Para entender o marketing digital, antes precisamos entender os conceitos de marketing de forma geral. E é por estes conceitos que vamos começar o post. Vamos lá?
O que é marketing
Empresas do mundo todo usam o marketing para construir reputação, impulsionar vendas e transmitir sua mensagem para bilhões de pessoas através de veículos de comunicação de massa, mídias digitais, entre outros canais. Segundo o papa do marketing, Kotler, “o marketing está em toda a parte. Formalmente ou informalmente, pessoas e organizações se envolvem em inúmeras atividades as quais podemos chamar de marketing”.
O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades das pessoas. Uma das definições mais usadas é a de marketing é ‘suprir necessidades gerando lucro’. Mas de forma específica, podemos dizer que o marketing pode ser resumido a um composto conhecido como “P’s do marketing”, que é definido como o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa usa para perseguir seus objetivos. São eles: Preço, Produto, Ponto de venda e Promoção.
E ainda vale ressaltar que o marketing engloba todas as atividades em relações de troca (compra e venda), voltadas para a satisfação das necessidades e desejos dos consumidores. O objetivo das estratégias de marketing é alcançar as metas de empresas ou pessoas.
E para chegar a essas metas, o marketing é vital para as empresas, tanto que tem sido a principal forma de gerar crescimento. Mas se nas décadas passadas as estratégias limitavam-se a propagandas em veículos de comunicação de massa e ações de relacionamento com envio de malas direta e brindes, atualmente fazer marketing tornou-se complexo e desafiador.
O marketing está em todos os lugares, porque ao contrário do que o senso comum indica, de que marketing se resume a ações publicitárias, o marketing está presente em desde o ponto de contato onde um cliente é atendido, por exemplo, até a forma com que o pós-venda é feito. Além disso, o marketing é abrangente em outros âmbitos, pois é o responsável por precificar produtos, definir produtos e serviços que serão lançados, mantidos e priorizados nos canais de venda.
Até meados dos anos de 1990, empresas usavam o marketing tradicional como principal forma de atrair consumidores. Mas a partir do final dos anos de 1990, e mais fortemente a partir dos anos 2000, as companhias se renderam ao marketing digital com a expansão da internet para os domicílios.
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As etapas do marketing
Podemos dividir o marketing em etapas ao longo dos anos. Até o ano de 1925, as empresas estavam na era da produção, com o foco da empresa voltado às fábricas e em produzir cada vez mais. De 1925 a 1950 as empresas colocaram o seu foco nas vendas e investimento em ações junto a suas equipes comerciais. Após o final da segunda-guerra mundial, o foco voltou-se ao marketing, motivado pelo boom de consumo da geração “baby boomer”. Atualmente estamos na fase do marketing digital e nesse contexto, empresas que conseguirem se adaptar à nova realidade terão sucesso, usando dispositivos móveis e formas modernas de comunicação para conquistar consumidores.
Mas o que é marketing digital?
O marketing digital envolve um conjunto de ações online. São ações planejadas pelas empresas visando ampliar os negócios de forma sustentada, buscando, por exemplo, posicionar o site de forma eficiente nos sites de busca; criar ações de relacionamento com seu público-alvo; desenvolver campanhas de comunicação digital; transformar a empresa numa marca ‘forte’ na internet com o objetivo de ampliar os negócios das empresas.
Mas o marketing digital possui, além da internet, uma grande quantidade de canais digitas, tais como telefones, comunicações sem fio e televisões digitais. Ou seja, marketing digital não se restringe a computadores, tablets ou celulares com acesso à internet.
Além disso, dentro do marketing digital existem várias ramificações, tais como inbound marketing, marketing de conteúdo e marketing de performance – que usam dessas estratatégias citadas acima.
Se por um lado a infinidade de possibilidades é uma das vantagens da internet, ser assertivo em estratégias requer estudo, análise e planejamento. O grande volume de informações que os meios digitais conseguem gerar podem orientar decisões eficientes de estratégias online, mas exigem dos profissionais da área análises técnicas complexas para tomadas de decisão eficientes. Por isso, para que ações de marketing digital tragam resultados, é preciso muito estudo, prática, pesquisa e análise de dados.
Agora que você já sabe o que é marketing digital, veja o que é marketing de performance.
Josafá Rohde
CEO RUNNINGDIGITAL