Se você está antenado nas últimas tendências do mundo digital, certamente já deve ter ouvido falar dos podcasts. Este é um formato de bate-papo descontraído, sem roteiro, que dominou as redes sociais e caiu no gosto do público em todo o mundo.
No Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas consomem conteúdos variados mensalmente. Esse hábito teve grande efeito, principalmente, durante a pandemia, pois durante o isolamento social entre 10 ouvintes, 6 deles passaram a utilizar o formato.
Os sucessos dos podcasts se deram por alguns fatos, como a facilidade de adaptação a uma vida multifuncional e a chance de ser consumido sob demanda. E o crescimento da oferta de conteúdos em diversos formatos, nos territórios de notícias, informação e entretenimento, mostra a capacidade de expansão desse público para os próximos anos. E o consumo de áudio digital por meio de plataformas de streaming só aumenta no Brasil. Antes do início da pandemia, já atingia 58% da população brasileira.
Segundo uma pesquisa realizada pela Globo, em parceria com o Ibope, 57% dos entrevistados passaram a ouvir programas em áudio digital durante a pandemia, o que faz o país já ocupar o quinto lugar no ranking mundial dos que tiveram um progresso mais acelerado deste meio de comunicação.
Leia mais: O que são Influenciadores Virtuais e como eles atuam nas redes sociais?
O que é podcast?
Hoje, os podcasts se tornaram programas de áudio em formato digital que podem ser em múltiplas linguagens (storytelling/narrativa, mesa de debate, reportagem, análise, ficção e outros), onde o ouvinte tem a capacidade de baixar o conteúdo para consumo ou consumir online. São ordenados por episódios, podem abordar vários temas e ter muitos períodos de duração.
A tecnologia também colaborou muito para o sucesso desses formatos, um exemplo disso são as lives, fazendo com que a proximidade entre os apresentadores, convidados e público fosse maior. Muitas pessoas deixaram o costume de ouvir rádio e assistir às TVs abertas e passaram a consumir apenas ou em sua maioria os streamings. O motivo disso foi a facilidade de assistir o que quiser na hora que puder.
Por causa do sucesso do formato, muitas celebridades mergulharam de cabeça neste universo. Além de ser uma forma interessante de se comunicar com o seu público, também foi possível aproveitar a liberdade para falar qualquer tipo de assunto, sem se importar com a censura, como ocorre em outros veículos de comunicação.
Leia mais: Afinal, porque a diversidade é tão importante para a nova era das redes sociais?
Quais as vantagens dos podcasts?
Será que vale a pena investir em podcasts? Se você ainda tem alguma dúvida, confira alguns motivos para você investir em um:
Acessibilidade: ouvir o podcast em qualquer momento é uma das suas principais vantagens. Seja durante o exercício físico, uma viagem, ou no trabalho, a possibilidade de acesso ao conteúdo em qualquer hora encanta o público.
Divulgação: A popularidade deste formato foi tão grande que a monetização passou a ter seu espaço nesse mundo. Esse aumento das empresas no investimento e do público reagindo às propagandas muito certamente só ocorreu porque quem está à frente do programa transmite confiança.
Autoridade no seu segmento: quando ofertamos às pessoas conteúdos que não são tratados ou são pouco falados, você cria a oportunidade para que elas passem a pensar sobre o assunto.
A popularidade dos podcasts são resultado da disseminação e divulgação de acessibilidade das ferramentas de produção, mas principalmente pela mudança de hábitos culturais resultantes da expansão das novas tecnologias.
Leomara Duarte
SOCIAL MEDIA RUNNINGDIGITAL