O fim dos likes no Instagram já é uma realidade e vem causando discussões dentro e fora do Marketing Digital. Se para muitos usuários brasileiros a medida da rede social foi uma surpresa, dentro do meio essa mudança já era esperada. Desde maio de 2019, o Instagram já havia anunciado, durante conferência anual do Facebook, que estaria testando uma nova forma de exibir o número de likes de uma foto ou vídeo. Oficialmente, a retirada das curtidas nos posts ainda é um teste, mas na prática, essa transformação na rede social já é dada como certa.
Essa mudança implementada pela plataforma já vinha sendo feita com usuários no Canadá e o Brasil foi o segundo país a atualizar o recurso. Na verdade, o fim dos likes no Instagram é mais visual do que prático. Isso porque as curtidas foram ocultadas apenas, por enquanto, do público geral. Sendo assim, o dono do perfil ainda continua sabendo quantas pessoas deram likes na sua foto ou visualizaram o seu vídeo. Entretanto, isso já é o suficiente para que muitos fiquem se questionando como ficam as estratégias de Marketing Digital com essas mudanças e se isso afetará influenciadores ou as empresas.
A primeira coisa que você precisa ter em mente, antes de continuar a ler esse texto, é que se você possui uma estratégia digital apenas baseada no número de likes, está na hora de repensar completamente esse foco. Na verdade, você nunca deveria ter se prendido a isso. Quer entender porque? Então siga na leitura e descubra porque o fim dos likes no Instagram não podem impactar seu plano de Marketing Digital.
Mas qual o motivo para o fim dos likes no Instagram?
Antes de explicar de fato como o fim dos likes no Instagram não pode influenciar na sua estratégia de Marketing Digital, é essencial entender o motivo dessa mudança estar ocorrendo. Inclusive a justificativa da plataforma vem muito de encontro com a postura esperada por um profissional que trabalha com Marketing Digital.
De acordo com a empresa, a decisão de decretar um período de teste com o fim dos likes no Instagram surge a partir de uma necessidade muito maior de uma série de ações que buscam transformar a plataforma em um espaço menos tóxico para a saúde mental de quem usa. Busca-se desmistificar a competição por seguidores e curtidas, que muitas vezes coloca em risco o psicológico e desqualifica o conteúdo postado na rede social.
Você provavelmente já se viu ou presenciou alguém criando uma realidade paralela no Instagram, não é mesmo? Essa crítica é fortemente discutida e defendida por psicólogos e profissionais da saúde. A pressão social por uma perfeição online tem causado impactos muito perigosos, expressos inclusive com alguns casos graves. Um dos mais recentes que causou repercussão entre famosos e influenciadores digitais foi o suicídio da blogueira Alinne Araújo, de 24 anos, que após ser abandonada no altar pelo noivo, decidiu se casar sozinha. No Instagram, Alinne decidiu compartilhar os vídeos e fotos de sua cerimônia e o caso repercutiu na web, com comentários negativos e discursos de ódio. Após a morte de Alinne, diversos usuários se manifestaram afirmando que os comentários influenciaram no suicídio da jovem.
São casos como esse que tem feito o Instagram refletir sobre o papel da rede social e passou a adotar ferramentas e estratégias que levem muito mais a sério o bem-estar e a saúde mental dos seus usuários. Antes mesmo da medida do fim dos likes no Instagram, a plataforma adotou ferramentas anti-bullying, como uma que pede dupla confirmação para comentários identificados como agressivos. Além disso, tanto Facebook como Instagram contam com equipes focadas em análise de denúncias feitas pelos usuários de perfis ou comentários que possam incitar algum crime virtual ou agressão.
Tudo isso impacta diretamente no conteúdo produzido. Com o fim dos likes no Instagram, a plataforma espera que os usuários deixem de “postar por postar”, para passarem a produzir fotos e vídeos que impactem realmente seus seguidores de alguma maneira. Trazer mais realidade e proximidade com assuntos que interessem ao público e, claro, ao próprio usuário.
É exatamente quando falamos de envolvimento e impacto que entra em jogo o Marketing Digital. Abaixo você confere algumas dicas para entender como o fim dos likes no Instagram pode ajudar na sua estratégia digital.
