Marketing ESG: entenda o conceito e como desenvolvê-lo em sua empresa
As estratégias de Marketing ESG estão ficando mais comuns entre as empresas. Elas ditam a forma como as marcas se posicionam e ganham destaque diante das novas exigências dos consumidores.
Não é novidade que a sociedade e o mercado estão mais conscientes. Agora, preocupações relacionadas a temas como mudanças climáticas, transparência corporativa e igualdade social ocupam o centro das discussões.
Nesse contexto, as organizações se veem diante da necessidade de demonstrar, de forma autêntica e transparente, seu compromisso com a sustentabilidade, a conformidade e a responsabilidade social.
O Marketing ESG visa atender justamente essa demanda, comunicando valores e ações de forma genuína e eficaz, a fim de atrair e fidelizar clientes, parceiros e investidores que compartilham dessa mesma visão.
Mas afinal, o que é Marketing ESG exatamente? Por que ele é tão importante? Quais as melhores práticas para desenvolvê-lo? Explore os detalhes mais importantes sobre o tema a seguir!
O que é Marketing ESG?
O Marketing ESG é uma abordagem que foca em comunicar e promover os valores e práticas relacionadas aos critérios ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
Em outras palavras, ele se refere aos meios como a organização divulga seus esforços e resultados para seus stakeholders nas seguintes áreas:
- Ambiental: inclui práticas relacionadas à conservação ambiental, redução da pegada de carbono, uso eficiente de recursos naturais, gestão de resíduos e adoção de energias renováveis, por exemplo;
- Social: trata de como a empresa impacta e interage com as comunidades locais, colaboradores, clientes e outras partes interessadas. Pode envolver questões como diversidade e inclusão, direitos humanos, condições de trabalho justas, investimento na comunidade, etc.;
- Governança: refere-se à transparência, ética nos negócios, conformidade regulatória, práticas de gestão de riscos, entre outras relacionadas.
O Marketing ESG visa destacar os compromissos e as realizações nessas áreas para atrair consumidores conscientes, investidores socialmente responsáveis e outras partes interessadas que valorizam essas questões.
Diferente de uma propaganda pontual sobre ações isoladas, essa abordagem visa promover uma comunicação autêntica e transparente. Não é só sobre falar bonito. Trata-se de demonstrar, com ações concretas, o comprometimento da organização com o mundo ao seu redor e com a sociedade impactada pelas suas ações.
Qual a sua importância?
Para entender a importância do Marketing ESG, basta observar o comportamento atual dos consumidores.
Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas e engajadas com ações sociais, questões ambientais e de transparência. Consequentemente, o mercado todo também está focando nesses temas.
Para você ter ideia da influência do ESG hoje em dia, os investimentos em políticas relacionadas à área devem movimentar 53 trilhões de dólares até 2025, segundo o estudo Radar ESG 2023, da Infosys.
A mesma pesquisa também revelou que 90% das lideranças empresariais reconhecem que as práticas ESG geram retornos financeiros positivos em um prazo de até 3 anos.
Um levantamento da Economist Intelligence Unit (EIU) e da WWF aponta que a busca por produtos sustentáveis cresceu 71% nos últimos 5 anos, o que também é reflexo da ascensão do ESG.
Portanto, além de impactar positivamente a sociedade, as empresas que focam no Marketing ESG também são capazes de fortalecer sua imagem de marca perante os stakeholders, atraindo investimentos e gerando mais relevância.
Da mesma forma, essa é uma forma de conquistar um maior destaque no mercado, atraindo, construindo relações mais sólidas e fidelizando clientes.
Como desenvolver o Marketing ESG no meu negócio?
À medida que as estratégias de Marketing ESG se popularizaram nos últimos anos, os consumidores começaram a perceber facilmente quais empresas as utilizam apenas para se autopromover.
Ou seja, não basta demonstrar interesse no assunto. Também é fundamental que o ESG faça parte da rotina da organização e dos valores da marca, permeando desde a tomada de decisões, até a relação com todos os stakeholders.
Isso requer um compromisso genuíno com questões ambientais, sociais e de governança. Veja algumas etapas essenciais para desenvolver o Marketing ESG de forma eficaz:
Entenda o seu consumidor
Entender o consumidor e suas preocupações é essencial para direcionar adequadamente as estratégias de Marketing ESG. Procure se questionar:
- Quais temas são relevantes para o seu público-alvo?
- Que tipo de impacto social ele espera que sua marca tenha?
- Como sua empresa pode agir para atender essas expectativas?
Ao entender as prioridades das pessoas que se relacionam com a sua marca, você pode identificar as causas sociais que realmente fazem sentido se engajar e que estejam alinhadas ao perfil da organização.
Comece de dentro para fora
Você já sabe que o Marketing ESG requer um compromisso real com as causas que a marca pretende apoiar. Isso também significa que as boas práticas devem começar dentro da empresa.
Por exemplo, se a equidade de gênero é importante para o seu público, promova políticas de diversidade, realize ações de desenvolvimento focadas nesse grupo e priorize mais mulheres em cargos de liderança.
Da mesma forma, se o foco for ambiental, priorize práticas sustentáveis em suas operações, opte por fontes de energia renováveis, e assim por diante.
Desenvolva conteúdo relacionado
Além de divulgar a própria marca e suas ações ESG, também é crucial engajar o público e difundir as questões ambientais, sociais e de governança apoiadas.
O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para reforçar o compromisso da empresa com essas questões e estabelecer-se como uma autoridade no assunto.
Aqui, falamos sobre a criação de blogs, vídeos, infográficos e outros materiais que abordem temas relevantes e ajudem as pessoas a manter um estilo de vida mais sustentável e socialmente responsável.
Preze pela transparência
O Marketing ESG não se limita aos impactos da empresa no ambiente externo. Ele também engloba a cultura interna e o bem-estar dos colaboradores.
Por isso, é essencial prezar pela transparência com ambos os públicos, prestando contas à sociedade, investindo na felicidade organizacional e compartilhando as boas práticas da empresa por meio do marketing, a fim de incentivá-las.
Isso inclui divulgar os resultados das iniciativas ESG, os progressos alcançados e os desafios enfrentados, demonstrando um compromisso genuíno com as causas apoiadas e estimulando que mais pessoas e organizações façam o mesmo.
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