Conheça os riscos em relação aos conteúdos gerados por IA!

Conheça os riscos em relação aos conteúdos gerados por IA!

A ascensão dos conteúdos gerados por IA está transformando a rotina dos profissionais de criação, especialmente no campo textual. 

Enquanto os algoritmos de geração de texto evoluem em uma velocidade sem precedentes, seu uso está se tornando mais comum na área do marketing, seja para criar artigos, posts de redes sociais, resumos e inúmeros outros materiais.

Para os especialistas de conteúdo, essa é uma revolução bem-vinda. Afinal, ela agrega mais agilidade e eficiência nos processos criativos. 

Contudo, por mais que a IA possa produzir textos em massa, seus níveis de qualidade, criatividade e originalidade ainda não se equiparam aos padrões dos materiais produzidos por humanos. 

Nesse contexto, é fundamental se ater aos riscos de investir em conteúdos gerados por IA e aos melhores caminhos para utilizar essas ferramentas sem que comprometam a excelência da criação e seus resultados.

A seguir, vamos compartilhar os principais detalhes que você precisa saber para dominar o assunto. 

Boa leitura!

Quais os riscos de investir em conteúdos gerados por IA?

Apesar de serem mais comuns a cada dia, você deve saber que conteúdos gerados por IA não conseguem entregar o mesmo grau de autenticidade e profundidade de uma produção humana.

Na área do marketing, a criação de conteúdo é essencial para informar, engajar e entregar valor para o público-alvo. Além disso, para atrair a audiência, é importante que as publicações tenham um bom alcance, sendo que muito disso depende da avaliação de algoritmos e, consequentemente, da qualidade daquilo que está escrito.

No SEO do Google, por exemplo, os algoritmos estão em constante evolução, para garantir que os usuários sempre recebam os conteúdos mais úteis, interessantes e envolventes. 

Por isso, além de fazer todas as otimizações para SEO on-page e off-page, é imprescindível prezar por um conteúdo humanizado e de excelência. Logo no início de 2024, o Google anunciou uma nova atualização no seu algoritmo para minimizar a incidência de conteúdo não original e de baixa qualidade em até 40%.

Isso fez com que diversos sites perdessem tráfego e fossem desindexados. Não por acaso, 100% das páginas afetadas tinham algum post gerado por IA, segundo um estudo da Originality AI.

Ou seja, os conteúdos gerados por IA podem representar um grande risco para toda a sua estratégia digital. Eles afetam diretamente o desempenho das campanhas porque reúnem as seguintes características:

Escrita engessada

Os algoritmos de IA muitas vezes seguem padrões pré-definidos e regras muito estritas de gramática e estilo, gerando textos que soam mecânicos e pouco naturais. 

Essa repetição no estilo e no tamanho dos parágrafos torna a leitura cansativa e não possui a fluidez e a flexibilidade que somente um autor humano pode incorporar ao texto.

Linguagem artificial

Apesar dos avanços em torno da criação de conteúdos por IA, esta ainda carece das nuances características da linguagem humana. Então, não é de se surpreender que as frases soem tão artificiais, sem emoção ou personalidade.

Entre os principais pontos que permitem identificar conteúdos gerados por IA destacam-se:

  • Uso de expressões clichês;
  • Termos excessivamente dramáticos ou descabidos para o contexto de cada conteúdo.

Superficialidade

Mesmo que a Inteligência Artificial opere com uma grande base de dados, essas características tornam os textos superficiais. Ou seja, não contam com a profundidade de uma análise humana e insights assertivos.

Além disso, ela costuma fornecer visões generalistas, pautadas apenas em conhecimento comum, sem perspectivas ou ideias originais e inovadoras.

Redundância

A falta de criatividade e originalidade da IA também resultam em conteúdos que repetem ideias ou informações de maneira redundante. Isso pode prejudicar a clareza e o interesse do leitor.

Inclusive, é agravado pelo fato de que ela costuma reiterar ideias, mas sem as nuances e o estilo de escrita que apenas um ser humano consegue adotar para que o texto não fique enfadonho.

Falta de identificação 

Outro ponto destacado nos textos gerados por IA é a falha em estabelecer uma conexão emocional ou identificação com o leitor. Essa ausência ocorre justamente devido à redundância e superficialidade que mencionamos.

A falta de uma perspectiva autêntica e humana, bem como de voz e experiência pessoal tornam o conteúdo desinteressante. Somado ao tom robótico da ferramenta de geração de texto, isso prejudica o engajamento do conteúdo.

Como eliminar esses riscos ao produzir com IA?

Apesar de todas as limitações citadas, é inegável que a Inteligência Artificial representa o futuro da produção de conteúdo, e você não precisa abandoná-la na sua rotina de trabalho.

Na verdade, a IA pode ser uma aliada poderosa para a criação, desde que utilizada da forma correta.

O ideal é aliar a eficiência e a agilidade oferecidas pela ferramenta à criatividade e ao conhecimento humano, criando um processo de produção de conteúdo ainda mais rico e eficaz.

Embora a IA possa gerar texto em massa, é importante personalizar o conteúdo para torná-lo relevante e envolvente para o público-alvo.

A inteligência artificial pode ser ótima para gerar ideias iniciais e rascunhos de texto. Contudo, é importante que você revise e edite o conteúdo manualmente para garantir sua qualidade, coesão e correção gramatical.

Nesse processo, procure adicionar detalhes, estilo de voz, insights específicos, exemplos, histórias e todos os elementos que você julgar necessários para se conectar com os gostos, interesses e necessidades do seu público.

No fim das contas, a ideia é utilizar as ferramentas de IA como auxiliares, não como substitutos.

A IA pode ajudar a acelerar o processo de criação e fornecer insights úteis, mas a intervenção humana é fundamental para garantir a qualidade e a originalidade do texto, tornando-o mais autêntico e atraente.

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