas, você precisa se importar em saber a opinião de quem está lendo sobre o assunto. Escreva como se estivesse em uma conversa com o seu cliente alvo e faça com que essa pessoa sinta vontade de comentar e conversar com você também. Isso gera uma conexão maior e, consequentemente, aumenta o engajamento. 

  1. Use storytelling. 

Histórias cativam o público. As pessoas passam por situações parecidas e contar sobre isso deixa elas vidradas em saber como você resolveu tal situação. Elas procuram por isso, por marcas que se identificam com seus valores. Hoje em dia, a experiência que uma empresa proporciona para o cliente é mais importante do que o serviço em si .

  1. Facilite a leitura.

Use emojis. Além de serem uma forma de expressão de fácil identificação, eles tornam a leitura mais dinâmica e quebram uma carga pesada de texto. Porém, use com moderação. Em caso de exagero, os emojis podem causar efeitos contrários e atrapalhar o leitor. 

  1. Chame o público para alguma ação. 

No fim do texto, faça com que as pessoas queiram ficar por ali e conhecer um pouco mais sobre a sua conta. Use ações como: curte, comente, compartilhe, clique, confira, e por aí vai. Instigue o público a ficar ali por mais alguns minutos. 

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Dica extra de como escrever boas legendas: Ao fazer uma pergunta ao público, escreva sempre no singular para direcionar a pergunta à pessoa que está lendo. Assim, você faz ela se sentir especial. Te dou exemplos: “Você já passou por isso”, “Você gostou deste texto?”, direcione sempre para um único leitor. 

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Não existe uma receita para criar legendas, mas algumas coisas podem ajudar. Planeje, aplique as nossas dicas e drible os bloqueios criativos. Não tem como dar errado! E aí, tá preparado para dominar a internet? Acompanhe nossos conteúdos e esteja por dentro do mundo do marketing digital. 

Diane Bikel
Estagiária de Conteúdo

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