O foco agora é qualidade e não quantidade
O fim dos likes no Instagram gerou muita discussão justamente porque até então muitas empresas e até mesmo agências de Marketing Digital entregavam seus resultados apenas medindo o número de curtidas e seguidores. Entretanto, esse tipo de avaliação é apenas uma “métrica de vaidade”. Se esse termo é novo para você, saiba que ele é comumente utilizado para se referir a dados, como curtidas, que servem muitas vezes para proporcionar uma satisfação momentânea e visual de resultado. Todavia essas métricas podem acabar não representando de fato como a estratégia está dando resultados efetivos ao seu negócio.
O número de curtidas nunca deveria ter sido utilizado como uma ferramenta de avaliação de resultados. Na verdade, quando falamos sobre relatório de resultados devemos levar em conta as taxas de envolvimento e conversões que determinado conteúdo e perfil gerou. Ou seja, um bom volume de usuários que comenta, compartilha ou clica nos links de uma publicação ou são levados a entrar no site da empresa, sempre será a melhor maneira de se conseguir mensurar numericamente como o conteúdo está impactando o público.
Quando se avalia a qualidade dos seus posts no Instagram e como eles estão performando, você deve dar atenção essencial a essas métricas que te ajudam a criar oportunidades de vendas ou em ações que incentivam os seus seguidores a irem adiante no processo de conversão.
Com o fim dos likes no Instagram passa a ser evidente no mercado àqueles que utilizam o Marketing Digital com estratégias relevantes, autênticas e focadas em gerar interações com os seguidores, com conteúdo mais profundo, que envolva e instigue alguma curiosidade ou sentimento. Gerar valor é a palavra-chave na essência do Marketing de Conteúdo com excelência.
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Marketing Digital é mais do que redes sociais
Lembre-se sempre que as redes sociais não devem ser as únicas ferramentas estratégicas para fortalecimento da sua marca, seja ela para vender algum produto ou até seus serviços pessoais. Uma boa estratégia de Marketing Digital utiliza Instagram, Facebook ou qualquer outra plataforma como um complemento, um meio, e não um fim. Ou seja, tenha como aliado outras ferramentas, como e-mail marketing, textos em blogs, Google ADS, entre outras táticas.
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Falando em plano de negócio, esse é um ponto importante de mudança a partir do fim dos likes no Instagram. Passa-se a ser necessário um planejamento mais fundamentado com focos reais do que se busca de fato nessas redes sociais. Isso acaba valendo muito mais para influenciadores digitais, tópico que explicamos um pouco mais abaixo.
E os influencers, como ficam?
É inegável que o fim dos likes no Instagram tenha causado alvoroço entre influenciadores digitais e blogueiros. Isso porque, até então, muitos deles ofertavam seus posts para marcas apenas utilizando o número de curtidas e seguidores. Se antes, eles conseguiam convencer empresários a investirem em seus perfis apenas com essas métricas, talvez agora com o fim dos likes no Instagram, esses influenciadores passem a ter que implementar em seus planos de negócios estratégias mais reais, com relatórios completos que incluam números de envolvimento e impressões que seus perfis possuem.
A necessidade de se ter uma equipe de Marketing Digital por trás dos perfis de influenciadores já era sentida por muitos. Essa exigência vinha ocorrendo por conta do grande número de usuários que acabam realizando a compra de seguidores e curtidas. Na prática, ter um profissional que entenda e planeje uma estratégia contundente de Marketing Digital facilita em muito o convencimento de que vale a pena uma marca investir em determinado influencer, afinal, demonstra profissionalismo e consciência sobre o verdadeiro impacto que o perfil tem com seu público, conhecendo-o e compreendendo qual conteúdo seus seguidores esperam.
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Como você percebeu, o fim dos likes no Instagram, na prática, deve ser sentido dentro do Marketing Digital apenas por àqueles que até então mensuravam seus resultados tendo como ponto de referência as curtidas dos seus conteúdos. Chegou o momento de refletir como suas publicações envolvem e impressionam seus seguidores e quantos deles de fato se importam com o que você produz. É preciso encarar as redes sociais como meios em constante movimento em que o que você fez ontem, hoje pode não funcionar mais. É preciso inovar, ousar e, claro, avaliar sempre seus acertos e erros.
Até a próxima!
Luiz Fernando Carreirão
Gerente de Conteúdo