Como aplicar a estratégia SMART na campanha de marketing?

A aplicação da estratégia SMART na campanha de marketing pode fazer toda a diferença para o planejamento da sua equipe. 

Na medida em que o mercado se torna mais competitivo, é imprescindível ter metas claras e eficientes para as suas estratégias de divulgação e vendas. Isso garante mais assertividade nas ações definidas e otimização dos recursos disponíveis.

O objetivo do modelo SMART é justamente esse: pautar todos os esforços do seu time por meio de objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Mas afinal, o que é exatamente a estratégia SMART na campanha de marketing? Por que sua aplicação é vantajosa? Como utilizá-la na prática? Você encontrará todas as respostas neste artigo! Acompanhe.

Entenda a estratégia SMART na campanha de marketing

A estratégia SMART é utilizada em diversas áreas para definir metas de forma mais precisa e eficaz. 

No marketing, ela tem um papel fundamental para o desenvolvimento de campanhas, dando mais clareza aos objetivos a serem alcançados. Assim, a equipe pode entender exatamente o que precisa fazer, evitando ambiguidades e interpretações diferentes.

Além da clareza sobre as metas, esse modelo garante a sua mensurabilidade. Um dos seus pilares é determinar o sucesso das campanhas por meio de métricas objetivas.

Tudo é feito com foco e realismo, porque a estratégia SMART na campanha de marketing deve assegurar que as metas sejam alcançáveis. Assim, evita-se a definição de objetivos inatingíveis e o desperdício de recursos. 

Outro elemento importante nesse sentido é a relevância estratégica. O modelo propõe que os objetivos das ações estejam alinhados às pretensões do negócio como um todo.

Por fim, outra vantagem está no senso de tempo e priorização. Ao estipular prazos bem definidos, a estratégia viabiliza uma gestão mais eficaz de prioridades, bem como do tempo e dos recursos disponíveis. 

O conceito de estratégia SMART na campanha de marketing é baseado em um acrônimo. Cada um dos elementos que formam a terminologia descreve as características essenciais das metas a serem estabelecidas. São eles:

Specific/Específica (S)

Para começar, a estratégia da campanha de marketing determina que toda meta responsável por orientar o planejamento deve ser específica. Isso ajuda a garantir que todos os profissionais envolvidos tenham clareza sobre os objetivos propostos.

Por exemplo, se a sua equipe tem a pretensão de aumentar as conversões, isso por si só não é uma meta específica. 

Afinal, o simples objetivo de “converter mais” não é capaz de esclarecer aos responsáveis qual é o plano de ação necessário. Até porque, 1% ou 99% a mais nas conversões representam igualmente a ideia de aumento. 

Para evitar esse tipo de ambiguidade, é imprescindível ter especificidade para descrever o objetivo. Isso pode ser alcançado respondendo às seguintes questões:

  1. O que você pretende alcançar com essa meta?
  2. Quais serão os colaboradores responsáveis por isso?
  3. Onde a meta será aplicada?
  4. De que forma ela será atingida?
  5. Por que a meta deve ser cumprida?

Voltando ao exemplo, imagine que você pretende aumentar as conversões em 15% (1). A responsabilidade será da equipe de marketing (2), por meio de ações online (3) focadas em mídia paga (4), que devem aumentar a participação dos canais digitais da marca (5).

Perceba que “aumentar as conversões” seria muito generalista. Já ao ter um foco específico para a meta, os colaboradores saberão exatamente onde devem chegar e como fazer isso.

Measurable/Mensurável (M)

Seria impossível traçar um caminho assertivo para atingir uma meta sem antes garantir que ela pode ser medida.

Se você planeja uma campanha e espera obter resultados específicos com ela, é necessário analisar os resultados. Isso permitirá determinar se os objetivos estão sendo cumpridos, se existem gargalos para corrigir ou pontos de melhoria para otimizar. 

