O que é marketing de performance e como isso revoluciona o marketing

O que é marketing de performance e como isso revoluciona o marketing

O marketing de performance tem se tornado um fenômeno e que vem revolucionando a forma com que empresas gerenciam suas verbas de marketing. Isso porque o marketing de performance é 100% mensurável e 100% focada em resultados. Para entender um pouco melhor como o marketing de performance se diferencia do marketing tradicional, veja o exemplo a seguir.

Como é no marketing tradicional

Imagine que você anunciou o seu novo produto em um canal de televisão. A emissora, previamente, fornecerá a expectativa de audiência daquele programa, entre outros dados. Mas de forma bem prática é possível afirmar que você não saberá quantas pessoas efetivamente assistiram aos anúncios, já que a audiência de televisão é calculada por amostragem, assim como não saberá se da audiência estimada quantos estavam assistindo realmente (estima-se que 60% das pessoas que assistem televisão estão apenas ouvindo) e, provavelmente, não conseguirá medir o real impacto no seu volume de vendas.

O que é marketing de performance e como isso revoluciona o marketing

Podemos usar essa mesma situação para anúncios em jornais, revistas, entre outras mídias que não são capazes de entregar relatórios completamente confiáveis sobre os seus resultados – ou até mesmo para anúncios na internet que não estão sendo mensurados e otimizados. Isso não quer dizer que essas mídias e estratégias não sejam eficientes, quer dizer que elas nem sempre conseguem provar o seu valor. Ou seja, a mídia tradicional tem mostrado resultados ao longo do tempo, mas não consegue entregar relatórios tão ricos quanto os dados que podem ser obtidos em meios digitais.

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Marketing de performance vs. marketing tradicional

O exemplo que acabamos de citar traz uma realidade que é exatamente o contrário do marketing de performance. No marketing de performance o objetivo é investir em mídias capazes de entregar resultados exatos, incluindo quantas pessoas assistiram a um vídeo anunciado na internet, por quanto tempo o vídeo foi assistido, em quais dispositivos, quantas visitas o anúncio trouxe ao site e quantos leads ou vendas foi capaz de gerar como resultado. O  mesmo vale para anúncios no Google, Facebook ou outros sites.

Afinal, o que é marketing de perfomance

O que é marketing de performance e como isso revoluciona o marketing

Marketing de performance é um conjunto de estratégias e táticas de marketing digital focadas em resultados, com o objetivo de gerar receita, cliques, impressões ou leads usando dados para otimizar campanhas e anúncios. O marketing de performance irá alterar ou desativar campanhas que não tenham bom desempenho, e trabalhar com números para tomadas de decisão. Esse conjunto de ações e táticas são capazes de trazer resultados mensuráveis para a empresa.

O marketing de performance geralmente usa, para alcançar os seus objetivos, mídias como Google Adwords (incluindo rede de pesquisa, display e Youtube), Facebook ADS, Mídias Programática, SEO, UX (experiência do usuário com o site), entre outros.

Para resumir: marketing de performance são estratégias de marketing digital 100% focadas em resultados, sejam vendas, leads, cliques ou outras metas da marca.

Quem utiliza e para quem é indicado o marketing de performance?

O marketing de performance pode ser usado por qualquer empresa que queira, através da internet, alcançar novos clientes. O leque vai desde empresas B2B, como companhias de software, até empresas B2C, como concessionárias, construtoras e lojas de roupas.

O que é marketing de performance e como isso revoluciona o marketing

O marketing de performance é fortemente indicado para empresas que precisam gerar leads ou vendas em e-commerce, pois nesses casos suas receitas estão diretamente ligadas a campanhas eficientes.

Como o marketing de performance está revolucionando o marketing

Por muito tempo os departamentos de marketing foram vistos em várias empresas como áreas com custos altos e poucos resultados efetivos. O marketing de performance tem revolucionado a forma com que as empresas enxergam os seus departamentos de marketing. Com o marketing de performance as equipes conseguem comprovar quais foram os resultados reais em vendas, por exemplo. O marketing sai do limbo onde os relatórios traziam apenas informações sobre quantas pessoas viram o anúncio para dizer quantas dessas pessoas compraram e qual foi o ROI da campanha (retorno sobre o investimento).

O que é marketing de performance e como isso revoluciona o marketing

Essa revolução tem feito com que empresas consigam diminuir seus investimentos em marketing na medida em que melhoraram seus resultados, investindo suas verbas onde dá resultado de verdade.

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Como implementar o marketing de performance

O marketing de performance exige uma mudança de postura tanto de executivos, quanto de gerentes e coordenadores de marketing. É preciso sair da ótica tradicional para ver o marketing a partir de um ponto de vista onde a frase “se não vende, não serve” vire mantra. Assim como todas as decisões devem ser baseadas em dados e pesquisas.

O primeiro passo prático para começar a trabalhar com o marketing de performance, é contratando uma agência de performance e reestruturar e otimizar as estratégias e táticas de mídia da companhia.

O que é marketing de performance e como isso revoluciona o marketing

Para começar a ser efetivo com o marketing de performance, a agência provavelmente irá focar inicialmente em algumas táticas básicas:

  • Diminuição do custo por clique: para quem já anuncia no Google Adwords, diminuir o CPC – e para quem não anuncia, estudar e verificar a necessidade de começar a anunciar no Google;
  • Otimização de anúncios: verificar o CTR dos anúncios e otimizar para gerar mais cliques e, por consequência, menor custo por clique;
  • Novos públicos: verificar se as segmentações estão alinhadas com a marca. Editar as segmentações e testar novos públicos;
  • Criar testes A/B: fazer testes com anúncios, campanhas e páginas do site para identificar como vender mais e/ou gerar mais leads;
  • SEO e conteúdo: parte importante do marketing de performance é também melhorar os resultados orgânicos da empresa. Por isso, são usadas técnicas que melhoram o posicionamento do site no Google, com otimização e criação de conteúdos e páginas.

Essas são apenas algumas táticas que podem melhorar de forma expressiva os resultados de uma empresa com sua mídia online. As possibilidades no marketing digital são gigantes e, por isso, o marketing de performance tem espaço para melhorar os resultados já nos primeiros dias de implementação.

Case: 360% mais leads em menos de 6 meses

Para fechar o post de hoje, vamos deixar um case de um dos clientes da runningdigital que aumentou suas vendas para leads em 360% em menos de 6 meses, usando apenas o marketing de performance. O crescimento de vendas acompanhou o crescimento de leads, que foi de 2755%.

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Josafá Rohde
CEO RUNNINGDIGITAL

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