As empresas, geralmente, são compostas por vários setores, indo do RH, marketing ao departamento de vendas. E fazer que todas essas áreas conversem e interajam de forma efetiva pode não ser tarefa fácil. Quando falamos de vendas e marketing parece ser ainda mais difícil. É por isso que o Smarketing vem ajudando a mudar esse cenário.

Nesse post você vai saber o que é Smarketing e como essa metodologia pode ajudar no alinhamento dos times de marketing e vendas e aumentar os resultados da sua empresa. Vem com a gente!

O que significa Smarketing?

A definição é simples, e autoexplicativa quando sabemos que se trata da junção dos termos Sales (vendas, em inglês), e Marketing. Smarketing é, portanto, conceito responsável pela junção, relação sadia e eficiente entre os setores de vendas e marketing.

Mas, embora o significado não seja dos mais difíceis, na prática, os processos decorrentes costumam ser complexos. A complexidade se dá em primeiro momento por estar relacionada à relação entre pessoas, o que já demanda alguns cuidados. Outro ponto é quanto aos setores, e principalmente por estes, culturalmente, apresentarem algumas divergências.

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Os principais problemas a serem resolvidos:

Para continuar, é importante entender os pontos que diferenciam a atuação das equipes de Marketing e Vendas. Definindo de forma superficial, enquanto a primeira é responsável em prospectar clientes, buscar leads e gerenciá-los, a equipe de vendas tem como função principal de fechar a venda.

Mas, como uma atribuição é dependente da outra, a transição pode acontecer com alguns problemas. Não são raras as queixas dadas do Marketing para as Vendas, e vice-versa: “Os leads não são bem qualificados”, “O CRM não está sendo alimentado da forma ideal” são apenas alguns exemplos comuns de reclamações entre essas áreas.

Um estudo do Hubspot mostra a dimensão desse problema. A pesquisa revelou que quando membros de uma dessas equipes são perguntados a respeito da outra equipe, os comentários negativos atingem 87%.

Mas esse problema pode ser resolvido com o Smarketing! E, a partir da relação harmoniosa e eficiente entre os dois times, a tendência é que os resultados sejam um aumento significativo das conversões da empresa.

Ótimo, não é?!

Mas, como resolver este problema?

Conforme falamos acima, a importância dos procedimentos de Smarketing se dá para alinhar o trabalho dos setores de marketing e vendas, resultando, enfim, no aumento da taxa de conversão.

E quais são as ideias aplicáveis?

Como o que se busca é a aproximação estratégica entre dois grupos distintos, as primeiras soluções se dão a partir da organização, comunicação e transparência. Um ponto razoável, fácil e muito relevante é manter reuniões periódicas para tratar de assuntos relacionados a vendas, marketing e a ponte entre os dois trabalhos. Nela, é importante que sejam definidos os objetivos de cada uma das áreas, com definição de metas inclusas.

Mas nem sempre é simples que uma reunião entre dois grupos com divergência funcione de forma produtiva. Assim, vale pensar na possibilidade de um agente externo, não pertencente a nenhum dos setores, para conduzir o encontro adequadamente.

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Outro aspecto é a comunicação transparente entre os membros, em reunião e durante todo o período de trabalho. Para isso, há algumas formas de preencher lacunas, otimizar o trabalho e reduzir discordâncias. A principal delas é entender como trabalha a área oposta.

O time de vendas deve saber, de forma profunda, como trabalha a equipe de marketing e vice e versa. Somente assim existe a possibilidade de surgirem críticas construtivas e pertinentes para qualificar os trabalhos e melhorar os resultados.

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Mais uma forma de aproximar os grupos é a partir da elaboração de relatórios, de ambos os times, para que sejam discutidos os objetivos em reunião. Nesse caso, é essencial que os números finais sejam analisados com responsabilidade e atenção.

Por último, há um ponto mais relacionado ao trabalho de fato que à comunicação entre os grupos, cujo resultado costuma ser muito satisfatório. Estamos falando da definição de personas.
É muito importante que a definição de personas seja feita a partir de uma relação transparente e proveitosa entre os times de marketing e vendas. Dessa forma, com o perfil do cliente bem entendido, a probabilidade de gerar de leads qualificados e aumentar a taxa de conversão posteriormente é melhorada.

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Concluindo

Como vimos, é possível compreender, de maneira geral, que a relação entre os times de vendas e marketing costuma ser bastante intensa e complicada. Contudo, existem alguns métodos sugeridos pelo conceito Smarketing que facilitam essa interação e aumentam a possibilidade de melhorar os resultados da empresa. Quanto a isso, há outro estudo do Hubspot, que afirma que empresas com bom alinhamento entre os dois setores tendem a atingir uma média anual de crescimento de 20%.

E então, achou interessante? Não deixe de aplicar na sua empresa o que você aprendeu aqui. Ah, e não esqueça de compartilhar o post com seus amigos nas suas redes sociais. E se você quiser conversar com a gente sobre marketing digital, clique aqui.

Até a próxima!

Por Felipe Telles

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