RUNNING turbina vendas do site da Agradal em mais de 900% 

RUNNING turbina vendas do site da Agradal em mais de 900%

A Agradal é uma das marcas de cosméticos mais tradicionais do Brasil e tem forte atuação, principalmente, no estado de São Paulo. Fundada em 1937 e com uma história de sucesso, a companhia possui um mix de produtos que abrange cremes hidratantes para diferentes tipos de pele, séruns, máscaras faciais, shampoos, condicionadores, entre outros. 

O objetivo da marca com a RUNNINGDIGITAL era de melhorar as receitas em vendas na loja virtual, que estavam apresentando desempenho abaixo do esperado. Para isso, demandou estratégias de mídia paga com campanhas que rodaram entre os meses de abril e novembro de 2023.

 

Otimização, segmentação, testes e criatividade: a fórmula do sucesso

 

A estratégia desenvolvida pela RUNNING focou em mídia paga, ajustes no site da Agradal e aumento do ticket médio. 

O projeto começou com um planejamento de mídia detalhado, que estudou a presença da marca, concorrentes, pricing e posicionamento. Com o planejamento aprovado, foram criadas campanhas focadas em Google Ads, Meta Ads e TikTok Ads. 

 

Estratégia inicial 

 

No Meta Ads e Google Ads, as primeiras estratégias exploravam preços e descontos em produtos, depoimentos de clientes e anúncios com foco em remarketing – isto é, segmentado para consumidores que começaram a jornada de compra mas não finalizaram. Também foram utilizados vídeos de influencers mostrando como usar os produtos da marca. 

Já para o TikTok, no início apostamos em campanhas de ganho de visualizações e seguidores.

 

Anúncio usado no Meta Ads e no TikTok Ads.

Anúncio usado no Meta Ads e no TikTok Ads.

Arrumando a casa para vender mais

Um ponto observado pelo nosso time foi a necessidade de melhorar a taxa de conversão no site e reduzir o abandono no carrinho. Para isso, rodamos um estudo e geramos um relatório para o cliente com ajustes na loja virtual, como: 

1) Adicionar a aba “categorias” no menu superior da home. Ao clicar nesta opção, o usuário teria acesso às categorias dos produtos, como “para mãos”, “para pés”, “para rostos”, entre outros.

2) Incluir o preço dos produtos nas categorias de produto do site, uma vez que, para vê-lo, era necessário acessar a página do produto.

3) Implantar cupons e depoimentos de clientes nas páginas do produto.

4) Mudanças no checkout, como redução dos campos a serem preenchidos e mudanças na copy. 

Com as otimizações, os clientes da Agradal começaram a encontrar produtos e comparar preços com mais facilidade, além de terem um incentivo a mais para comprar – pelas vantagens dos cupons de desconto e pelos depoimentos dos clientes nas páginas do produto. Isso aumentou a taxa de conversão do site, impulsionando as vendas. 

Aumentar o ticket médio como estratégia para melhorar o ROAS

A Agradal se destaca por ter produtos de alta qualidade com preços acessíveis. Um desafio no projeto era aumentar o Retorno sobre a Publicidade (ROAS). Para melhor esse indicador, a RUNNINGDIGITAL sugeriu a implementação de kits, que aumentaram significativamente o ticket médio do e-commerce, principalmente via Meta Ads. 

 

Anúncio divulgando um dos kits com objetivo de conversão no Meta Ads e no TikTok Ads.


No Meta Ads, tivemos como pontos-chaves do projeto o uso de campanhas Advantage+, que utilizam IA para otimizar resultados. Esse tipo de ação resultou em uma melhora significativa no Custo por Ação (CPA), usando, principalmente, o público frio.


Isso ocorreu porque as pessoas não realizavam a compra logo de cara. As estratégias de remarketing, portanto, cumpriam o papel de incentivar o consumidor a finalizar a compra. Adotar essa estratégia foi crucial para o sucesso das campanhas.


Já no TikTok, inicialmente trabalhamos com campanhas de ganho de visualizações e seguidores, com o objetivo principal de trazer mais autoridade para a marca. Essa estratégia foi um sucesso e se manteve até o final do projeto.


No TikTok ainda, depois de rodar campanhas de construção de audiência, começamos a veicular campanhas de conversão. Nesse canal, a exemplo do Meta, o público de remarketing também foi o que teve maior êxito. 


A linha do tempo com os principais acontecimentos do projeto entre os meses de abril e novembro de 2023 pode ser melhor vista na imagem abaixo.

Resultados impressionantes: 900% a mais de vendas


O CPA teve uma grande redução a partir do mês de agosto, momento em que implementamos as campanhas de Advantage+. No comparativo de novembro com maio, houve queda de 81% no custo para fazer uma venda. 


O crescimento das compras mensais foi contínuo ao longo de todo o processo. Em um comparativo de abril a novembro, tivemos um aumento de mais de 900% nas vendas.


Segundo Arthur Nalesso Rampazzo, Diretor de Marketing da Agradal, os resultados foram incríveis: “A RUNNINGDIGITAL foi essencial para o estabelecimento do nosso e-commerce. O desafio era grande, afinal, saímos do zero – literalmente. Mês a mês, as expectativas foram superadas. Só tenho a agradecer a toda a equipe pela dedicação e profissionalismo.”


E você, quer a ajuda da RUNNINGDIGITAL para impulsionar as vendas da sua empresa? Se sim, clique no botão abaixo e entre em contato. 


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