Vivemos em um mundo extremamente veloz. A internet, mais especificamente as redes sociais, diminui não apenas os limites e espaços geográficos, como também, e principalmente, acelera a disseminação de informação. Hoje, em questão de segundos, um tweet ou post pode viralizar. Além disso, o público também vem se transformando na mesma velocidade ou até mais rápido que as próprias redes sociais. Os padrões de consumo são outros, a maneira como as pessoas se relacionam entre si e com as marcas no ambiente virtual também.
A crise pode começar durante o dia, à noite ou na madrugada. Basta um compartilhamento demonstrando a insatisfação ou apontando algum erro para que a sua marca tenha que lidar com uma gestão de crise nas redes sociais. A grande questão é: o que fazer quando isso acontece?
![Imagem para ilustrar o texto sobre gestão de crise nas redes sociais](https://runningdigital.com.br/wp-content/uploads/2021/09/gestao-de-crise-nas-redes-sociais-6-1-1024x684.jpg)
Bom, vamos começar com o primeiro grande erro de muitas empresas: querer cortar o mal pela raiz. Se por algum momento você pensar que é uma boa ideia excluir ou ocultar o problema, eu te digo que esse é um dos grandes motivos que faz com que pequenos mal-entendidos e possíveis falhas de comunicação se tornem uma crise. Esse tipo de atitude é o caminho para que a situação fuja do controle. E, no caso de uma crise nas redes sociais, ter o controle na narrativa é fundamental.
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Não há receita de bolo para lidar com o público nas redes sociais. Mas há algumas regras necessárias que você precisa estar atento ao se deparar com uma crise. Dentro das redes sociais, tudo o que a sua marca faz e comunica é avaliado e validado pelo público. Portanto, a primeira dica é: tenha muito claro o que você está fazendo naquele canal e quais são os princípios da marca.
Monitore sempre
Você não precisa ficar 24h na internet para gerir uma crise. Mas, você também não precisa esperar a crise estourar para resolver um problema de insatisfação do cliente, por exemplo. Por isso, é importante monitorar o que é dito sobre a marca, em quais canais ela está sendo falada e quem está comentando sobre ela.
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Às vezes, você tem uma presença exclusiva em um canal, mas em outro tem alguém fazendo críticas ao seu conteúdo ou campanha. Se você não monitora e não tem conhecimento disso, não tem como resolver o problema antes que ele tome proporções maiores e impacte negativamente na imagem da sua marca.
Além disso, a autenticidade pode tirar você de muitos apuros. Se você tem muito claro e definido quais são os valores da empresa, precisa passar isso para o público. Quanto mais fiel você for a esses pilares, mais as pessoas vão acreditar e confiar em você. Quando você constrói esse tipo de relação, os próprios usuários ajudam você a passar pela crise. Porque eles sabem quem é a sua marca e esse é um dos recursos mais valiosos que você pode ter durante uma crise nas redes sociais.
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Não ignore as críticas e assuma os erros
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É claro que toda crise gera um impacto na marca. Não tem como evitar os arranhões. Mas você pode olhar, também, por uma outra perspectiva. A crise amplifica a sua marca e potencializa a sua voz. Neste caso, cabe a você saber como utilizar essa audiência a seu favor. Uma boa gestão de crise depende de três fatores: transparência, autenticidade e comunicação interna. Vamos a eles:
- Transparência
Não adianta tapar o sol com a peneira. Hoje a transparência na rede social é vital para uma boa reputação da marca. Se você errou, peça desculpas publicamente. Se houve um equívoco ou falha na comunicação com o cliente, explique de maneira clara e objetiva o que aconteceu. Não ignore ou apague comentários, esteja preparado para respondê-los. Seja cordial e educado. E o principal, não alimente contas fakes. Saiba identificar um usuário real e dedique seu tempo para compreender qual é a crítica dele em relação a marca.
- Autenticidade
Por trás de uma rede social, existem pessoas e o público sabe disso. Quanto mais humana for a sua gestão de crise, melhor as pessoas vão reagir a isso. No final das contas, a rede social é feita por pessoas que interagem entre si e quanto menos robotizado for o atendimento da sua marca nesse ambiente, melhor. Isso significa: nada de copiar e colar.
Numa crise, você vai ter que responder cada comentário da maneira mais pessoal possível, para que o público perceba que está falando com pessoas e não robôs. Então, se você passar por alguma crise, coloque um time de marketing pronto para gestionar isso. Tenha diretrizes muito claras do que pode e o que não pode ser dito e foque seus esforços em se comunicar e se relacionar da maneira mais saudável possível com o público. Ah! E o principal: não demore. O fator tempo é o que pode determinar o sucesso ou não da sua gestão de crise nas redes sociais. Você precisa lidar com a situação antes que ela fuja do controle.
