O que é automação de marketing? Saiba como aplicar essa estratégia

O universo comercial busca cada vez mais se atualizar para gerar valor ao cliente e, assim, se destacar da concorrência e ampliar a participação no mercado. E nesse cenário movimentado de novidades, entre as estratégias inovadoras que têm ganhado destaque, a automação de marketing surge como uma poderosa ferramenta para otimizar processos, aumentar a eficiência e impulsionar o crescimento do seu negócio. 

Se está buscando melhorar as métricas da empresa, este artigo foi pensado para você. Ao decorrer do conteúdo, vamos explicar detalhadamente o que é automação de marketing, seus principais benefícios, ferramentas ideais e como implementá-la para o sucesso da sua empresa.

Siga a leitura e saiba mais!

 

O que é Automação de Marketing?

Automação de marketing consiste no uso da tecnologia para automatizar tarefas do setor.  O objetivo desse tipo de estratégia é garantir a simplificação e otimização de tarefas repetitivas. E como consequência, há a possibilidade dos profissionais da área se concentrarem em atividades estratégicas, que dependem da expertise e do pensamento crítico humano.

Essa técnica envolve o uso de plataformas de software para automatizar ações como:

  • Segmentação de audiência;
  • Agendamento de posts;
  • Envio de e-mails personalizados 
  • Acompanhamento de métricas. 

 

O objetivo é garantir a simplificação e otimização de tarefas repetitivas do setor. E como consequência, há a possibilidade dos profissionais da área se concentrarem em atividades estratégicas, que dependem da expertise e do pensamento crítico humano.

Ou seja, o foco é promover uma experiência personalizada e direcionada para os consumidores, nutrindo leads e consolidando-os como clientes fiéis.

 

Quais os Benefícios do Uso dessa Estratégia?

Agora que entendemos mais sobre o que é automação de marketing, podemos avançar um pouco mais no assunto: afinal, e as vantagens que essa estratégia pode trazer para o seu negócio? Quais pontos fazem com que o método seja benéfico para as organizações?

Abaixo, vamos detalhar esse tema. 

 

Escalabilidade

Já pensou em uma estratégia que traga escalabilidade para suas campanhas? Com a automação, é possível alcançar um público segmentado maior com menos esforço. 

Para isso, campanhas personalizadas podem ser enviadas para uma base de leads crescente, mantendo a consistência e qualidade das interações com possíveis novos compradores.

 

Eficiência em Conversão de Leads

Através do uso desse método, seus leads podem ser nutridos de maneira mais eficaz ao longo do funil de vendas. E esse é um ponto primordial na captação de novos clientes.

E-mails segmentados e conteúdo relevante garantem que cada interação de fato signifique algo para o comprador. O resultado aqui é a potencialização das chances de conversão. 

 

Produtividade Estratégica

Como citamos no início do texto, automatizar tarefas rotineiras libera tempo para que a equipe de marketing se concentre em estratégias criativas e inovação, como a oportunidade de entrar em um novo mercado. 

O resultado é um time produtivo e focado em atividades de alto valor agregado.

 

Integração de Setores

Por último, mas não menos importante, a automação de marketing garante uma comunicação mais eficaz entre os departamentos de marketing e vendas. E essa dinâmica entre os setores é uma das principais chaves para bons resultados.

As informações coletadas podem ser compartilhadas de forma transparente, criando uma abordagem coesa para nutrir leads e fechar negócios.

 

3 Ferramentas de Automação de Marketing Ideais para o Seu Negócio:

O próximo passo após aprofundar sobre o que é automação de marketing é explorar as ferramentas que proporcionam a evolução da estratégia no setor. 

Confira abaixo três softwares muito populares no meio:

RD Station 

Uma das mais reconhecidas no mercado, o RD Station oferece recursos de automação de e-mail marketing, gestão de leads, análise de métricas e criação de landing pages. Com uma interface intuitiva, é uma opção versátil para empresas de todos os portes e dos mais variados nichos.

Mautic

Conhecida por sua natureza de código aberto, a Mautic oferece personalização de campanhas, segmentação avançada e rastreamento de atividades do usuário. A flexibilidade a torna uma escolha interessante para companhias que desejam personalizar seu planejamento para conversão de leads.

Lahar 

Ideal para pequenas e médias organizações, o Lahar oferece automação de e-mail marketing, landing pages e gerenciamento de contatos. Sua interface simples e eficaz é uma excelente opção para quem está entrando nesse universo.

 

Implementando a Automação de Marketing na Sua Empresa:

Talvez você esteja se perguntando: ok, mas como tirar do papel e implementar a automação de marketing no negócio de maneira efetiva?

Abaixo, deixamos um passo a passo para você seguir. Veja!

 

Defina Objetivos Claros 

Antes de escolher uma ferramenta, tenha em mente quais serão seus objetivos e metas para automação. Quais processos deseja otimizar? Como espera que a solução impacte sua estratégia?

Segmentação de Audiência 

Identifique e segmente sua audiência com base em características e comportamentos. Isso leva relevância para a sua campanha.

Criação de Conteúdo 

Desenvolva conteúdos que seja valiosos para cada estágio do funil de vendas. Isso inclui e-mails, posts de redes sociais e outros materiais direcionados que sejam interessantes para o público.

Nutrição de Leads

Configure sequências de mensagens que nutram leads com produções relevantes. Certifique-se de que cada e-mail ofereça valor e incentive a ação.

Acompanhamento e Análise

Por fim, chega a fase do monitoramento. Acompanhe constantemente o desempenho das suas campanhas, verificando métricas como taxas de abertura, cliques e conversões para ajustar e otimizar suas estratégias e aprimorar em 100% o uso de ferramentas de automação.

 

Conte com a Ajuda da Running Digital

Como vimos ao decorrer do conteúdo, entender o que é automação de marketing não é um bicho de sete cabeças. No entanto, para que a estratégia seja colocada em prática de maneira eficiente e funcional, é essencial que você conte com o auxílio de uma agência especializada no assunto

Nesse cenário, a RUNNINGDIGITAL pode te ajudar. Nossa equipe pode orientá-lo na escolha da melhor ferramenta para o seu negócio, auxiliar na implementação e fornecer o suporte ideal para garantir o sucesso das vendas do seu serviço ou produto.

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