Como pesquisar palavras-chave no TikTok

Aprender a pesquisar palavras-chave no TikTok pode ser um diferencial significativo para aprimorar sua estratégia de conteúdo digital. 

Essa habilidade torna-se ainda mais crucial ao considerar a amplitude global da plataforma, que conta com uma base de mais de um bilhão de usuários. Apenas no Brasil, esse número chega próximo de 85 milhões

Ter estratégia para alcançar e impactar o seu público-alvo, então, passa diretamente pela pesquisa de palavras-chave. 

Para te ajudar a se manter atualizado, preparamos esse post. Confira os tópicos abaixo e direcione seus esforços e estratégias assertivamente em uma das redes sociais mais usadas no mundo!

A importância em aprender como pesquisar palavras-chave no TikTok

Até 2027, a expectativa é de que o TikTok acumule 2,2 bilhões de usuários globalmente. É um crescimento expressivo que deveria inspirar a sua equipe a projetar a estratégia certa para alcançar seu público-alvo.

Quer criar vídeos curtos de impacto? Então, a descoberta de conteúdo dos usuários se pauta amplamente pelo uso eficaz de palavras-chave e de hashtags. Afinal, a partir daí é que você consegue aumentar a visibilidade do trabalho — e da marca.

Sem falar na possibilidade de alcançar a audiência ideal e engajar com pessoas realmente interessadas no seu nicho ou na temática dos vídeos. 

E, com isso, você consegue otimizar seus vídeos para competir efetivamente por atenção. Isso é especialmente importante em um ambiente tão dinâmico como o TikTok.

Portanto, comece observando quais termos e hashtags são populares em sua área de interesse. Além disso, utilize a função de pesquisa na própria plataforma para descobrir quais palavras-chave estão em alta no momento.

Valorizar as tendências é fundamental, mas a autenticidade é ainda mais relevante na hora de criar conteúdos que representem verdadeiramente seus interesses e personalidade.

Vamos ver um passo a passo para você extrair o melhor da plataforma?

Guia para aprender como pesquisar palavras-chave no TikTok

A compreensão do funcionamento da ferramenta de busca do TikTok ajuda a conduzir sua pesquisa. E, como resultado, obter as palavras-chave adequadas podem aprimorar sua estratégia de SEO nessa plataforma tão dinâmica.

O primeiro passo para isso consiste em conhecer o seu público. Comece entendendo quais termos se alinham ao seu nicho, possibilitando uma estratégia personalizada de marketing.

E você pode desfrutar dos recursos do Centro Criativo do TikTok para encontrar ideias e palavras-chave relevantes do seu mercado. Com uma planilha constantemente atualizada, você vai saber quais são as tendências e os termos que mais rendem resultados positivos (e negativos).

Outra dica interessante consiste em explorar tópicos relevantes. Sair um pouco do nicho central e explorar ideias associadas que podem ajudar a ampliar o alcance da sua marca na rede social.

Também vale muito a pena seguir criadores de conteúdo e as hashtags mais relevantes para o seu negócio. Assim, além de atualizar-se constantemente, é possível obter insights valiosos sobre o que tem mais agitado o TikTok.

Por fim, que tal esticar o pescoço para entender o que está acontecendo além das fronteiras do TikTok? Para isso, faça pesquisas no Google com termos em comum com o seu negócio e perceba como eles podem ser aplicados na rede social.

Veja também: Como usar o Chat GPT na produção de conteúdo?

Como usar as palavras-chave em estratégias de marketing digital

Você já sabe pesquisar os termos essenciais para a sua marca impulsionar o alcance dos conteúdos. O que, então, pode potencializar a sua estratégia? Simplesmente, compreender como valorizar o SEO dentro do TikTok e direcionar ainda mais o material produzido na rede.

Uma boa forma de fazer isso é por meio do dinamismo da plataforma em compartilhamentos. Para isso, distribua as palavras-chave nas legendas dos conteúdos e nas descrições. Ou, ainda, em eventuais diálogos que tenham nos vídeos.

Soma-se a isso a autenticidade do trabalho usando tendências como base de inspiração. Desse modo, você consegue criar narrativas envolventes que se alinhem às palavras-chave escolhidas, proporcionando uma experiência coesa e autêntica para os usuários.

E fique de olho nos desafios que aparecem na rede social. Participar ativamente dessas brincadeiras aumenta a visibilidade da marca e a probabilidade de ser descoberta por novos públicos.

Certifique-se, também, de ter um foco bem direcionado na utilização de sons e de música — os pontos fortíssimos do TikTok. 

As funcionalidades únicas da rede social permitem aos usuários adicionar música aos vídeos e, ao escolher aquelas mais populares associadas às suas palavras-chave, é possível aumentar o apelo emocional e conectar-se melhor com a sua audiência.

Por falar nos diferenciais do TikTok, que tal considerar as estratégias colaborativas? Com tantos criadores de conteúdo influentes, hoje em dia, você não terá problemas em encontrar aqueles que estejam alinhados aos valores e interesses da sua marca. 

Assim, ao fazer parcerias, você também pode fazer com que as palavras-chave relevantes sejam incorporadas organicamente nos vídeos.

Aprenda também: Como ter anúncios aprovados no TikTok: guia para iniciantes

A importância em monitorar o desempenho de suas palavras-chave no TikTok

Não basta saber como pesquisar palavras-chave no TikTok: você deve entender a importância do monitoramento de desempenho dessas palavras. Só assim, é possível avaliar a eficácia das suas estratégias de marketing e ajustá-las conforme necessário.

Saiba mais:  como tirar a marca d’água do Tikok e será que vale a pena?

Além disso, dá para ajustar e otimizar suas estratégias com base no que está funcionando ou não. E você ganha dados em tempo real para ter melhor entendimento da sua audiência — suas preferências e comportamentos no TikTok.

Com isso, você deve estar se perguntando quais são as métricas para monitorar, certo? Confira algumas que selecionamos:

  • Visualizações, que indica quantas vezes seus vídeos foram visualizados;
  • Engajamento, que inclui a somatória de curtidas, comentários e compartilhamentos;
  • Taxa de completude, que mostra a porcentagem de espectadores que assistiram ao vídeo até o final;
  • Cliques no perfil, que informa quantos usuários clicaram no seu perfil após assistir ao vídeo;
  • Seguidores (ganho/perdido), que mostra quantos seguidores você ganhou ou perdeu após a publicação de um vídeo.
  • Taxa de conversão que, se aplicável, rastreie as conversões relacionadas aos CTAs (call-to-actions) específicos de suas campanhas.

Dessa maneira, o monitoramento de métricas ajuda a avaliar o impacto das suas palavras-chave no desempenho geral das estratégias de marketing no TikTok.

Use esses insights para ajustar sua abordagem, criar conteúdo mais relevante e manter uma presença dinâmica na plataforma. E aproveite para voltar ao nosso blog, agora, para encontrar outros artigos do seu interesse, agora que já aprendeu como pesquisar palavras-chave no TikTok!

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