Topo, meio e fundo de funil: como definir cada etapa da jornada do cliente?

Se você busca pelas melhores práticas para impulsionar o marketing digital da sua empresa, certamente já ouviu falar na importância de organizar o conteúdo entre o topo, meio e fundo de funil

Essa é a estrutura responsável pelo fluxo que irá engajar e educar as pessoas que fazem parte da audiência, as guiando por todas as etapas necessárias para que se tornem clientes da empresa.

Ou seja, para garantir que um consumidor decida comprar, você primeiro deve orientar a descoberta e conscientização, bem como guiar o interesse e consideração sobre a solução que o seu negócio oferece.

Mas, como definir essas etapas na minha estratégia de marketing de conteúdo? Devo publicar posts de topo, meio e fundo de funil nas redes sociais? Descubra todos os detalhes a seguir! 

Como definir o topo, meio e fundo de funil?

Ao planejar as campanhas online da sua empresa, diversos pontos importantes e desafiadores devem ser considerados, por exemplo:

  • Entendimento sobre o público-alvo;
  • Definição de personas;
  • Adequação do tom de voz da marca;
  • Criação de temas, títulos e CTAs interessantes;
  • Desenvolvimento do pitch ideal.

Mesmo quando todas essas questões já estão definidas e até mesmo a redação dos conteúdos esteja bem alinhada, muitos profissionais sentem dificuldade para encaixar as publicações no funil de vendas.

Afinal, quais publicações devo direcionar para o topo, meio e fundo do funil? Para responder a essa pergunta, considere os seguintes conceitos e exemplos: 

Topo de funil

O topo de funil, também conhecido como fase de atração, há uma divisão entre dois momentos específicos na jornada da persona: a descoberta e o interesse. 

Para os conteúdos de descoberta, você deve ajudar o público a entender melhor o problema identificado. Já no interesse, apresente as possíveis soluções disponíveis para resolvê-los, mas sem as aprofundar.

Exemplos de temas e CTAs

Nessa etapa do funil de vendas, você deve incluir os conteúdos com temas mais superficiais e generalistas.

O objetivo é auxiliar a persona a entender bem o seu problema, antes mesmo de estar buscando soluções para ele. Portanto, aborde as dores, necessidades e expectativas do seu futuro cliente, mas sem tratar diretamente do seu negócio. 

Seguindo essa lógica, evite Call to Actions que levem diretamente ao produto ou serviço da empresa. 

Como a audiência ainda não está pensando em soluções específicas, uma tentativa de conversão pode afastá-la. O ideal é incluir CTAs que a façam se aprofundar na jornada de compra, levando para conteúdos de meio do funil.

Leia também: Como aplicar a estratégia SMART na campanha de marketing?

Meio de funil

Após pesquisar e entender melhor o seu próprio problema, a persona está pronta para o meio do funil, formado pelos momentos de consideração e intenção.

Na consideração, o conteúdo da sua marca deve partir do pressuposto que a audiência já sabe que precisa fazer algo para resolver seu problema. Ou seja, é hora de apresentar melhor as possíveis soluções. 

Já na intenção, há uma noção ainda mais direta sobre o que deve ser resolvido e os conteúdos precisam indicar soluções mais específicas. 

Exemplos de temas e CTAs

Assim como no topo do funil, esse ainda não é o momento de tratar diretamente sobre os seus produtos e serviços. Contudo, ao invés de abordar temas gerais, você irá apontar como o problema do leitor será resolvido.

Para isso, comece a abordar os benefícios e diferenciais das soluções que a empresa oferece, mas sem se promover diretamente.

Crie uma ponte entre a solução ideal que a persona está procurando e o universo do seu negócio, fazendo com que o público se interesse pelo que você vende, mas sem citar ainda a sua marca.

Como a audiência já está propensa a converter, mas ainda não decidiu especificamente pela sua empresa, o próximo passo é convencê-la. Para isso, os CTAs devem guiá-la aos conteúdos do fundo do funil.

Fundo de funil

No fundo do funil, a persona já está quase certa sobre qual será a solução do seu problema.

Entretanto, como em qualquer decisão de compra, ela ainda terá algumas objeções ou pequenas dúvidas. Para afastá-las e garantir a conversão, essa etapa foca nas fases de avaliação e decisão.

Na avaliação, o conteúdo deve comparar soluções, aprofundar o conhecimento sobre elas e apontar diretamente para o produto ou serviço da sua marca. Já na decisão, a abordagem é mais direta, estimulando o fechamento da aquisição. 

Exemplos de temas e CTAs

Considerando as particularidades do topo, meio e fundo de funil, podemos afirmar que a criação dos conteúdos nessa etapa segue a lógica mais simples.

A ideia é apresentar diretamente as vantagens e diferenciais da solução oferecida pela sua marca, destacando porque ela é a escolha ideal para resolver o problema da persona.

Aproveite que ninguém sabe melhor da sua empresa do que você mesmo para ressaltar os pontos fortes dos seus produtos ou serviços de forma que seja interessante para o leitor.

Uma vez que o caminho para a venda já está construído, crie CTAs certeiros que levem diretamente à conversão. Eles podem incluir links para entrar em contato, para uma página de compra, trial, etc.

Homem acessando as redes sociais no celular

Devo considerar essas etapas na minha rede social?

Sim, é essencial publicar conteúdos de topo, meio e fundo de funil nas redes sociais da sua empresa. Afinal, independentemente do número de seguidores, eles estarão em diferentes fases da jornada de compra. 

Ao abordar todas essas etapas, você garante que está conversando com o seu público, desde as pessoas que estão apenas descobrindo a marca, até aquelas prontas para tomar uma decisão de compra. 

Isso não só aumenta a eficácia do seu marketing, mas também constrói uma relação mais sólida e contínua com os seguidores, mostrando que você entende e atende às suas necessidades em todas as fases do processo de decisão.

Quer se aprofundar nas particularidades do topo, meio e fundo de funil, saber ainda mais sobre marketing de conteúdo, redes sociais e outros temas relevantes para impulsionar os resultados do seu negócio? 

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