Diante dessa necessidade, a estratégia SMART na campanha de marketing também determina que cada meta seja mensurável. Também é possível utilizar alguns questionamentos para garantir que essa característica seja atendida, como:

  1. Qual o resultado esperado para a meta em questão?
  2. Como esse resultado será medido?
  3. Quanto tempo será necessário para bater essa meta?

Citando o exemplo estabelecido inicialmente, você então pode definir junto à equipe que a partir da análise das taxas de conversão (2), espera-se observar um aumento de 15% (1) em 3 meses (3).

Dessa maneira, seu time não só saberá exatamente qual resultado deve atingir, mas também como verificar o cumprimento desse objetivo.

Attainable/Alcançável (A)

Imagine que, mesmo que você tenha dado um prazo de 3 meses para a sua equipe de marketing aumentar as conversões em 15%, ela consiga atingir esse objetivo em apenas 30 dias. 

Esse seria um cenário excelente, em que você poderia aumentar a meta prevista para o período inicialmente proposto. Mas, qual resultado seria razoável? Faz sentido cobrar um aumento de 90% do seu time? 45% não seria um número mais realista nesse contexto de 3 meses?

Não adianta criar uma meta que não pode ser alcançada. Além de gastar recursos, isso gera frustração e desmotivação entre a equipe.

Pode até soar óbvio, mas a estratégia SMART na campanha de marketing prevê que todo objetivo precisa ser alcançável. Pergunte-se o seguinte:

  • Com base no histórico anterior de resultados, é possível atingir a meta definida?
  • Os colaboradores acreditam que esse objetivo é atingível?

Se os dados prévios e a realidade da campanha demonstram que determinada meta pode ser alcançada, basta seguir com ela. Do contrário, o ideal é revisá-la.

No exemplo citado, se o time tivesse um aumento de conversões de 15% em um mês, não faria sentido cobrar mais que o dobro para os meses seguintes. O ideal é analisar os resultados anteriores e ouvir o que os profissionais responsáveis têm a dizer.

Basicamente, a ideia é sempre direcionar os recursos àquilo que pode, de fato, ser atingido

Relevant/Relevante (R)

Não faria sentido traçar um planejamento, elencar responsáveis e investir recursos para atingir uma meta que não proporcione ganhos reais ao negócio.

Inclusive, se os colaboradores trabalharem sobre objetivos que não irão beneficiar a empresa, eles certamente não irão tratá-los como prioridade e nem terão motivação para alcançá-los. 

Portanto, tome cuidado para não estabelecer metas que, no fim das contas, não agreguem valor ao todo.

Quanto ao exemplo de aumentar as conversões em 15%, fica claro que esse objetivo pode impactar nas oportunidades de negócios e, consequentemente, nos lucros da organização se for atingido. 

Isso significa que ele é relevante, que é outro pré-requisito das metas na estratégia SMART na campanha de marketing.

Leia também: O que é e como criar uma estratégia de lançamento para o seu negócio

Time based/Temporal (T)

Por fim, o último elemento que compõe a estratégia SMART na campanha de marketing é a temporalidade. 

Ao determinar uma meta, você também precisa saber quando ela precisa ser atingida. Por exemplo, uma semana para aumentar as conversões em 15% é pouco tempo. Já um ano seria tempo demais. 

No tópico sobre a mensurabilidade do objetivo, exemplificamos que ele deve ser alcançado em 3 meses. Essa é justamente a característica que o torna temporal. 

Reunindo todos os elementos citados, a meta poderia ser descrita como “o time de marketing deve aumentar as conversões em 15%. Isso deve ser feito em 3 meses, melhorando a presença dos canais digitais e aumentando as oportunidades de negócios da empresa”.

Agora você sabe como botar em prática a estratégia SMART na campanha de marketing, definindo as características essenciais para as metas do seu planejamento. Quer continuar evoluindo suas campanhas conosco? Confira agora os últimos lançamentos do blog

Facebook
Twitter
LinkedIn

Destaques do Blog