O que é e como funciona o Google ADS? Conheça as principais formas de anunciar

Se você está inserido, pelo menos um pouquinho, no mundo do marketing digital já parou para se perguntar o que é e como funciona o Google ADS, certo? Bem resumidamente, o Google ADS é uma plataforma de publicidade online onde, ao invés de você anunciar para um público-alvo genérico, você alcança exatamente os consumidores que estão interessados no seu produto ou serviço. Parece maravilhoso, né? E é mesmo!

Com certeza você já observou uma tag com a descrição “anúncio” nos resultados de qualquer pesquisa de primeira página, certo? Estes resultados vêm de campanhas do Google ADS, ou seja, são pagos por empresas que desejam aparecer nos primeiros lugares da página de pesquisa, de acordo com a palavra-chave, termo ou frase digitada no buscador. Esta é uma maneira simples de entender o que é e como funciona o Google ADS.

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Google Adwords x Google Ads, o que mudou?

Se você acompanha os produtos e novidades do Google, deve ter percebido que de uns tempos para cá (mais precisamente no dia 10 de julho) o Google Adwords passou a se chamar Google ADS. Além do nome, a nova proposta da plataforma é garantir experiências mais simples para o usuário, entregando anúncios que funcionem para todos os lados. Na prática, o novo nome reflete o que a plataforma se transformou há algum tempo – indo muito além dos anúncios de pesquisa: um player para anunciar em busca, display e vídeo. 

Além disso, outros 3 tópicos foram reforçados junto com a alteração de nome, são eles: valor, transparência e confiabilidade.

A Importância do Monitoramento de Redes Sociais para o seu negócio

O que é e como funciona o Google ADS?

A plataforma de gerenciamento de anúncios e publicações do Google ADS possibilita que os anúncios sejam criados em diferentes formatos. Em seguida, vamos falar um pouco sobre as principais possibilidades disponíveis. Entender o que é e como funciona o Google ADS vai fazer com que o seu negócio decole na internet. Vamos lá?

Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa é a maneira mais clássica que o Google ADS oferece para exibir os anúncios. Aqui, você coloca as palavras chaves que tem relação com o seu negócio e os tipos de correspondência (ampla, frase, exata, entre outras) e conforme as pessoas vão pesquisando, os resultados vão aparecendo. As campanhas do Google ADS oferecem uma gama bastante extensa de segmentações, por isso vale a pena planejar e entender qual o comportamento do seu público.

Rede de Display

Esta opção de anúncio oferecida pelo Google ADS possibilita que você alcance os seus clientes conforme eles utilizam o sistema de busca do Google ou visitem sites parceiros. O anunciante pode escolher ainda diversas formas de segmentação e veiculação desses anúncios. Veja abaixo apenas algumas das inúmeras possiblidades:

  • Palavras-Chave: os anunciantes escolhem uma lista de palavras-chave relacionadas ao seu produto ou público alvo. O Google ADS então exibe seus anúncios em páginas de sites onde estas palavras possam ser encontradas. Ainda há a possibilidade de anunciar através de banners para pessoas que procuraram determinadas palavras no Google nos últimos dias – uma forma barata e assertiva de chegar a um cliente de fundo de funil, com efeito semelhante às campanhas de busca.
  • Canais: o anunciante define em quais canais (sites ou apps) da rede de display o seu anúncio deve ser exibido.
  • Tópicos: o anunciante escolhe tópicos de páginas em que gostaria de ter os seus anúncios exibidos, sem precisar especificar palavras-chave ou canais. Por exemplo, um concessionário poderia anunciar para pessoas em tópicos como ‘veículos’.
  • Demográfico: com base no histórico de pesquisas, o Google classifica seus usuários de acordo com sua eventual idade, sexo, renda, parentesco e interesses.
  • Remarketing: é possível criar mensagens customizadas com base no histórico de navegação de pessoas no site de anunciantes.

Além disso, o anunciante ainda pode, pode exemplo, anunciar por canais para pessoa de idade específica, renda X e excluir os demais.

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Google Shopping

Se você tem o hábito de comprar e comparar preços de determinados produtos pela internet, vai entender com facilidade o que é e como funciona o Google ADS e o Google Shopping.

O Google Shopping funciona como uma vitrine virtual de lojas que foram cadastradas em sua plataforma. A diferença é que sua integração é feita diretamente ao Google e, dependendo do tipo de busca realizada, os produtos do Google Shopping aparecem como resultados patrocinados de pesquisa. Enquanto isso, uma página dedicada exclusivamente ao Google Shopping disponibiliza todos os produtos separados por categoria, marca e valor. Se você tem um e-commerce, por exemplo, entender o que é e como funciona o Google ADS pode trazer resultados reais para o seu negócio.

Aqui, os benefícios são grandes. Como os primeiros resultados de busca já trazem informações muito relevantes para o usuário, a taxa de cliques tende a ser muito maior e a captação de leads se torna muito mais qualificada.

Anúncios em Vídeo no YouTube

Uma coisa é certa: os conteúdos com desdobramento audiovisual são a bola da vez. Mais da metade dos profissionais de marketing digital afirmam que os vídeos proporcionam o melhor retorno sobre o investimento.

O Youtube por exemplo, tem mais de um bilhão de usuários! Este número representa um terço de toda a população com acesso à internet do planeta. Se você procura por mais números surpreendentes, continue lendo:

  • Mais de 300 horas de upload de vídeos são realizados a cada minuto;
  • O YouTube recebe 30 milhões de visitantes por dia;
  • Ao todo, são 3,5 bilhões de horas assistidas mensalmente na plataforma;
  • 6 a cada 10 pessoas preferem assistir vídeos online do que na televisão.

E o que isso tudo quer dizer? Quer dizer que não dá para ignorar números tão expressivos, afinal os anúncios no YouTube representam uma oportunidade única de alcançar a sua audiência por meio de vídeos. Tudo isso com recursos como controle de gastos, segmentação de público-alvo e mensuração dos resultados.

No YouTube você pode ter todas as segmentações oferecidas para a Rede de Display, podendo anunciar por interesse, idade, sexo, canais no YouTube, Remarketing e muito mais.

Concluindo

E então, o que você achou das possibilidades do Google ADS? Se precisa de ajuda para começar a anunciar ou obter melhores resultados com suas campanhas, você pode entrar em contato com a gente por este link!

Ah, e não esqueça de deixar um comentário contando o que você achou deste post.

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Luana Firmo

Content Marketing

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