Para entender como fazer marketing pelo Pinterest, primeiro vale a pena conhecer os diferenciais da plataforma. Afinal, ela movimenta cerca de 480 milhões de usuários todos os meses. E são pessoas que, em média, têm objetivos em comum: inspirar-se e planejar suas próximas compras.
Ou seja, metas que têm tudo a ver com o plano de negócio de qualquer empresa. Por isso, o Pinterest pode ser um poderoso aliado para aumentar sua base de clientes e vender mais.
Foi daí que surgiu a ideia de elaborar este post. Nos tópicos abaixo, vamos detalhar os diferenciais da plataforma para que você aprenda como usá-la em suas campanhas digitais!
O que é o Pinterest e como usá-lo na estratégia de marketing?
O Pinterest é uma rede social com apelo visual. Isso permite aos usuários a possibilidade de descobrir e salvar ideias para uma variedade de interesses, como:
- Moda;
- Decoração;
- Receitas;
- Viagens;
- Fotos.
Outro diferencial é que os usuários podem criar coleções de imagens chamadas “pins” e organizá-las em “boards” (quadros). Com isso, a plataforma pode ser utilizada como fonte de ideias e inspiração.
É aí que a sua empresa pode se beneficiar. Com planejamento e noção de como fazer marketing pelo Pinterest, você gradualmente constrói uma conscientização popular a respeito da marca.
Comece construindo o perfil da sua empresa no site e compartilhando imagens relevantes para a marca, por exemplo, produtos, valores e estilo.
À medida que esse processo se desenrola, o tráfego para o seu site e outras páginas aumenta, já que cada “pin” pode conter um link para redirecionar o público — resultando em engajamento e conversão.
Sem falar que você ainda pode consolidar uma comunidade com interesses em comum. E isso é outro atrativo que pode colocar a marca como referência em determinado nicho, algo muito relevante para estabelecer a sua presença digital.
Como aplicar as melhores práticas de marketing no Pinterest?
Para marcar presença e gerar conteúdos relevantes para seu público-alvo é necessário seguir algumas estratégias de marketing.
Confira, abaixo, quais são necessárias para maximizar o potencial do Pinterest na sua empresa:
Crie conteúdos visualmente atraentes
Foque nas necessidades, hábitos de pesquisa e tendências para a construção de conteúdos atraentes e inspiradores. Lembre-se de utilizar imagens de alta qualidade e resolução, além de manter um estilo visual consistente para fortalecer a identidade da marca.
Uma dica para que a empresa se apresente de forma relevante é testar os diferentes tipos de conteúdo visual, como:
- Fotos;
- Infográficos;
- Imagens com texto sobreposto.
Saiba mais: Gestão de crise nas redes sociais: o que fazer quando sua marca é jogada na fogueira da internet
Otimize as descrições
Vale a pena incluir descrições claras e concisas que destaquem os benefícios dos seus produtos ou serviços.
Use palavras-chave relevantes para melhorar a descoberta do conteúdo por meio de pesquisas. Além disso, adicione hashtags estratégicas para aumentar a visibilidade.
Crie boards temáticos
Organize seus pins em boards temáticos que reflitam os interesses do público-alvo. E mantenha os quadros atualizados com conteúdos novos e alinhados.
Integre o Pinterest ao seu site
Sabia que isso é possível? Tudo o que precisa fazer é adicionar o botão “Salvar” do Pinterest ao seu site.
Com isso, você incentiva os visitantes a salvarem os seus conteúdos e também a compartilhá-los. O que, consequentemente, aumenta o engajamento e atrai mais visitantes às páginas.
Participe da comunidade
Mais uma ação fundamental para quem está aprendendo como fazer marketing pelo Pinterest: siga outros usuários e boards relevantes para a sua indústria. Isso engaja pessoas que têm os mesmos interesses da marca.
E lembre-se de sempre responder aos comentários e de interagir com os seus seguidores. Se possível, uma ou outra ação em colaboração com outros influenciadores vem a calhar para ampliar o alcance e nutrir o bom e velho networking.
Utilize pins patrocinados
Considere investir em publicidade paga para promover seus pins para um público mais amplo. E refine a audiência de maneira segmentada — pode ser por questões demográficas, de interesses ou mesmo comportamentais.
Utilize as ferramentas de análise do Pinterest
Esse gesto é essencial para avaliar o desempenho dos seus pins e boards. Como resultado dessa análise constante, você consegue ajustar sua estratégia com base em métricas como impressões, cliques e engajamento.
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Quem tem dado aulas ao usar o Pinterest no marketing?
O mercado é mesmo uma sala de aula para quem deseja aprender como fazer marketing pelo Pinterest. E para provar isso, reunimos alguns cases para que você se inspire e, quem sabe, aplique ações similares conforme a identidade da marca e seus objetivos.
IKEA
A IKEA, mundialmente reconhecida por seus produtos de decoração prontos para montar, destaca-se no Pinterest ao criar um ambiente acolhedor e inspirador.
Para isso, a marca sueca compartilha ideias de design, organização e também dicas sobre o uso e cuidado de itens do dia a dia. Assim, a empresa mostra a importância de compreender sua persona para construir estratégias envolventes em torno de seu estilo de vida único.
Airbnb
A presença do Airbnb no Pinterest vai além de simplesmente exibir destinos e dicas de viagem. A sagacidade de sua estratégia de marketing revela-se na seleção cuidadosa de palavras-chave e hashtags, otimizando a visibilidade em pesquisas.
Isso faz com que o estímulo à participação dos seguidores crie uma comunidade online, proporcionando a sensação de pertencimento por meio de conteúdos relevantes.
Revista Vogue
A estratégia da Revista Vogue no Pinterest foca em criar uma atmosfera de exclusividade, revelando vídeos de sessões de fotos e imagens dos bastidores.
Ao construir uma comunidade em torno desse conteúdo “exclusivo”, a Vogue eleva seu público, inspirando a dedicação e paixão ao tema.
E aí, deu para entender como fazer marketing pelo Pinterest da sua empresa? Então, aproveite para voltar ao nosso blog e encontrar outros artigos que vão ajudar a potencializar os resultados dos seus objetivos!
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