Marketing ESG: entenda o conceito e como desenvolvê-lo em sua empresa

As estratégias de Marketing ESG estão ficando mais comuns entre as empresas. Elas ditam a forma como as marcas se posicionam e ganham destaque diante das novas exigências dos consumidores.

Não é novidade que a sociedade e o mercado estão mais conscientes. Agora, preocupações relacionadas a temas como mudanças climáticas, transparência corporativa e igualdade social ocupam o centro das discussões.

Nesse contexto, as organizações se veem diante da necessidade de demonstrar, de forma autêntica e transparente, seu compromisso com a sustentabilidade, a conformidade e a responsabilidade social. 

O Marketing ESG visa atender justamente essa demanda, comunicando valores e ações de forma genuína e eficaz, a fim de atrair e fidelizar clientes, parceiros e investidores que compartilham dessa mesma visão.

Mas afinal, o que é Marketing ESG exatamente? Por que ele é tão importante? Quais as melhores práticas para desenvolvê-lo? Explore os detalhes mais importantes sobre o tema a seguir! 

O que é Marketing ESG?

O Marketing ESG é uma abordagem que foca em comunicar e promover os valores e práticas relacionadas aos critérios ambientais, sociais e de governança de uma empresa. 

Em outras palavras, ele se refere aos meios como a organização divulga seus esforços e resultados para seus stakeholders nas seguintes áreas:

  • Ambiental: inclui práticas relacionadas à conservação ambiental, redução da pegada de carbono, uso eficiente de recursos naturais, gestão de resíduos e adoção de energias renováveis, por exemplo;
  • Social: trata de como a empresa impacta e interage com as comunidades locais, colaboradores, clientes e outras partes interessadas. Pode envolver questões como diversidade e inclusão, direitos humanos, condições de trabalho justas, investimento na comunidade, etc.;
  • Governança: refere-se à transparência, ética nos negócios, conformidade regulatória, práticas de gestão de riscos, entre outras relacionadas. 

O Marketing ESG visa destacar os compromissos e as realizações nessas áreas para atrair consumidores conscientes, investidores socialmente responsáveis e outras partes interessadas que valorizam essas questões. 

Diferente de uma propaganda pontual sobre ações isoladas, essa abordagem visa promover uma comunicação autêntica e transparente. Não é só sobre falar bonito. Trata-se de demonstrar, com ações concretas, o comprometimento da organização com o mundo ao seu redor e com a sociedade impactada pelas suas ações. 

Qual a sua importância?

Para entender a importância do Marketing ESG, basta observar o comportamento atual dos consumidores.

Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas e engajadas com ações sociais, questões ambientais e de transparência. Consequentemente, o mercado todo também está focando nesses temas. 

Para você ter ideia da influência do ESG hoje em dia, os investimentos em políticas relacionadas à área devem movimentar 53 trilhões de dólares até 2025, segundo o estudo Radar ESG 2023, da Infosys. 

A mesma pesquisa também revelou que 90% das lideranças empresariais reconhecem que as práticas ESG geram retornos financeiros positivos em um prazo de até 3 anos.

Um levantamento da Economist Intelligence Unit (EIU) e da WWF aponta que a busca por produtos sustentáveis cresceu 71% nos últimos 5 anos, o que também é reflexo da ascensão do ESG. 

Portanto, além de impactar positivamente a sociedade, as empresas que focam no Marketing ESG também são capazes de fortalecer sua imagem de marca perante os stakeholders, atraindo investimentos e gerando mais relevância.

Da mesma forma, essa é uma forma de conquistar um maior destaque no mercado, atraindo, construindo relações mais sólidas e fidelizando clientes

Como desenvolver o Marketing ESG no meu negócio?

À medida que as estratégias de Marketing ESG se popularizaram nos últimos anos, os consumidores começaram a perceber facilmente quais empresas as utilizam apenas para se autopromover. 

Ou seja, não basta demonstrar interesse no assunto. Também é fundamental que o ESG faça parte da rotina da organização e dos valores da marca, permeando desde a tomada de decisões, até a relação com todos os stakeholders.

Isso requer um compromisso genuíno com questões ambientais, sociais e de governança. Veja algumas etapas essenciais para desenvolver o Marketing ESG de forma eficaz:

Entenda o seu consumidor

Entender o consumidor e suas preocupações é essencial para direcionar adequadamente as estratégias de Marketing ESG. Procure se questionar: 

  • Quais temas são relevantes para o seu público-alvo
  • Que tipo de impacto social ele espera que sua marca tenha? 
  • Como sua empresa pode agir para atender essas expectativas?

Ao entender as prioridades das pessoas que se relacionam com a sua marca, você pode identificar as causas sociais que realmente fazem sentido se engajar e que estejam alinhadas ao perfil da organização. 

Comece de dentro para fora

Você já sabe que o Marketing ESG requer um compromisso real com as causas que a marca pretende apoiar. Isso também significa que as boas práticas devem começar dentro da empresa.

Por exemplo, se a equidade de gênero é importante para o seu público, promova políticas de diversidade, realize ações de desenvolvimento focadas nesse grupo e priorize mais mulheres em cargos de liderança.

Da mesma forma, se o foco for ambiental, priorize práticas sustentáveis em suas operações, opte por fontes de energia renováveis, e assim por diante.

Desenvolva conteúdo relacionado

Além de divulgar a própria marca e suas ações ESG, também é crucial engajar o público e difundir as questões ambientais, sociais e de governança apoiadas. 

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para reforçar o compromisso da empresa com essas questões e estabelecer-se como uma autoridade no assunto. 

Aqui, falamos sobre a criação de blogs, vídeos, infográficos e outros materiais que abordem temas relevantes e ajudem as pessoas a manter um estilo de vida mais sustentável e socialmente responsável.

Preze pela transparência

O Marketing ESG não se limita aos impactos da empresa no ambiente externo. Ele também engloba a cultura interna e o bem-estar dos colaboradores. 

Por isso, é essencial prezar pela transparência com ambos os públicos, prestando contas à sociedade, investindo na felicidade organizacional e compartilhando as boas práticas da empresa por meio do marketing, a fim de incentivá-las

Isso inclui divulgar os resultados das iniciativas ESG, os progressos alcançados e os desafios enfrentados, demonstrando um compromisso genuíno com as causas apoiadas e estimulando que mais pessoas e organizações façam o mesmo. 

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