Métricas em redes sociais: o guia completo para entender todas

Métricas em redes sociais: o guia completo para entender todas

A confusão é generalizada: métricas em redes sociais, quais delas usar? A quantidade de métricas é gigante e muita gente se perde olhando para números que não fazem sentido para o seu negócio. De modo geral, as marcas buscam engajamento nas redes, mas para outras empresas, informações que vão além disso podem ser mais importantes.

Por isso, é importante ter claro os reais objetivos nas redes sociais e, a partir daí, definir os KPIs que irão nortear as estratégias, tendo como base relatórios com métricas que fazem sentido para a organização. Por exemplo, para um portal de mídia é importante ganhar seguidores e atrair visitantes para o site, porém, para um e-commerce o principal objetivo pode ser a venda de produtos. Cada negócio é diferente e cada um exige métricas específicas.

Venha com a gente no post de hoje e entenda de vez as métricas em redes sociais e saiba como escolher aquelas que fazem sentido para a sua marca.

Métrica: Número de seguidores

Essa é considerada por muitos uma daquelas métricas de vaidade, afinal, número de seguidores na prática não quer dizer muita coisa, já que uma multidão de fãs pode não estar engajada ou até mesmo ter sido conquistada a custos altos. Obviamente ter milhares de seguidores gera impacto para quem vê de fora, mas se a ideia é ir mais a fundo, talvez seja importante entender o quanto destes seguidores estão realmente conectados com a marca. E é aí que vamos a próxima métrica.

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Métrica: Engajamento

Métricas em redes sociais: o guia completo para entender todas

Essa é a métrica mais comum entre as marcas. Para a maioria das companhias, o principal objetivo de estar no Facebook, Instagram, Twitter ou Linkedin é engajar seus públicos. Para entender se as estratégias têm sido eficazes, é importante quantificar comentários, curtidas e compartilhamentos e acompanhar a evolução do engajamento.

Além disso, especialmente para quem usa o engajamento como bússola, é fundamental fazer monitoramento nas redes sociais, entendendo se esses comentários são positivos, negativos ou neutros, e incluir essas variáveis nos relatórios de métricas em redes sociais.

A métrica de engajamento é importante para quem busca se aproximar dos seus consumidores e tenta estar presente no dia a dia da audiência.

Métrica: Alcance

Para outras empresas, mais que engajamento, o alcance da publicação é o objetivo. Essa métrica está diretamente ligada ao engajamento, mas nem sempre engajamento traz alcance. Por isso, o custo por mil é usado aqui para definir o sucesso ou insucesso das estratégias da empresa nas redes. Muitas vezes o impacto gerado não consegue justificar o custo despendido para produzir o conteúdo.

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Métrica: Número de cliques

Para quem trabalha, principalmente, com mídia – e vende espaços publicitários em seu portal – é importante atrair tráfego e, com isso, faturar. Para esse tipo de negócio, e outros que estão focados em gerar leads, os cliques conquistados nas redes são os números mais importantes. Porém, vale ressaltar que para trazer visitas é preciso de alcance e engajamento.

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Número de conversões

E há ainda quem vá mais a fundo, onde as estratégias nas redes devem refletir em conversões no site da empresa, que podem ser vendas, leads ou outras ações. Essa estratégia mais agressiva, busca ver relação direta entre os posts nas redes e os resultados conquistados.

É importante ressaltar que o número de conversões irá depender de todas as métricas anteriores citadas neste post, mas que apenas cliques, engajamento ou alcance não bastam, é preciso converter. Isso porque para quem usa essa métrica, no final do dia não importa quantas pessoas entraram no seu site, o que importa é quantas compraram, afinal, visitas, curtidas e seguidores não pagam as contas.

Mais métricas para ficar de olho

Para quem usa as conversões como métrica chave, pode ainda calcular ROI (Retorno sobre o investimento) e o CAC (Custo por aquisição), fazendo as contas sobre os resultados obtidos, comparando com os recursos investidos, que são custo com agência ou funcionários, eventuais impulsionamentos de publicações entre outros custos.

Métricas refinadas

Você deve estar se perguntando: “o meu painel de relatórios tem tantos outros números. Onde eles estão neste texto?”. A maior parte destas métricas ~infinitas~ dizem respeito a quantos tempo vídeos foram assistidos, horários de maior visualização e etc.. Esses dados são úteis, mas como parâmetros para otimizações das postagens. No aspecto amplo, é importante definir alguns poucos KPIs e focar apenas no que realmente faz a diferença para o negócio.

Como encontrar e analisar as métricas

Métricas em redes sociais: o guia completo para entender todas

Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin tem investido cada vez mais para oferecer métricas detalhadas. Com um pouco de tempo, explorando relatórios, é possível obter insights valiosos. Abaixo, de forma resumida, o caminho para você encontrar os números e usar apenas aqueles que fazem sentido para o seu negócio:

No Facebook: na aba “informações” a rede social oferece, com riqueza de detalhes, dados de engajamento, alcance, número de seguidores e mais.

Twitter: pelo Twitter, uma forma fácil de verificar o alcance de um post é clicar na parte inferior do twitte no símbolo de um gráfico. Mas há ainda o Twitter Analytics, com métricas bem mais detalhadas.

Instagram: essa rede social também fornece informações de alcance e engajamento post a post. No perfil, ao clicar no símbolo de gráfico, é possível ter acesso ao desempenho geral da página.

Linkedin: na página corporativa é possível ter acesso a análises e dados sobre o desempenho na rede social. De forma bem fácil, cada post traz seu alcance total, engajamento e outras métricas.

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Dica extra

Para quem trabalha com várias redes e tem um bom volume de seguidores e interações, pode ser importante contratar um software de gerenciamento de redes sociais e ganhar produtividade.

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Como medir cliques e conversões em todas as redes

Para quem quer medir cliques, uma forma fácil de observar a eficácia da publicação, é usando encurtadores de URL, que oferecem relatórios de cliques de forma acessível. Os mais famosos são bit.ly e goo.gl. E para quem busca medir conversões, é importante que as URLs das publicações estejam configuradas com UTM, para conseguir obter esses dados no Google Analytics. Se você não sabe como criar esse tipo de URL, assista a este vídeo. É fácil e você deve usar sempre.

E você, já identificou quais métricas são importantes para a sua marca? Deixe um comentário contando pra gente!

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Josafá Rohde
CEO RUNNINGDIGITAL

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