- Comunicação Interna
Muitas gestões de crise nas redes sociais vão por água abaixo porque algum colaborador ou funcionário faz um comentário que inflama a situação ao invés de controlá-la. Isso é muito comum, mas totalmente solucionável. É muito importante que todo o seu time esteja sintonizado e falando a mesma língua. As regras de comunicação precisam estar muito claras e compartilhadas com todos e o principal: no momento em que a crise estourar, defina quem são os únicos responsáveis e autorizados a se comunicar pela sua marca nas redes. Mesmo que a intenção seja positiva, o que é na maioria dos casos, uma palavra mal interpretada pode ser muito prejudicial.
Como falei, não há receitas de bolo para uma gestão de crise nas redes sociais. É preciso avaliar cada situação e compreender o impacto que ela pode ter na sua marca. Mas, com transparência e uma boa comunicação, você pode contornar a crise e ainda atingir resultados positivos como a conquista de novos lovers – pessoas que vão advogar e defender a sua marca; fidelizar ainda mais seu público – pensando justamente em transformá-lo em um advogado da marca e, claro, conquistar novos clientes.
Talvez a dica mais valiosa que eu posso entregar no que diz respeito à gestão de crise nas redes sociais seja algo meio óbvio, mas acredite em mim, é a parte mais difícil. Não entre em pânico. Não congele. Como já disse antes, o que vai definir o sucesso da sua gestão de crise é o tempo. Você precisa se posicionar e responder de forma objetiva, ágil e eficiente.
![Imagem para ilustrar o texto sobre gestão de crise nas redes sociais](https://runningdigital.com.br/wp-content/uploads/2021/09/gestao-de-crise-nas-redes-sociais-3-1024x683.jpg)
Outra dica, muito importante, não se deixe levar pelas críticas. Você precisa se distanciar emocionalmente para conseguir lidar com a situação. Muitas vezes, quando não a maioria delas, os ataques são para desestabilizar e perpetuar ainda mais a crise. Nesses casos, apenas seja cordial.
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Checklist para gestão de crise nas redes sociais
Para encerrar, elenquei um checklist para te ajudar a estar preparado para qualquer crise dentro da internet:
1. Crie um pré-plano de gestão de crise:
Como marketing ou comunicador responsável pela marca, você precisa ter conhecimento de todas as campanhas e conteúdos divulgados. Com esse ponto de partida, avalie os possíveis problemas que podem surgir em relação ao público e crie um plano de como lidar com essas situações. Isso vai te ajudar a ter mais agilidade e estar mais preparado.
2. Monitore as redes sociais
Monitore todos os canais em que a sua marca está presente e também onde o seu potencial público pode estar. Se possível, use ferramentas de monitoramento. O Google Alerts é uma opção gratuita e funciona muito bem para você monitorar o que está saindo sobre a sua marca na internet.
3. Descubra se é uma crise ou não
Muitas vezes a crise não é uma crise, de fato. Conteúdos mal interpretados, insatisfação do cliente com algum produto ou até mesmo erros por parte da empresa, podem ser resolvidos com um bom atendimento e não precisam se transformar em uma crise. O importante é perceber o impacto que aqueles comentários estão causando na imagem da marca e o potencial de viralização na rede.
4. Seja ágil, use o tempo ao seu favor
Ao identificar a crise, monte um plano de execução prático e rápido. Se você tem em mente e sabe quais os pilares e valores da empresa, use isso ao seu favor.
5. Reconheça o problema e peça desculpas
Regra básica: se você errou, peça desculpas ao público. As pessoas nas redes sociais são muito mais respectivas a quem reconhece o erro e assume ele, de maneira transparente. Escute seu público, entenda os argumentos e as críticas.
6. Responda na mesma rede social onde se originou a crise
Não leve a crise de canal para canal. Se o problema começou no Twitter, gestione por lá. Se teve início no Instagram, use das ferramentas que aquela rede oferece para resolver da melhor forma possível. Carregar o problema para outra rede social só vai amplificar a ajudar a viralizá-lo.
7. Aprenda com a crise
É muito importante você documentar todo o processo de gestão de crise. Como ela aconteceu, qual foi o fator que desencadeou o problema, como foi resolvido, quais foram as principais críticas e comentários. Essas informações vão te ajudar a melhorar a reputação da sua marca e evitar que outras crises semelhantes aconteçam.
Não tem como fugir das críticas. O importante é saber como lidar com elas e ter estratégias para evitar que se transformem em uma crise. Espero que esse conteúdo te ajude a manter um bom relacionamento da sua marca com o público nas redes sociais. Até a próxima!
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Thaís Teixeira
Assistente de Marketing